SóProvas


ID
2251390
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir da experiência de Hawthorne, realizada nos Estados Unidos, entre os anos de 1927 e 1933, nasceu a Escola das Relações Humanas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Sendo o principal teórico da Teoria das Relações Humanas. Elton Mayo desenvolveu uma pesquisa dentro de uma indústria da empresa Western Electric, em Hawthorne. Seu intuito inicial foi entender o efeito da iluminação no desempenho humano. As conclusões da pesquisa de Hawthorne foram

    - A integração social afeta a produtividade – assim, não é a capacidade individual de cada funcionário o que define sua produtividade, e sim a sua capacidade social, sua integração no grupo.

    - O comportamento é determinado pelas regras do grupo – os funcionários não agem isoladamente ou no vácuo, mas como membros de um grupo.

    - As organizações são formadas por grupos informais e formais – volta-se o foco para os grupos que existem de modo informal na empresa e que não são relacionados aos cargos e funções.

    - A supervisão mais cooperativa aumenta produtividade – o supervisor mais eficaz é aquele que tem habilidade e capacidade de motivar e liderar seus funcionários em torno dos objetivos da empresa.

    - A autoridade do gerente deve se basear em competências sociais – O gerente deve ser capaz de interagir, motivar e comandar seus funcionários. Apenas ter conhecimento técnico dos métodos de produção não é mais visto como o bastante.

    bons estudos

  • Oposição à Teoria Clássica e origem da Teoria das Relações Humanas

    A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos, como principal consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne. Foi um movimento de oposição à Teoria Clássica da Administração, que buscou enfatizar o lado humano e social das organizações, trazendo novos enfoques e conceitos. A teoria humanística possui origens nos seguintes fatos:

    1. A necessidade de humanizar e democratizar a administração: para os autores desse movimento era necessário humanizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas existentes na Teoria Clássica de Fayol e adequá-la ao novo padrão de vida do povo americano. Neste aspecto a Teoria das Relações Humanas se mostrou um movimento americano típico que era voltado para a democratização dos conceitos administrativos.

    2. O desenvolvimento das ciências humanas: buscando lutar contra questões unicamente científicas, os autores e defensores desse movimento procuraram desenvolver também as ciências humanas, tendo como principal foco a psicologia industrial. Foi nesse movimento que a psicologia começou a ter suas primeiras aplicações industriais, e com isso conseguiu demonstrar inadequações existentes nos princípios da Teoria Clássica.

    3. A filosofia de John Dewey e a Psicologia de Kurt Lewin: ambos foram fundamentais para o desenvolvimento do humanismo na administração. Elton Mayo é considerado o fundador da escola das relações humanas, porém Dewey e Lewin também foram grandes contribuidores desse movimento. John Dewey trouxe à sociedade uma filosofia pragmática, enquanto Kurt Lewin adicionou mais dinamismo à psicologia. Outra grande contribuição ao movimento foi o Princípio de Pareto, e seu estudo sobre a sociedade italiana, em 1892.

    4. As conclusões da Experiência de Hawthorne: realizada sob a coordenação de Elton Mayo, a experiência colocou em xeque os principais postulados da Teoria Clássica. Foi uma experiência dividida em quatro fases, que acabaram delineando os princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Essa experiência acabou contradizendo alguns princípios trazidos por Taylor e Fayol, e apontou diversos novos conceitos voltados à produção industrial, aos fatores da motivação humana, ao comportamento dos empregados e aos aspectos emocionais