SóProvas


ID
2251162
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O silêncio que sai do som da chuva espalha-se, num crescendo de monotonia cinzenta, pela rua estreita que fito. Estou dormindo desperto, de pé contra a vidraça, a que me encosto como a tudo. Procuro em mim que sensações são as que tenho perante esse cair de água sombriamente luminosa, que se destaca das fachadas sujas e, ainda mais, das janelas abertas. E não sei o que sinto, não sei o que quero sentir, não sei o que penso nem o que sou.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 77.

Ao analisar o texto, deduz-se que o autor utilizou

Alternativas
Comentários
  • Emotiva ou Expressiva  – Ênfase no emissor (1ª pessoa) e na expressão direta de suas emoções, sentimentos e atitudes

  • Complementando.....

    No trecho "  Procuro em mim que sensações são as que tenho perante esse cair de água sombriamente luminosa, que se destaca das fachadas sujas e, ainda mais, das janelas abertas. E não sei o que sinto, não sei o que quero sentir, não sei o que penso nem o que sou." expressa sensações e emoções do autor.

    gab:  A 

  • Expressiva ou emotiva: "Reflete sentimentos, emoções e estado de ânimo do emissor.  "

    Palavra- chave: emissor

  • COPEVE - UFAL adooooora formular questões sobre funções da linguagem. Quase sempre em suas provas há esse assunto.

  • chave da questão "Procuro em mim que sensações são as que tenho.."

  • ..

    LETRA A - CORRETASegundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 322):

     

     

     

    Função emotiva (ou expressiva)

     

     

    O objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emissor e, portanto, apresenta­-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.” (Grifamos)

     

     

    Ainda o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. Pag. 1131):

     

     

    “Função Emotiva (Expressiva)

     

     

    ·         o “eu” do texto é o centro da mensagem, na qual ele destaca seus próprios sentimentos, expressa suas emoções, impressões, atitudes, expectativas etc.;

     

     

    ·         é um texto pessoal, cercado de subjetividade;

     

     

    ·         algumas marcas gramaticais indicam que tal função é a predominante no texto: verbos e pronomes de 1ª pessoa, frases exclamativas, certas interjeições, vocativos, reticências, termos e expressões modalizadoras etc.;

     

     

    ·         é a linguagem das músicas românticas, dos poemas líricos e afins.” (Grifamos)

  • Muito simples, o EU e sua subjetividade prevalece em todo o texto, só um eleitor de AÉCIO Neves para errar uma questão dessa. 

    Até a próxima ! 

  • Se se preocupou em falar bonito então funcao poetica = emotiva.

  • Função poética não é emotiva.. CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS EQUIVOCADOS!

  • função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.