-
Gabarito: Alternativa E (para os não assinantes)
- A profundidade da tubulação deve ser de no mínimo 0,60 m a partir da geratriz superior do tubo, em locais sujeitos a tráfego de veículos.
- A profundidade da tubulação em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações deve ser de no mínimo 0,80 m a partir da geratriz superior do tubo.
- A profundidade da tubulação deve ser de no mínimo 0,30 m a partir da geratriz superior do tubo, em locais sem tráfego ou sujeitos a tráfego de pessoas.
Fonte: NBR 15358
bons estudos
-
NBR 15358
-> A tubulação da rede de distribuição interna enterrada deve manter um afastamento de outras utilidades, tubulações e estruturas de no mínimo 0,30m, medidos a partir de sua face.
-> A profundidade das tubulações enterradas deve ser de no mínimo:
a) 0,30 m a partir da geratriz superior do tubo em locais não sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações;
b) 0,50 m a partir da geratriz superior do tubo em locais sujeitos a tráfego de veículos.
Caso não seja possível atender às profundidades determinadas, deve-se estabelecer um mecanismo de proteção adequado, tais como: laje de concreto ao longo do trecho, tubo-luva, etc.
-
NBR 15526
Tubulações enterradas
Afastamento mínimo de tubulações e estruturas: 0,30 m;
a)0,30 m a partir da geratriz superior do tubo em locais não sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações;
b)0,50 m a partir da geratriz superior do tubo em locais sujeitos a tráfego de veículos