SóProvas


ID
2250742
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O prazo de guarda que relaciona-se ao período em que o documento ainda é necessário à administração, porém com menor frequência de uso, podendo ser transferido para depósito em outro local, embora à disposição desta é a fase

Alternativas
Comentários
  • B) Valentini, 2014 = 2. Definições
    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis­trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
    Obs.: O prazo precaucional (precaução) dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos intermediários (pressupõe a garantia de direitos).
    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo):
    Esquema mnemônico no 2
    corrente → corre → tramita (consulta frequente)
    intermediário → transitoriedade (consulta não frequente)
    permanente → preservados sempre (matéria-prima da história)
    Obs.: Segundo Marilena Leite Paes, as 3 idades são complementares. Cada uma delas “corresponde a uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada”.

  • Eu acertei, mas ficou confusa.

  • LETRA B CORRETA

     INTERMEDIÁRIO ou 2º IDADE: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.

  • GABARITO: LETRA B

    Corresponde à segunda fase do ciclo vital. São os conjuntos documentais que, não sendo mais de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de ordem administrativa, legal ou financeira, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Esses arquivos não precisam ficar próximos aos setores de trabalho, pois têm uso menos frequente que os arquivos correntes. Os arquivos intermediários são transitórios e, também, são conhecidos como “limbo” ou “purgatório”.

    CARACTERÍSTICAS:

    • Segunda fase do ciclo de vida dos documentos;

    • Documentos com baixa frequência de consulta;

    • Conservados por ordem administrativa, legal ou financeira;

    • Aguardam a eliminação ou guarda permanente;

    • Podem ser alocados em local afastado, de manutenção barata;

    • Permanência transitória, por isso, também, são conhecidos como "limbo" ou "purgatório";

    • Consulta restrita ao órgão produtor.

    FONTE: ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS.