SóProvas



Questões de Armamento, Tiro e Defesa Pessoal


ID
282937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito de defesa pessoal, julgue os itens seguintes.

Nas técnicas de defesa pessoal, segundo o princípio da adaptação, não é o fator de domínio que se adapta à técnica e sim a técnica que se adapta ao adversário.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta. 

    A técnica deve ser utilizada de forma a ser útil à situação e ao adversário. Não é coerente utilizar técnicas de imobilização aproximada quando se tratar de múltiplos agressores. Também não é coerente utilizar técnicas de chute ao alvo que está apenas realizando resistência passiva. Cada situação levará a escolha de uma técnica. O mesmo princípio deve ser utilizado para adaptar a técnica ao agressor.  
  • não é o fator de domínio do adversário que se adapta a técnica, mas a técnica se molda

    ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, pode adaptá-la ao adversário é

    a diferença entre viver ou morrer;

    Intimamente ligado ao princípio da mudança que diz que quando uma técnica não der certo, deve-se mudar para outra e ao da versatilidade, uma técnica para várias situações ou várias técnicas para uma situação.

  • A filosofia das artes marciais é parecida. Você usa a ação do adversário a seu favor, interceptando-o para que a força dele faça todo o trabalho. Você só se preocupa em encaixar sua reação nos momentos corretos. Já Bruce Lee inventou uma arte marcial chamada Jeet Kune Do, traduzida como O caminho do punho interceptador. Baseava-se em interceptar uma ação com um bloqueio de pés ou mãos de forma que ao mesmo tempo em que defendia a agressão atacava o adversário aproveitando o mesmo golpe.

  • Seguem os princípios:

    1. Princípio da Repetição: É necessário repetir tantas vezes quanto forem necessárias para incorporar a técnica, fazendo que o tempo entre você pensar e agir seja cada vez menor. O movimento deve ser o mais natural possível, a reação deve ser imediata. Chamamos isso de movimento instintivo/reflexivo.

    2. Princípio da Dor: A dor é o domínio sobre o seu adversário, quanto maior a dor, maior será o domínio. Podemos utilizar a dor para fazer o adversário ficar paralisado, destruir sua integridade física ou para distraí-lo. Este talvez seja o principal princípio para o controle do adversário.

    3. Princípio da Adaptação: Não é o fator de domínio do adversário que se adapta a técnica, mas a técnica se molda ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, poder adaptá-la ao adversário é a diferença entre viver ou morrer.

    4. Princípio da Mudança: Quando uma técnica não der resultado, mude para outra técnica. O adversário está dificultando a realização da técnica? Você tenta aplicar uma torção e não consegue? Mude a técnica para um soco ou cotovelada, ou altere a alavanca, somando a força do adversário à sua.

    5. Princípio da Versatilidade: Uma técnica para várias situações, várias técnicas para uma situação. Quanto maior a versatilidade e conhecimentos do lutador, maiores serão suas chances. “Você luta de acordo com o seu treinamento”. Se a vida inteira apenas fizer simulações, nunca saberá se estáapto a se defender. É necessário fazer lutas o quanto mais próximas da realidade for possível. Luta de pé, lutade solo, chaves, projeções, imobilizações, movimentações, etc. Quanto maior for sua versatilidade, melhoresserão suas chances.

    fonte: http://pt.slideshare.net/aspaulomello/defesa-pessoal-comentatada-parte-i-e-ii

  • Gabarito Certo

     

    Não é o fator de domínio do adversário que se adapta à técnica, mas a técnica se molda ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, poder adaptá-la ao adversário é a diferença entre viver e morrer. Este é cerne do Princípio da Adaptação, como bem aponta a assertiva.

  • CERTO

     

    A técnica é que deve ser adaptada ao agressor, à situação. Isso envolve a compleição física do agressor e o meio empregado por ele, por exemplo.


ID
282946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de armamento e tiro, julgue os itens subsequentes.

Os revólveres são classificados como armas de repetição.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta. 

    Basta lembrar que para cada acionamento o esforço de movimentação do cão deve ser feito pela pressão do dedo na tecla do gatilho. É esse movimento que faz o sistema todo funcionar. Diferente das armas semi-automáticas ou automáticas que ao realizar-se um acionamento o sistema já fica em pronto emprego para o próximo disparo. No disparo seguinte o acionamento da tecla do gatilho será necessária apenas para disparar o cão. 

    "Repetição– Arma capaz de ser disparada mais de uma vez antes que seja necessário recarregá-la, as operações de realimentação são feitas pela ação do atirador. Pode ser equipada com carregador, tambor ou receptáculo (tubo).Repetição– Arma capaz de ser disparada mais de uma vez antes que seja necessário recarregá-la, as operações de realimentação são feitas pela ação do atirador. Pode ser equipada com carregador, tambor ou receptáculo (tubo)."
    FONTE: Cartilha de Armamento e Tiro - DPF
  • Revólveres – Arma curta de alma raiada ou lisa, portátil, de repetição, na qual os cartuchos são colocados em um cilindro giratório (tambor) atrás do cano, podendo o mecanismo de disparo ser de ação simples ou dupla.

    NOVA, apostila para concursos públicos


  • QUESTÃO CORRETA

    O Protótipo dessa arma é capaz de ser disparada mais de uma vez antes que seja necessário recarregá-la, as operações de realimentação são feitas pela ação do atirador. Pode ser equipada com carregador,tambor ou receptáculo. 


ID
282949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de armamento e tiro, julgue os itens subsequentes.

Tanto nas armas automáticas como nas semiautomáticas, a ação de disparo é automática.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva errada. 

    Para fins de classificação não existe ação de disparo automática. As ações podem ser simples, dupla, dupla ação ou ação híbrida. Uma arma automáticas necessariamente deve ter a ação dupla (ao acionar a tecla de gatilho ocorrem duas ações) ou híbrida. Para uma arma semi-automática existe a possibilidade de sistemas com ação dupla ou simples. 
  • 1.2.5. Quanto ao sistema de acionamento

    Ação simples – No acionamento do gatilho apenas uma operação ocorre, o disparo; sendo que a operação de armar o conjunto dedisparo já foi feita antes.

    Ação dupla – No acionamento do gatilho ocorrem duas operações, a primeira é o armar do conjunto de disparo e a segunda é o disparo propriamente dito.

    Dupla ação – Sistema onde se faz possível a execução do tiro tanto em ação simples, como em ação dupla.

    Ação híbrida – A operação de armar o conjunto de disparo ocorre em duas etapas, uma antes e outra depois do disparo.


  • Não faça link com "disparo" ( acionamento) quando a questão mencionar AUTOMATICA - SEMIAUTOMATICA; Isso se refere ao FUNCIONAMENTO ( alimentação, ejeção , preparo para o disparo) da arma. Com esse entendimento já é suficiente pra tornar o item ERRADO!

  • A ação de disparo NÃO É AUTOMÁTICA em ambos os tipos de armas acima citados. O que é automático é a REALIMENTAÇÃO DA MUNIÇÃO no mecanismo de disparo, mas, para que o disparo aconteça na semiautomática, é necessário que se aperte o gatilho a cada tiro. Nas automáticas, além do carregamento no mecanismo de disparo ser automático, a ação de disparo também o é na medida em que uma vez apertado e segurado o gatilho os tiros saem continuamente.

  • Rapaz quem nunca viu a matéria na vida consegue nessa, se uma é automática e outra semi-automática, tá na cara que só uma é automática e a outra é semi. aff


ID
282952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de armamento e tiro, julgue os itens subsequentes.

A utilização de arma de fogo exige treinamentos; um deles consiste em desenvolver a capacidade de atirar estando com os dois olhos abertos, pois, em confrontos armados e à curta distância, o agente de segurança pode não ter tempo suficiente de efetuar o enquadramento da visada.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta. 

    Técnica também chamada por Tiro Instintivo, Tiro de Reflexo ou também Manobra Moçambique. Consiste em efetuar dois disparos rápidos na região do tronco do alvo com o intuito de eliminar/parar a agressão. Essa técnica não trabalha com a visada, o atirador deve treinar para situações onde não terá tempo hábil para realizar os procedimentos padrões tiro prático. Para isso deve treinar o tiro de forma instintiva, retirando a arma e executando os disparos na direção do alvo. A manobra ainda conta com mais um disparo realizado na região da cabeça em situações onde a agressão não seja limitada pelos disparos no tronco, exemplo seria numa situação onde o agressor estaria utilizando colete balístico. 

    No filme "Collateral", Tom Cruise demonstra a eficiência dessa técnica. 

    http://www.youtube.com/watch?v=QCA2ZNDa-hQ
  • Não entendo como correta a questão. O tiro visado não necessariamente necessita de um dos olhos fechado. O maior objetivo de manter os dois olhos abertos durante qualquer confronto é não perder a visão periférica de toda a situação. O treinamento inclui uma condição de "mente combativa" para não ter outros efeitos como visão de túnel, letargia na reação ou uso desproporcional de força.. Considero o gabarito incorreto..


ID
282955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de armamento e tiro, julgue os itens subsequentes.

Se o agente de segurança tiver de utilizar sua arma de fogo, deve sacá-la com o dedo no gatilho.

Alternativas
Comentários
  • Que absurdo!
    Essa foi de graça!
    "Nunca sacar uma arma com o dedo no gatilho. O dedo deve ser estendido ao longo da arma (guarda-mato)".
  • Assertiva Errada.

    Tríade de segurança do tiro. 

    - A arma somente deve ser apontada para o alvo;
    - A arma somente deve ser municiada para disparar;
    - A tecla do gatilho somente deve ser utilizada no momento do disparo.

    Essa é a tríade básica de segurança na prática do tiro, com apenas uma das três regras sendo utilizada não ocorrerá incidentes de tiro. Com a utilização das três o incidente torna-se impossível.
     
  • Se fizer isso, terá uma grande chance de ser baleado pela própria arma. O dedo é colocado no "Guarda Mato" quando realmente for efetuar o disparo.

  • '..'Se o agente de segurança tiver de utilizar sua arma de fogo...''

    Para a prova eu considero o dedo fora do gatilho
    ja na vida real.....kkk

  • Gabarito: ERRADO

    O dedo deve ser posicionado fora do gatilho.

    *Quem me dera se caísse uma questão dessas na minha prova kk

    #pertenceremos


ID
318211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas operacionais.

Quando um agente de segurança emprega arma de fogo, deve considerar os principais fundamentos do tiro, que são empunhadura, posição, visada, respiração e acionamento da tecla do gatilho.

Alternativas
Comentários
  • é certo a maneclatura tecla do gatilho?
  • Assertiva Correta.

    Para se falar em princípios fundamentais do tiro se deve caracterizar a situação de tiro. O procedimento para tiros de precisão (situação de emprego de um sniper) é diferente do procedimento de tiro de combate (enfrentado na grande maioria das situações policiais, que é o tiro realizado a curta distância em intervalo de tempo reduzido). Porém não se poode caracterizar que os procedimentos elencados pela assertiva estão errados. Como preceitos gerais se pode considerar como correta. 

    Exemplo: Como princípios para o tiro de combate se poderia elencar também o domínio do perímetro, saque e proteção. 

    Quanto ao termo "tecla do gatilho" certamente é muito utilizado. O gatilho é o termo para todo o sistema de acionamento, a tecla é apenas a aste de contato com o dedo. 
  • QUESTÃO: CORRETA.

    QUESTÃO:Quando um agente de segurança emprega arma de fogo, deve considerar os principais fundamentos do tiro, que são empunhadura, posição, visada, respiração e acionamento da tecla do gatilho.

    COMENTÁRIOS:
    EMPUNHADURA: SEGURAR O ARMAMENTO DE MANEIRA FIRME E CORRETA.
    POSIÇÃO: POSIÇÃO ESTÁVEL.
    VISADA: A VISADA É O ALINHAMAMENTO DA ALÇA DE MIRA (MIRA ARTICULADA) + A MASSA DE MIRA (MIRA FIXA) + O ALVO.
    RESPIRAÇÃO: CONTROLE DA RESPIRAÇÃO.
    ACIONAMENTO DO GATILHO: LENTO E PROGRESSIVO.


    ESSES SÃO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO TIRO.
  • O acionamento da tecla do gatilho é o fundamento mais importante.

  • FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE TIRO COM ARMA DE FOGO

    Segundo alguns doutrinadores, os fundamentos do tiro podem ser divididos em seis partes, que são: posição do atirador, empunhadura, visada, respiração, puxada do gatilho e condicionamento mental.

    Prof. Alexandre Herculano


ID
353989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere a armamento e tiro, julgue os itens a seguir.

De acordo com as regras de segurança, não se deve atirar em água, em rocha ou em quaisquer superfícies nas quais os projéteis possam ricochetear.

Alternativas
Comentários
  • No dia 03 de janeiro de 2011 saiu uma portaria do governo federal proibindo os chamados "tiros de advertência", por qualquer que seja a força policial, mas mesmo antes dessa proibição ninguém saíria atirando em lugares que os projéteis ricocheteassem .
  • Segundo o professor Marcos Girão: Nunca atire em superfícies planas e duras ou em água, porque os projéteis podem ricochetear;

  • Questão correta.

    Correta, porém esquisita, fazer uma questão dessa ficou no mínimo estranho. Afinal, a ninguém é permitido atirar para lugar alguém sem o respaldo legal. Atirar numa pedra ou na água não teria respaldo legal em nenhuma alternativa.

    Mas enfim, a questão está correta. Se deve evitar realizar disparos em superfícies rígidas ou na água. A maioria dos projéteis é fabricado em chumbo que não é um material de muita resistibilidade, portanto quando atinge uma superfície menos rígida se deforma, quando atinge uma superfície rígida, como uma pedra, ele se estilhaça, podendo espalhar pedaços no entorno do local.

  • NUNCA atire em superfícies planas e duras ou em água, porque os projéteis podem ricochetear!


ID
353992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere a armamento e tiro, julgue os itens a seguir.

Ao sacar uma arma de fogo, o agente de segurança deve manter o dedo fora da tecla do gatilho e, para facilitar a reação a qualquer ameaça, deve manter a arma com o cão armado.

Alternativas
Comentários
  • arma em pronto emprego é sempre dedo no gatilho
  • Cartilha de Armamento e Tiro.doc

    www.dpf.gov.br/.../armas/Cartilha%20de%20Armame...
    27.NUNCA transporte ou coldreie sua arma com o cão armado;
  • Questão errada.

    Princípios básicos de segurança para evitar o disparo acidental:

    - Dedo fora do gatilho;

    - Cão desarmado;

    - Arma apontada para local seguro.

    Durante minha carreira policial visualizei cotidianamente esses princípios sendo desrespeitados. E por algumas infelicidades, o disparo acidental ocorreu porque os princípios não foram observados.

    Dedo só estará no gatilho quando você for efetuar o disparo, em qualquer outra situação é um procedimento inseguro.

    O cão também, só estará armado quando se for realizar o disparo.

    E um princípio básico, porém por incrível que pareça não observado, a arma também só deve ser apontada para o local que se deseja efetuar o disparo.

    Se um desses princípios for observado o disparo acidental não se realizará.

  • quando se fala em cão armado, subentende-se revolver, apesar de algumas pistolas Imbel terem o armador e desarmador de cão expostos, diferente de outras pistolas, colt, glock, taurus,etc...Enfim, no revolver ao pressionar o gatilho até certo ponto o cão se arma e puxando mais um pouco vem o disparo, então não há nem que se falar em necessidade de armar o cão para disparo, muito menos ter que deixá-lo armado...o cão se arma sozinho para efetuar o tiro, logo, por segurança(sua e dos outros) o cão não deve ser armado como diz a questão...ERRADO!

  • Pra efeito de prova devemos seguir a orientação do colega Paulo. Só que na vida real, principalmente na atividade policial, agindo dessa forma dificulta uma possível reação. Vejam este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Q-VHigLzyXo


  • Nessa questão a Banca mistura o conhecimento de duas regras de segurança:

    Primeira: O dedo so deve ir ao gatilho quando o agente tiver certeza de que necessitará fazer o disparo. Uma arma só dispara quando o gatilho é pressionado.

    Segunda: NUNCA engatilhe uma arma quando não houver a intenção de atirar. NUNCA transporte ou coldreie sua arma com o cão armado.

    Resposta: Errado


ID
353995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere a armamento e tiro, julgue os itens a seguir.

Denomina-se ação dupla a capacidade de disparo de uma arma portátil cada vez que o gatilho é puxado, sem que seja preciso armar manualmente o cão ou o percussor entre os disparos.

Alternativas
Comentários
  • Ação dupla é um sistema mecânico que permite que a armas de fogo possam ser acionadas sem que se precise engatilhar o cão. Nesse sistema o gatilho exerce duas funções: engatilha a arma e libera o cão.   Já no sistema de ação simples deve-se armar o cão manualmente, o sistema do gatilho faz apenas o movimento de liberação do cão.
  • 1.2.5. Quanto ao sistema de acionamento

    Ação simples – No acionamento do gatilho apenas uma operação ocorre, o disparo; sendo que a operação de armar o conjunto de disparo já foi feita antes.

    Ação dupla – No acionamento do gatilho ocorrem duas operações, a primeira é o armar do conjunto de disparo e a segunda é o disparo propriamente dito.

    Dupla ação – Sistema onde se faz possível a execução do tiro tanto em ação simples, como em ação dupla.

    Ação híbrida – A operação de armar o conjunto de disparo ocorre em duas etapas, uma antes e outra depois do disparo.

    NOVA, Didatismo e Conhecimento (site PCI concursos)

  • Ação dupla é mais comum com os revólveres. Na "primeira puxada" aciona o cão e na sequencia com o gatilho pressionado até o fim, o disparo.

  • As armas de fogo de dupla ação não devem ser confundidas com arma de fogo de ação dupla. Quando se diz ação dupla, entende-se que a arma tanto funciona em ação simples, quanto em ação dupla. .

  • Vejo essa questão como capciosa. Reparem que o autor da questão restringe o sistema de acionamento "ação dupla" a armas portáteis - (Denomina-se ação dupla a capacidade de disparo de uma arma portátil). É sabido que o sistema de acionamento diz respeito a todas as armas de fogo e não apenas às portáteis. Vejo que caberia recurso.

  • AÇÃO DUPLA: É um sistema mecânico de determinadas arma de fogo, onde somente através do acionamento do gatilho podem ser disparadas, não permitindo o engatilhamento manual do mecanismo de disparo. Nesse sistema o gatilho exerce as duas funções: engatilha a arma e libera o cão ou sistema de percussão. Exemplo: Revólver Taurus mod. RT 851 Multialloy.

    Resposta: Certo


ID
354025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue os itens a
seguir.

Considere que, em um ataque surpresa, um criminoso tenha agarrado, pelas costas e por baixo dos braços, o agente de segurança de uma organização, com a intenção de imobilizá-lo. Nessa situação, uma das técnicas recomendadas para reagir à agressão é a chave de dedo, que consiste em pegar o dedo do agressor e girá-lo até que ele se solte.

Alternativas
Comentários
  • http://www.youtube.com/watch?v=-0FHp2_25JM

    C
    erto como 2+2=4.
  • Nem tão certo assim!

    Vou girar o dedo ou força-lo contra a parte contrária a palma da mão?

    bons estudos a todos!!!

  • Conforme indicado pelo colega "JOSE NETO" o vídeo o qual fora repassado não demonstra a situação real.

    segue o vídeo mais indicado: http://www.youtube.com/watch?v=sK4Lz2nHGD8

  • A pegada PELAS COSTAS e por baixo dos braços

    Pegue o dedo do oponente e gire até que o mesmo o solte. Aplique então se necessário uma chave de dedo para controlar ou conduzir o oponente. Se necessário quebre o dedo (se numa ação criminosa).

    SEGURANÇA CORPORATIVA PARA TRIBUNAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO

    PROFESSOR: MARCOS GIRÃO PONTO DOS CONCURSO




  • CERTO

     

    Longe de ser a técnica mais eficiente e adequada, porém, quando utilizada, em determinadas pessoas, pode resolver a situação. 

  • Nessa questão a Banca cobra o entendimento do candidato sobre a classificação de distâncias quando o confronto é inevitável, quais sejam:

    Longuíssima Distância - acima de 3,6m

    Longa Distância - 1,51m a 3,6m

    Média Distância (chute) - 0,5m a 1,5m

    Curta Distância (soco) - de 0,2m a 0,5m

    Curtíssima Distância (cabeçada) - até 0,2m

    Quando o comando da questão cita que o criminoso agarrou o agente pelas costas, torna-se evidente que trata-se da distância curtíssima em que agente e agressor encontram-se agarrados ou a menos de um palmo de distância um do outro.

    Nessa distância, Os golpes mais eficazes são a cabeçada, cotovelada e joelhada em partes sensíveis do corpo. Como vemos em eventos de MMA, socos e chutes a essa distância são quase inexpressivos por não conseguirem amplitude para atingir suas potências máximas. Deve-se tomar cuidado com chaves nas articulações, estrangulamentos, pressões em determinadas partes do corpo (testículos, seios, olhos, nariz, etc.), mordidas e principalmente golpes com objetos cortantes, perfurantes ou perfuro cortantes (facas, canivetes, garrafas de vidro quebradas, etc.). Técnicas de projeção são muito eficazes também, afinal, começar um combate levando uma queda de judô bem dada frustra qualquer combatente.

     

    Resposta: Certo


ID
354028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue os itens a
seguir.

