Gabarito dado como A.
Conheça-os mais:
Sistemas operacionais são softwares que gerenciam os recursos do computador, fazendo-o funcionar corretamente; sem um sistema operacional, o computador não funcionaria. Vamos abordar o tema mais à frente.
Linguagens de programação são os códigos usados pelos programadores para criar os softwares. São os “idiomas” de alto nível que os programadores (criadores de programas) usam para escrever os códigos que darão origem aos seus programas.
Tradutores são os softwares responsáveis por transformar o código criado pela linguagem de programação (alto nível) em software executável (programa na linguagem das instruções da máquina) propriamente dito.
“Por que há a necessidade de tradução, João?”
Simples, caro leitor! Porque as linguagens de programação (chamadas de “alto nível”) são entendidas pelos programadores (são mais “próximas” da nossa linguagem – inglês), mas não pelas máquinas! As máquinas só entendem 0 (zero) e 1 (um) devidamente organizados para serem interpretados como instruções.
Ou seja, a maioria dos programadores não fala (nem escreve) diretamente na linguagem da máquina. Eles escrevem em linguagens mais “acessíveis” e depois traduzem os códigos que criam na linguagem da máquina!
Utilitários são programas que permitem a manutenção dos recursos da máquina, como ajustes em discos, memória, conserto de outros programas etc. Ex.: antivírus, programas de melhoria de desempenho, gerenciamento e aproveitamento de memória, entre outros.
Aplicativos são softwares voltados para a solução de problemas dos usuários, como os programas para planilhas de cálculos, edição de texto, desenho, bancos de dados, edição de fotos etc.
Seja qual for o tipo do software, ele é um conjunto de instruções binárias gravadas em uma memória permanente na forma de um ou mais arquivos.