Conforme citado pela colega, o gabarito é a letra B. Fundamentando:
A ESF incorpora os princípios do SUS e se estrutura a partir da Unidade Saúde da Família (USF), tendo como princípios norteadores:
Integralidade e Hierarquização: A USF está inserida na atenção primária à saúde. Suas equipes devem realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito, identificando o perfill epidemiológico e sociodemográfico das famílias, reconhecendo os problemas de saúde prevalentes e os riscos a que esta população está exposta, elaborando, com a sua participação, um plano local para o enfrentamento dos problemas.
Territorialização e Adscrição da Clientela: a USF trabalha com território de abrangência definido, sendo responsável pelo cadastramento e acompanhamento da população. Recomenda-se que a equipe seja responsável por, no máximo, 4000 pessoas do território.
Equipe Multiprofissional: composta por um enfermeiro, um médico generalista ou de família, um auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Além desses, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos, dentre outros, poderão fazer parte das equipes ou formar equipes de apoio.
Caráter Substitutivo: substituição das práticas tradicionais de assistência, com foco nas doenças, por um novo processo de trabalho, centrado na Vigilância à Saúde.
FONTE: FIGUEIREDO, EN. Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família: diretrizes e fundamentos. Módulo político gestor.
Link: http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_5.pdf
QUESTÃO :
PRINCÍPIOS ( NORTEAR AS AÇÕES E SERVIÇOS na Estratégia de Saúde da Família =( ESF ) ) :
GABARITO B ) :
INTEGRALIZAR ;
HIERARQUIZAR ;
Territorializar ;
Realizar adscrição da clientela ;
Equipe multi/profissional ;
Caráter para substituir : ATENÇÃO BÁSICA passa a ter um estratégia de atendimento ( ESF ) .
OBSERVAÇÃO :
As AÇÕES e SERVIÇOS de saúde constituem uma REDE DE SERVIÇOS :
INTEGRALIZADOS ,
HIERARQUIZADOS ,
REGIONALIZADOS , DESCENTRALIZADOS .