Considere que um agente de segurança perceba que um agressor, portando um pedaço de pau, caminhe em sua direção, com a intenção de acertar-lhe a cabeça. Nessa situação, para evitar a agressão, o referido agente deve encurtar a distância em relação ao agressor, segurar o seu braço e aplicar-lhe um contra-ataque simultâneo, surpreendendo-o.

Alternativas
Comentários
  • OK, deve-se encurtar a distância para fugir do raio de ação do agressor, bem como reagir rapidamente e dominar o meliante.

  • Sem condições essa kkkkkkkkkkkkk

  • Para mim seria manter distância segura e tentar retirar o pau do agressor.

  • "CERTO"

     

    A questão está correta, porém o agente deve estar muito bem preparato e treinado para aplicar golpes de queda em situações reais de defesa pessoal. Com treinamento e de kimono já é difícil aplicar quedas em adversários, sem kimono, de terno ou de uniforme fica mais complicado ainda. 

  • um tiro na perna e pronto!


ID
354031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue os itens a
seguir.

As técnicas de projeção são utilizadas para lesionar gravemente o agressor, para controlar uma agressão de forma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o agressor se levanta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar porque a banca considerou como certo o fato de usar técnicas de projeção para "lesionar gravemente o agressor"?

  • concordo com o amigo, pois salvo uma fatalidade, como ser projetado de cabeca, dificilmente se tera uma lesao seria com tal golpe.

  • Discordo dos colegas "thiago braga" e "Calil Vidal", uma vez que com técnica de projeção pode-se fraturar a coluna do oponente, deslocar ombro, clavícula, dentre outros... logo pode-se LESIONAR GRAVEMENTE O AGRESSOR!!!

    Veja: http://www.unclefesterbooks.com/articles/cqb.pdf (PROCURE NO TEXTO ONDE SE REFERE A TÉCNICAS DE JUDÔ)

  • Exatamente; PODE-SE, ou seja, é uma possibilidade eventual, não um resultado visado pelo defensor como a questão colocou "..são utilizadas para lesionar gravemente...", até pq a finalidade da Def pessoal é neutralizar o cara, n  o ferir!

  • Questão duvidosa ! 

  • Gabarito totalmente sem noção. 
    Tive aula com o mito do DOE aqui no DF, mestre em defesa pessoal e ele discordou plenamente do gabarito.
    Se cair questão afirmando que as técnicas de defesa pessoal (projeção no caso em tela) são utilizadas para lesionar gravemente, marco ERRADO com tranquilidade.

    Bons estudos.

  • Cespe com suas "cespices". Não se pode afirmar que as técnicas de defesa pessoal tenham como finalidade lesionar gravemente o agressor. Isso pode acontecer, mas não é a finalidade precípua, como a safada questão nos afirmou. 

  • questão ERRADA! Se estivesse escrito ´´PODEM´´, estaria correta. 

  • Questão muito errada, técnicas de projeção servem mais para imobilização do que para lesionar gravemente!

  • Realmente uma lástima este tipo de questão.

  • Não é questão de lástima, certo ou errada. É questão de acertar a questão. Se o entendimento da banca é esse , então...Ela dá as carta, ela constrói as regras...Depois de tomar posse, vamos fazer um grupinho , ir  lá no Cespe e aplicar técnicas de projeção nos elaboradores das questões e mostrar para eles que se isso pode machucar ou não. Enfim, não adianta brigar com a banca antes da posse. Temos que entender como a banca pensa.. Depois, faz o que quiser com o contra-cheque na mão....

  • De qualquer maneira o entendimento adotado pela banca de que a projeção é para lesionar gravemente está errada. Putz, para elaborar questões ou manuais de defesa pessoal coloquem especialistas no assunto. Rídiculo esse gabarito e essa questão.

  • Bruno Mendes, sabe qual manual o Cespe utiliza para essas questões?

  • TÉCNICAS DE PROJEÇÃO DE JUDÔ:

    QUESTÃO CERTA! GALERA,FÉ!

    LESIONAR GRAVEMENTE O ADVERSÁRIO;

    CONTROLAR UMA AGRESSÃO MODERADA.

    GANHAR TEMPO EMQUANTO O ADVERSÁRIO SE LEVANTA.

    OUTRAS TECNICAS PARA CONHECIEMENTO DE PROJEÇÃO:

    GOSHI

    O-SOTO-GARI

    IPON-SEIOI-NAGE

  • Se na defesa pessoal deve-se observar o uso progressivo da força ( legalidade, necessidade e proporcionalidade)... Como acreditar que o gabarito aprovou o lesão grave...

  • gradação do uso da força!

    "Quem manda é o freguês".

  • Desde quando as técnicas de projeção são utilizadas para lesionar gravemente o adversário ?

    Na verdade elas PODEM lesionar gravemente . 

    QUESTÃO ERRADA! 

    Quem tem dúvida veja esse vídeo para maior compreensão.

    https://www.youtube.com/watch?v=uCD3F08hlyo

  • "As projeções podem ser utilizadas para lesionar gravemente o adversário, para controlar uma agressão deforma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o adversário se levanta." O Goshi

    https://pt.slideshare.net/aspaulomello/defesa-pessoal-comentada-para-profissionais-de-segurana-privada

    JUDô TECNICAS DE PROJEÇÃO

    FINALIDADE

    lesionar gravemente o adversário

    para controlar uma agressão deforma moderada, ou

    para simplesmente ganhar tempo enquanto o adversário se levanta

    http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_-_camara_policia_aula_07_-_defesa_pessoal_marcos_girao_170414.pdf

  • Nessa questão é abordada as chamadas técnicas de projeção que nada mais são que procedimentos de se lançar o oponente ao solo. São oriundas de artes marciais como o Judô, Luta Greco Romana e outras. Quando se fala em Defesa Pessoal, é preciso ter em mente que o intuito maior deve ser sempre reagir moderadamente, usando os meios necessários, para se afastar uma agressão (homem) ou ataque (animal).

    Dessa forma, o único ponto que poderia gerar uma certa confusão ao candidato seria a parte inicial que cita “lesionar gravemente o agressor”. Ora, a depender da situação fática, até a força letal poderá ser usada (posso matar se essa for a única alternativa para não morrer). Assim sendo, a intenção de uma queda poderá ser provocar uma lesão grave e até mesmo matar.

     “As projeções podem ser muito eficientes no combate corpo-a-corpo, desde que você siga algumas regras: Aproveite a força do adversário para lança-lo ao solo; Não haja competição de força; Sempre entre no adversário com base forte e bem equilibrado; Cause desequilíbrio no adversário através de alavanca e projete-o ao solo. As projeções podem ser utilizadas para lesionar gravemente o adversário, para controlar uma agressão de forma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o adversário se levanta.

    Resposta: Certo


ID
1067791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento, julgue os itens seguintes.

Na hipótese de uma empresa terceirizada, contratada para as atividades de segurança patrimonial de determinado tribunal, não dispor de armamento (armas de fogo) em quantidade suficiente para seus vigilantes, eles estarão autorizados a empregar armamento de uso particular nos seus horários de serviço

Alternativas
Comentários
  • A legislação da segurança privada (Lei 7.102/83, artigo 21), prevê que a arma usada pelo vigilante seja de propriedade e responsabilidade da empresa para a qual ele presta serviços, sendo a contratante obrigada a possuir uma autorização de funcionamento emitida pelo Departamento de Polícia Federal. Assim sendo, não há que se falar em uso de arma própria (do vigilante).

