SóProvas


ID
2252860
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A defesa pessoal deverá ser utilizada em nível progressivo de acordo com a ameaça sofrida. Ao sofrer uma agressão física, é proporcional que a vítima tome até a seguinte providência tendo em vista sua legítima defesa:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada... um empurrão é uma agressão física...  ou seja, neste caso,  poderia fazer uso de avisos verbais ao invês de partir para golpear... 

  • A questão é boa! Ela diz " a vítima tome até a seguinte providência " até o limite de " golpes contundentes" pois força letal,arma de fogo e força letal são "meio" que equivalentes e palavras e avisos verbais são ações iniciais antes de um confronto .

  • boa Kleydson, pensei o mesmo!

    Diz o art. 284 do Código de Processo Penal que não será permitido o emprego de “força”, salvo a indispensável no caso de resistência ou de tentativa de fuga do preso. E se houver, ainda que por parte de terceiros, resistência à prisão em flagrante ou à determinada por autoridade competente, o executor e as pessoas que o auxiliarem poderão usar dos “meios necessários” para defender-se ou para vencer a resistência (art. 292). E mais, preconiza o art. 25 do Código Penal Brasileiro, que pode invocar legítima defesa aquele que, usando moderadamente dos “meios necessários”, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

    ou seja, se o meliante resistiu a prisão com agressões físicas, o militar deverá usar em sua legitima defesa, golpes contundentes e assim controlar a situação, provocando lesão ou contusão pela pressão exercida numa parte do corpo, batendo ou chocando.

    "contundente" Dicionário de língua portuguesa,