Gabarito Letra B
Ideográfico.
II) numérico; decimal limitado ou duplex ilimitado.
*Decimal; Método de ordenação que tem por eixo um plano prévio de Distribuição dos documentos em dez grandes classes, cada uma podendo ser subdividida em dez subclasses e assim por diante.
Numérico Dígito- Terminal
* Necessário em locais com grande volume de informações, como o INSS, bancos e hospitais, por exemplo. Os documentos são numerados sequencialmente, mas sua leitura apresenta um detalhe bem particular: os números são apresentados em três grupos de dois dígitos (cada um) e são lidos da direita para a esquerda, formando pares. Repare: são lidos os pares de números, mas de trás para frente. (É estranho, o que facilitará sua memorização;).
Exemplo: o número 231.209 terá os seguintes grupos: A leitura é sempre feita da direita para a esquerda e por isso que o último par será o grupo primário, o segundo par, secundário e o terceiro par, terciário. Transcrevendo o numero 231.209. traduzindo fica assim 23.12.09= terciário 23, secundário 12 primário 09
GABARITO: LETRA B
Decimal – Baseia-se no sistema decimal de “Melvil Dewey”, que divide o saber humano em 9 classes principais e uma décima geral. As classes são divididas em subclasses e assim sucessivamente. Separa-se o número em classes de 3 algarismos (por um ponto). Portanto, a parte inteira do número é composta por 3 algarismos. E a parte decimal? Pode ou não existir.
Numérico dígito-terminal: O número é o elemento principal de identificação. Usado sobretudo quando há um volume grande de documentos, a fim de se reduzir erros no arquivamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais ágil da informação. Estes são divididos em três grupos, formando pares, e lidos da direita para a esquerda.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.