  • LEI Nº 7.102, DE 20 DE JUNHO DE 1983.
    Art. 21 - As armas destinadas ao uso dos vigilantes serão de propriedade e responsabilidade:

      I - das empresas especializadas;

      II - dos estabelecimentos financeiros quando dispuserem de serviço organizado de vigilância, ou mesmo quando contratarem empresas especializadas.


ID
1067794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento, julgue os itens seguintes.

O emprego da força física e de arma de fogo, pelo agente de segurança patrimonial, nas situações em que houver risco iminente à vida, deverá obedecer a três princípios básicos: legalidade, necessidade e proporcionalidade

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Sendo mais preciso, o uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

  • Não concordo com este gabarito, vou explicar: O emprego da força física e de arma de fogo, pelo agente de segurança patrimonial, nas situações em que houver risco iminente à vida, deverá obedecer a três princípios básicos: legalidade, necessidade e proporcionalidade , nas situações em que houver risco iminente à vida vc poderá utilizar dos meios necessários mesmo ilícitos, sendo o caso da LEGITIMA DEFESA. (o agente estará amparado pela excludente de ilicitude).

  • Portaria 4.226/2010

    "ANEXO I 

    DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA E ARMAS DE FOGO PELOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA

    2. O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade,

    moderação e conveniência.  

  • Colega Andersom.

    Legitima defesa exclui a ilicitude do fato, isso significa que o fato é licito (LEGAL).

  • Certa

     

    GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 4.226, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010

    DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA E ARMAS DE FOGO PELOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA

    2. O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

  • CERTO

    Observados, também, outros princípios preconizados, como o da progressividade no uso da força e o princípio da autodefesa.


ID
1067797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento, julgue os itens seguintes.

A defesa pessoal deve ser realizada de forma a prevenir a agressão e controlar o agressor, empregando-se métodos, técnicas e equipamentos que proporcionem uma resposta sem violência e sem uso da força excessiva.

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha marota! Trocaram o verbo REPELIR por PREVENIR!!! 

    Dessa forma o CESPE entende que prevenir também repeli.
  • Como é que se vai empregar uma chave de braço sem violência?...Cespe veio para MATAR, ROUBAR E DESTRUIR...

  • Se faz uso da força, logo se faz o uso da violência.... Estranha a questão

  • A defesa pessoal divide-se de seguinte forma:

     Preventiva – Antecipar –se ao fato ou situação, chegando primeiro não permitindo que eles aconteçam;

     Ostensiva – Estar sempre atento ou alerta a tudo e a todos ao seu redor, fazendo–se notar o estado de alerta;

     Repressiva – Ação propriamente dita, hora de entrar para cobrir a situação ou fato. A defesa pessoal também pode

    ser verbal quando a situação é de ofensa moral.

  • Questão mal elaborada. É de se estranhar uma questão assim da CESPE.

  • O termo "sem violêcia" na minha opinião deixa a questão errada,o uso necessario da força deve ser proporcional a atitude do agressor.

     

    Vá e Vença!

  • CERTO

    A questão traz o termo "sem violência" que pode mesmo confundir, porém, essa atitude "sem violência" está associada ao que é esperado pela ação de todo agente público, mesmo nos casos onde é exigido o uso da força. O conceito de uso progressivo da força já afasta o termo violência. Há a distinção entre os termos violência e uso da força.  

  • Honestamente deveria existir uma punição para bancas examinadoras por esse tipo de questão. Honestamente, o cara tem que forçar muito , mas muito mesmo para justificar o termo "sem violência " como correto

  • MInha dúvida foi se poderia agir em legitima defesa usando equipamentos...

  • o  mal da teoria é que nem sempre se aplica na prática. Quem elaborou esssa questão nunca praticou arte marcial ou qualquer tipo de luta. acertei de tanto ler a teoria, mesmo sabendo que na prática não é assim

  • Imobilizar sem emprego de violência!!! Quero ver alguém no MUNDO fazer algo desse jeito... Questão escrota para prejudicar quem realmente estuda...

  • A defesa pessoal deve ser realizada de forma a prevenir a agressão e controlar o agressor, empregando-se métodos, técnicas e equipamentos que proporcionem uma resposta sem violência e sem uso da força excessiva.  

    Nesta questão, ela traz exatamente o que espera, o uso da força com a sua devida proporcionalidade.

    O uso progressivo da força, não necessita ser com violência. Se um cidadão vem pra cima com a faca, existem as técnicas de defesa, ou armas não letais para que sejam utilizadas, sem precisar  usar de violência ao imobilizar o agressor. Trocando em miúdos, compete usar o uso progressivo, sem a necessidade de espancar o agressor. 

    A questão, ao meu ver, não tem o que falar em " fugir da prática". Pelo contrário.

  • A verdadeira e difícil essência da Defesa Pessoal, em traços gerais, consiste em prevenir a agressão e controlar o(s) agressor(es), valendo-se de métodos e ferramentas estudadas, sem violência e sem força excessiva.

    Ao contrário do senso comum, há muito mais técnicas de Defesa Pessoal que não empreguem o uso da força do que os que empregam.

    Em minhas aulas sempre cito o exemplo de uma mulher que, ao perceber que iria sofrer uma agressão, corre para dentro de uma loja, gritando e alertando outras pessoas sobre o perigo. Não há que se confundir Técnicas de Defesa Pessoal com técnicas oriundas de Artes Marciais, estas fazem parte daquelas, porém não são sinônimos.

    Resposta: Certo


ID
1083226
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para adquirir arma de fogo de uso permitido, o interessado, além de declarar a necessidade do uso deverá:

I. Comprovar a idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal.

II. Apresentar documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa.

III. Comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma da lei.

IV. Comprovar que ocupa função pública há mais de dois anos.

V. Comprovar que possui local apropriado para acondicionar o armamento.

Está correto o que consta APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003.

    CAPÍTULO II

    DO REGISTRO

    Art. 4o Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, além de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos:

    I - comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos (Redação dada pela Lei nº 11.706, de 2008)

      II – apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa;

      III – comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento desta Lei.

    BONS ESTUDOS.


  • as opções I , II ,  III traduzem o rol taxativo que a lei do desarmamento (10.826)  descreve.

  • GABARITO: E

    I. Comprovar a idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal. CORRETA => Art. 4º, I

    II. Apresentar documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa. CORRETA => Art. 4º, II

    III. Comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma da lei. CORRETA => Art. 4º, III

    IV. Comprovar que ocupa função pública há mais de dois anos. ERRADA => NÃO CONSTA

    V. Comprovar que possui local apropriado para acondicionar o armamento. ERRADA => NÃO CONSTA

     


ID
1437268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito a transporte de valores e segurança para estabelecimento financeiro, julgue o item a seguir.

É permitido ao vigilante, quando estiver realizando a segurança de um estabelecimento financeiro, portar revólver calibre .32, .38 ou .40, além de cassetete de madeira ou de borracha.

Alternativas
Comentários
  • Vigilante não pode portar ponto 40 pois a ponto 40 é uma arma de uso restrito, portanto questão Errada.


    Quem pode possuir arma de uso restrito?

