SóProvas


ID
2251435
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria da hierarquia das necessidades formulada por Abraham Maslow (1908-1970) sinaliza cinco níveis de necessidades, sendo que o nível denominado de “Estima” trata das necessidades de integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO
     

    De acordo com Maslow:

    As necessidades básicas ou fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc.
    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo.

    As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.

    As necessidades de auto estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.

    As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

    bons estudos

  • Gabarito: Errado

    -----

    De conformidade com Maslow os 5 níveis a serem "escalados" por um ser humano, são:

    ·  Atender as necessidades básicas ou fisiológicas

    ·  Atender as necessidades de segurança

    ·  Atender as necessidades Sociais ou de associação

    ·  Atender as necessidades de Status ou Auto Estima

    ·  Atender as necessidades de Auto-Realização

      Explicamos os níveis “escalados”, a saber:

    1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

    No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.

    2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

    No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.

    3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.(GABARITO)

    No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.

    4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.

    No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.

    5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.

    No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.

    -----

    Fonte: http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-teoria-da-hierarquia-das-necessidades/5266/

  • A teoria da hierarquia das necessidades formulada por Abraham Maslow (1908-1970) sinaliza cinco níveis de necessidades, sendo que o nível denominado de “Estima” (Social) trata das necessidades de integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.

    ➥Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

    Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

    Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow:

    As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.

    As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.

    A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.

    As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    ✿ Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • A teoria de Maslow refere-se à hierarquia de necessidades que pode ser visualizada no formato de uma pirâmide. Na base da pirâmide encontram-se as necessidades fisiológicas. No topo dela, acham-se as necessidades de autorrealização. De acordo com Chiavenato (2014):

    1. Necessidades fisiológicas; necessidades mais vitais, tais como: comer, beber, repousar, dormir.

    2. Necessidades de segurança; segurança, estabilidade e proteção

    3. Necessidades sociais; refere-se a "necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor. (Chiavenato, 2014)

    4. Necessidades de estima: autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração.

    5. Necessidades de autorrealização: autodesenvolvimento contínuo.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014. (pág 322)

    A assertiva está incorreta pois o nível de hierarquia que representa essas necessidades descritas no enunciado é o SOCIAL.

    GABARITO: ERRADO.