Os componentes móveis do motor a diesel consistem em: biela, pistão, eixo de manivelas, árvore de comando das válvulas e válvulas.
Biela: peça que liga o pistão ao eixo de manivelas.
Pistão: peça em liga de alumínio que sobe e desce dentro do cilindro, transmitindo à biela a força da queima do combustível, que faz girar o eixo de manivelas.
Eixo de manivelas: também chamado de “árvore de manivelas” ou “virabrequim”, é a peça que recebe ao mesmo tempo toda a energia gerada pelos pistões (através das bielas) e a concentra num só movimento.
Árvore de comando das válvulas: também conhecida como “árvore de distribuição”, é acionada pelo eixo de manivelas através da correia dentada, engrenagem ou corrente, para abrir as válvulas de admissão e de escapamento quando necessário.
Válvulas de admissão: são abertas para que a mistura ar/combustível entre no cilindro, e as de escape, para que os gases queimados saiam.
Os componentes estacionários do motor são o bloco, o cárter e o cabeçote.
Bloco: maior parte do motor propriamente dito. Contém os cilindros onde trabalham os pistões, as galerias para a circulação de água (para resfriamento) e de óleo (para lubrificação) e também os alojamentos para a árvore de manivelas.
Cárter: parte inferior do bloco, onde se deposita o óleo para a lubrificação dos componentes móveis do motor.
Cabeçote: espécie de tampa que tem furos com roscas para a instalação das velas de ignição ou bicos injetores