     Militares das Forças Armadas, Policiais Federais, Atiradores e Colecionadores devidamente registrados no Exercito ( alguns calibres), Policiais Civis, Policiais e Bombeiros Militares, Policiais Rodoviários Federais (Cal. .40 S&S, 45 ACP, 357 Magnum), Magistrados, membros do Ministério Público e Fiscais da Receita Federal do Brasil armas de calibre .40 S&W.


  • DECRETO Nº 89.056, DE 24 DE NOVEMBRO 1983. (Regulamenta a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que "dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores e dá outras providências".)


     Art 22. Será permitido ao vigilante, quando em efetivo serviço, portar revólver calibre 32 ou 38 e utilizar cassetete de madeira ou de borracha.


      Parágrafo único. Os vigilantes, quando empenhados em transporte de valores, poderão, também, portar espingarda de uso permitido, de calibre 12, 16 ou 20, de fabricação nacional.

  • .40 não, uso exclusivo das forças policiais.

     Art 22. Será

    permitido ao vigilante, quando em efetivo serviço, portar revólver calibre 32

    ou 38 e utilizar cassetete de madeira ou de borracha.

    Avante!

  • vigilantes:

    a. podem portar revolver calibre .32 ou .38, cassetete de madeira ou de borracha: quando em efetivo serviço!

    b. quando em transporte de valores: espingarda de uso permitido, de calibre 12, 16 ou 20, de fabricação nacional

    OBS: calbre .40 é exclusivo das forças policiais 

  • Item incorreto! Quando estiver realizando a segurança de um estabelecimento financeiro, o vigilante está autorizado a portar:

    (a) Revólver calibre .32 ou .38

    (b) Cassetete de madeira ou de borracha

    Art. 22 - Será permitido ao vigilante, quando em serviço, portar revólver calibre 32 ou 38 e utilizar cassetete de madeira ou de borracha.

    Resposta: E


ID
1437271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito a transporte de valores e segurança para estabelecimento financeiro, julgue o item a seguir.

O vigilante em serviço, além de ser autorizado por lei a portar arma, tem direito a seguro de vida em grupo feito pela empresa empregadora, a uniforme e a prisão especial, se o ato que motivou sua prisão tiver sido decorrente do serviço de vigilância que estava desempenhando.

Alternativas
Comentários
  • Aos vigilantes são assegurados legalmente, dentre outros, os seguintes direitos:

    1 – O recebimento de uniforme, devidamente autorizado, às expensas do empregador;

    O vigilante para exercer suas funções deve estar devidamente uniformizado sendo que o custo deste uniforme não poderá ser transferido para o empregado. Trata-se de um dos diversos direitos trabalhistas dos vigilantes.

     2 – Porte de arma, quando em efetivo exercício;

    Atente-se para o fato de que o porte de arma é apenas permitido quando o vigilante estiver em efetivo exercício, não sendo garantido ao vigilante o direito ao porte fora do expediente. Para exercer esse direito, o vigilante deve sempre estar portando sua Carteira Nacional do Vigilante.

    3 – A utilização de materiais e equipamentos em perfeito funcionamento e estado de conservação, inclusive armas e munições;

    É imprescindível para o exercício ótimo da função de vigilante e para a segurança de todos que todos os materiais e equipamentos estejam funcionando adequadamente. Para isto, faz-se necessário uma manutenção periódica de todo esse conjunto.

    4 – A utilização de sistema de comunicação em perfeito estado de funcionamento;

    Este item também está intimamente ligado à segurança. Um eficiente sistema de comunicação propicia respostas ágeis para as diversas situações.

     5 -Treinamento permanente de prática de tiro e de defesa pessoal;

    A função de um vigilante exige constante aperfeiçoamento. Assim sendo, em regra, a cada 2 anos os vigilantes deverão passar por uma reciclagem de 5 dias, aonde deverão ser ministradas palestras e aulas práticas de tiro e defesa pessoal.

    6- Seguro de vida em grupo, feito pelo empregador;

    Novamente atentar para o fato de que o ônus do seguro de vida em grupo não poderá ser repassado ao vigilante, cabendo tal custo ao empregador.

     7 -Prisão especial por ato decorrente do exercício da atividade.

    Ressalta-se que na prisão especial, o acusado tem direito a ficar em uma cela individual, enquanto aguarda o julgamento. Este direito é garantido ao vigilante apenas por ato decorrente do exercício da atividade.

  • DECRETO Nº 89.056, DE 24 DE NOVEMBRO 1983.


     Art 20. É assegurado ao vigilante:

      I - uniforme especial aprovado pela Ministério da Justiça, a expensas do empregador;

      II - porte de arma, quando no exercício da atividade de vigilância no local de trabalho;

      III - prisão especial por ato decorrente do exercício da atividade de vigilância; e

      IV - seguro de vida em grupo, feito pelo empregador.

    Expensa: Ás custas, sob responsabilidade.

  • Item correto! O item contém todos os direitos assegurados ao vigilante, com a importante observação de que a ele será garantida prisão especial apenas por atos decorrentes do exercício da atividade:

    Art. 19 - É assegurado ao vigilante:

    I - uniforme especial às expensas da empresa a que se vincular;

    II - porte de arma, quando em serviço;

    III - prisão especial por ato decorrente do serviço;

    IV - seguro de vida em grupo, feito pela empresa empregadora.

  • Lei nº 7.102/1983 Art. 19 - É assegurado ao vigilante: I - uniforme especial às expensas da empresa a que se vincular; II - porte de arma, quando em serviço; III - prisão especial por ato decorrente do serviço; IV - seguro de vida em grupo, feito pela empresa empregadora.


ID
1437277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito do sistema nacional de armas (SINARM), julgue o item que se segue.

Conforme as normas vigentes, a idade mínima para se adquirir uma arma de fogo é de dezoito anos.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004.
    Art. 12. Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá:

      II - ter, no mínimo, vinte e cinco anos;

  • Caro Jean, a idade está correta. Porém o amparo legal é o texto constante do Artigo 28 do Estatuto do Desarmamento: "É vedado ao menor de 25 anos adquirir arma de fogo, ressalvados os integrantes das entidades constantes dos incisos I,II,III,V,VI,VII e X do caput do art. 6° desta lei."


    Bons estudos
  • ERRADO

     

    Idade mínima de 25 anos de idade e outros requisitos objetivos acumulativos elencados no Estatuto do Desarmamento, comportanto ressalvas, como, por exemplo, no caso de militares e forças de segurança pública. 

  • A matéria, atualmente, é regulamentada pelo DECRETO Nº 9.847, DE 25 DE JUNHO DE 2019.

    (...)

    Art. 12.  Para fins de aquisição de arma de fogo de uso permitido e de emissão do Certificado de Registro de Arma de Fogo, o interessado deverá:

    I - ter, no mínimo, vinte e cinco anos de idade; (...)


ID
1437280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito do sistema nacional de armas (SINARM), julgue o item que se segue.

O SINARM tem por finalidade manter o cadastro geral e o registro das armas de fogo importadas, produzidas e vendidas no país, devendo ser cadastradas as armas das polícias civis, federais, militares, rodoviárias federal, guardas municipais e portuárias.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Nacional de Armas (SINARM), instituído no Ministério da Justiça, no âmbito da Polícia Federal, com circunscrição em todo o território nacional, é responsável pelo controle de armas de fogo em poder da população, conforme previsto na Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).

  • LEI Nº 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003.
    Art. 2º Ao Sinarm compete:

      I – identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro;

      II – cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País;

      III – cadastrar as autorizações de porte de arma de fogo e as renovações expedidas pela Polícia Federal;

      IV – cadastrar as transferências de propriedade, extravio, furto, roubo e outras ocorrências suscetíveis de alterar os dados cadastrais, inclusive as decorrentes de fechamento de empresas de segurança privada e de transporte de valores;

      V – identificar as modificações que alterem as características ou o funcionamento de arma de fogo;

      VI – integrar no cadastro os acervos policiais já existentes;

      VII – cadastrar as apreensões de armas de fogo, inclusive as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais;

      VIII – cadastrar os armeiros em atividade no País, bem como conceder licença para exercer a atividade;

      IX – cadastrar mediante registro os produtores, atacadistas, varejistas, exportadores e importadores autorizados de armas de fogo, acessórios e munições;

      X – cadastrar a identificação do cano da arma, as características das impressões de raiamento e de microestriamento de projétil disparado, conforme marcação e testes obrigatoriamente realizados pelo fabricante;

      XI – informar às Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal os registros e autorizações de porte de armas de fogo nos respectivos territórios, bem como manter o cadastro atualizado para consulta.

    ERRADO:

    devendo ser cadastradas as armas das polícias civis, federais, militares, rodoviárias federal, guardas municipais e portuárias.

  • De acordo com o decreto 5.123:

      § 1o Serão cadastradas no SINARM:

      I - as armas de fogo institucionais, constantes de registros próprios:

      a) da Polícia Federal;

      b) da Polícia Rodoviária Federal;

      c) das Polícias Civis;

      d) dos órgãos policiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, referidos nos arts. 51, inciso IV, e 52, inciso XIII da Constituição;

      e) dos integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, dos integrantes das escoltas de presos e das Guardas Portuárias;

      f) das Guardas Municipais; e

      g) dos órgãos públicos não mencionados nas alíneas anteriores, cujos servidores tenham autorização legal para portar arma de fogo em serviço, em razão das atividades que desempenhem, nos termos do caput do art. 6o da Lei no 10.826, de 2003.

    As armas dos militares são registradas no SIGMA. 

  • Tudo certinho, não fosse incluir as armas dos Policiais Militares. É do SIGMA a competência para cadastrar as armas dos PM's.

    Gabarito: ERRADO

  • Atenção **  Militares: SIGMA 

  • Decreto 5.123, art. 2º, § 1º:

      § 1o Serão cadastradas no SIGMA:

            I - as armas de fogo institucionais, de porte e portáteis, constantes de registros próprios:

            a) das Forças Armadas;

            b) das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares;

            c) da Agência Brasileira de Inteligência; e

            d) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;

     II - as armas de fogo dos integrantes das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, constantes de registros próprios;

            III - as informações relativas às exportações de armas de fogo, munições e demais produtos controlados, devendo o Comando do Exército manter sua atualização;

            IV - as armas de fogo importadas ou adquiridas no país para fins de testes e avaliação técnica; e

            V - as armas de fogo obsoletas.

  •  

    ER​RADO

     

    Cadastradas no SIGMA:

    Forças Armadas

    PM

    CBM

    ABIN

    GSI

     

    Cadastradas no SINARM:

    PF

    PRF

    PC

    Polícias da CD e SF

    Agentes e guardas prisionais

    Guardas portuárias

    Guardas Municipais

    Outros órgãos públicos cujos servidores tenham autorização legal para portar arma de fogo em serviço.

     

     

    Outra recente questão cobrada pelo Cespe:

     

    Cespe-2015-MPU-Nível-Médio-Seguranca-Institucional-e-Transporte-CE

     

    (Q488992) As armas das polícias militares deverão ser registradas no Sistema Nacional de Armas.

     

    Gab: Errado

     

  • Polícias militares e Corpos de Bombeiros são forças auxiliares e reserva do Exército.

    Quem cadastra suas armas é o SIGMA, no Comando do Exército.


ID
1466962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue o próximo item , referente a armamento, tiro, conhecimentos de defesa pessoal e segurança de dignitários.

Os seguranças, que devem ser treinados com técnicas de defesa pessoal, podem se defender de ataques de pessoas mal-intencionadas por meio de golpe aplicado com o bordo cubital da mão, espalmada, geralmente contra o pescoço, as têmporas ou a clavícula.

Alternativas
Comentários
  • A questão afirma que seguranças, treinados com técnicas de defesa pessoal, podem se defender de ataques de pessoas mal-intencionadas por meio de golpe aplicado com o bordo cubital da mão, espalmada, geralmente contra o pescoço, as têmporas ou a clavícula. Segundo o Manual do Vigilante, disponível no sirte da Polícia Federal pelo link (HTTP://WWW.DPF.GOV.BR/…/MANUAL-DO…/MANUAL_VIGILANTE.ZIP/VIEW), "A Defesa Pessoal é sempre uma atitude de reação. Ela pode ser instrutiva, resultado de algum treinamento técnico ou mesmo algo totalmente inesperado por parte de quem rege. A melhor defesa pessoal é aquela que EVITA AO MÁXIMO E DE MANEIRA INTELIGENTE o uso da força bruta, ou seja, de outra violência. Defesa Pessoal é o ato no qual o individuo reprime injusta agressão atual ou iminente usando os meios necessários e disponíveis MODERADAMENTE.
    Segundo o Manual C20-50 do Comando do Exército, pág. 11, golpe em têmpora tem como efeitos: HEMATOMA INTRACRANIANO e MORTE por conta de HEMORRAGIA CEREBRAL. Ademais, o supracirtado Manual do Vigilante corrobora com o mesmo entendimento ao situar as têmporas e o pescoço como zona vermelha, "região que pode ocasionar grave lesão se atingida; golpes nesta região podem ser letais" (pág. 70). O Manual C20-50 ainda afimra ser o golpe descrito na questão (o golpe cutelo) ser um golpe de ataque. Pelo exposto, percebe-se que a afirmação da questão em análise vai de encontro aos princípios doutrinários das Técnicas de Defesa Pessoal, ao insinuar que golpe de tamanha agressividade pode ser aplicado como DEFESA por um técnico de segurança. Assim, solicita-se a anulação da questão.


    Prof Marcos Girão - Legislação de Trânsito e Segurança Corporativa


  • tá... vamos lá.

    Vc pode usar uma arma para se defender? 

    pode! a depender da situação vc deve usar a arma se disponível e, inclusive, produzir a morte do meliante.

    se eu posso usar uma arma de fogo, logo posso usar também o referido golpe como forma de defesa.   

  • Discordo.

    Como praticante de artes marciais (faixa preta de jiu jitsu) acho que o uso de golpes com as mãos podem gerar traumas desnecesários ou até a morte, como colocou o colega abaixo. O correto é fazer o uso de técnicas de defesa pessoal como a imobilização, onde a segurança é restabelecida mais rapidamente e evita traumas desnecessários.Outra, na teoria é uma coisa, aplica um golpe indevido e mata a pessoa para ver o processo que vai responder.

  • cespe sendo cespe

  • A questão está dizendo (que podem) ou seja pessoasl. Não é regra!!! suponhamos que o cara venha te matar com uma faca te esfaqueia até quase você morrer.. e você só tem um golpe grave para te salvar.. você vai evitar se salvar??!!!!  .. a resposta de ataque tem que ser na medida com o nível de periculosidade ou o grau de risco. 

  • o cespe segue quais manuais para elaboração desses tipos de questões?

  • Os meios não letais como armas não letais e golpes contudentes podem ser usados de maneira reativa pelo o agente de segurança que esteja no momento sofrendo uma agressão fisica.

  • Discordo completamente da questão, pois um dos princípios a serem aplicados é o  do uso progressivo da força. Aí me o Cespe aparece com: "golpe aplicado com o bordo cubital da mão, espalmada, geralmente contra o pescoço, as têmporas ou a clavícula"

    A primeira vista pareceu-se uma tentativa de homicício ,kkkkkkkkkkkk

     

  • Foi anulada ou não?

  • O cara que elaborou essa questão assistiu muitos filmes do Steven Seagal!!!!

  • Essa questão não cobrou a regra, ela queria saber se o candidato sabia a exceção.

    A regra é não usar golpes letais. A exceção, óbvio, quando extremamentte necessário, PODE ser usado golpes letais.

    As bancas brincam com regras e exceções direto. Acho que é só pra ter o prazer de indeferir os milhões de recursos! 

    Aff!

  • pode,porém não deve.

     

    Vá e Vença!

  • Um segurança tem que saber os dois imobilizar e trocação tbm.. a depender da situação. Ex hipotetico mais de um oponente imagine que  imobilizou uma pessoa mas vem o comparsa e te nocauteia por que vc está imobilizando o meliante e não viu o seu comparsa!

  • CERTO??? WTF????

    Só se for segundo o manual do Chuck Norris.

    Poder, até poderia. Entretanto, acho que essa expressão "pessoas mal-intencionadas" ficou meio vaga. Não dá pra saber se a pessoa quer cuspir na cara do dignatário, dar um peteleco em sua orelha ou atentar contra sua vida.

    Caso venha a acontecer isso, basta vc copiar e colar essa questão na justificativa da sindicância. Vai dar super certo. Ahan

    Posso estar boiando.

  • Técnica bastante utlizada no Krav Maga. A questão apresentou uma POSSIBILIDADE, não uma obrigação. Inevitavelmente poderá haver contato corpo a corpo contra um agressor e as técnicas de defesa pessoal servem justamente, na segurança, para evitar o uso de equipamentos mais ofensivos contra o mesmo.

    Gabarito: Certo.

  • PESSOAL GUARDEM O QUE VCS ACHAM PARA Vocês. EU ACHO... EU DISCORDO.... EU PENSO QUE A BANCA ESTÁ ERRADA.... O QUE VC ACHA PESSOALMENTE SOBRE DETERMINADO FATO, FIQUE PARA VOCê. NÃO AJUDA EM ABSOLUTAMENTE NADA. '' E COMO INSTRUTOR DE DEFESA PESSOAL DISCORDO'' MINHA AMIGO, EU TO ME LIXANDO SE VC DISCORDA, E CREIO QUE A MAIORIA PENSA IGUAL.SÓ ATRAPALHA.

  • Fiquei esperando a questão dizer que no final o agente dava um tiro de 12 só pra garantir...

  • só lembrar dos pinguins de madagascar


ID
1466965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue o próximo item , referente a armamento, tiro, conhecimentos de defesa pessoal e segurança de dignitários.

Consideram-se armas portáteis aquelas que, apesar de possuírem peso relativo, podem ser conduzidas por um único indivíduo e que, geralmente, são dotadas de bandoleiras para facilitar o seu transporte.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTA ( PORÉM POSSIVELMENTE ANULADA PELA BANCA)

     DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000 Art. 3o Para os efeitos deste Regulamento e sua adequada aplicação, são adotadas as seguintes definições: Inciso XXII - arma portátil: arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo;”. Em face disso, não se pode afirmar que são geralmente dotadas de bandoleira, pois as armas portáteis podem ser; metralhadoras, fuzis, revolveres e pistolas, etc.., sendo que revolveres e pistolas não possuem bandoleira.



  • Jean Mortaza, acho que revólveres e pistolas não se enquadram na definição de arma portátil, pois são conduzidos em coldre. As armas que não são conduzidas em coldre geralmente são dotadas de bandoleira, como as metralhadoras e os fuzis.

  • As armas PORTÁTEIS são aquelas que NÃO PODEM ser transportadas em coldres. Por isso as pistolas e revólver são armas DE PORTE. Questão correta. 

  • Arma portátil é aquela que em razão do seu peso e volume deve ser transportada com o auxílio de uma bandoleira. Ex: Rifles, fuzil de assalto, carabinas e metralhadora.

  • Observe o uso da palavra "geralmente". Significa que não serão todas as armas portáteis que terão bandoleira.

  • ARMAS DE PORTE = GERALMENTE REVOLVERES PISTOLAS= QUE SE USAM COLDRES!

    armas portateis = 

    XXII - arma portátil: arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo; = PODEM PRECISAR USAR BANDOLEIRAS!!!!

     

    para completar os estudos.

     

    XXIII - arma semi-automática: arma que realiza, automaticamente, todas as operações de funcionamento com exceção do disparo, o qual, para ocorrer, requer, a cada disparo, um novo acionamento do gatilho;

  • Armas de porte: São aquelas armas que em razão do seu pouco peso e volume podem ser acondicionadas em um coldre.

     

    Obs: coldre é um dispositivo que normalmente é produzido em couro, plástico ou tecido, de forma que seja possível ao atirador colocar essa arma em uma posição tal que ela fique protegida e firme próxima ao seu corpo.

     

    Armas portáteis: São aquelas que em razão do seu peso e dimensões permitem que sejam transportadas por um único homem, devendo, no entanto, ser conduzidas com auxílio de uma bandoleira, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização de disparos. Ex.: escopeta, fuzil e carabinas.


    Obs.: bandoleira é uma fita utilizada para fazer o transporte do armamento. 

     

    Armas não portáteis: São aquelas que em razão de seu peso e volume só podem ser transportadas embarcadas em viaturas, por um grupo de homens ou divididas em partes.

     

     

  • Armas de porte =coldre.

    Armas portáteis = Bandoleira

    Armas não portáteis: São aquelas que em razão de seu peso e volume só podem ser transportadas embarcadas em viaturas, por um grupo de homens ou divididas em partes.

     


ID
1466968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue o próximo item , referente a armamento, tiro, conhecimentos de defesa pessoal e segurança de dignitários.

Geralmente, o carregamento de armas é realizado por antecarga — sistema em que as armas são carregadas pela parte da frente da culatra.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - O mais comum é os sistema de carregamento do tipo: Retrocarga – Arma de fogo carregada pela parte de trás ou extremidade da culatra.



  • Errado

    Antecarga: Quando a arma de fogo que deva ser carregada pela boca do cano. Ex: algumas espingardas de caça.
    Retrocarga:  Arma de fogo carregada pela parte de trás ou extremidade da culatra. Ex: Revólveres e as pistolas.
    Misto: Quando para cada tiro tivermos que realizar um carregamento pela boca e outro pela culatra. Ex.: Lançamento de uma granada bocal, no Fuzil Fal (Fz 7.62 m 964).
  • ERRADO

    O sistema em que as armas são carregadas pela parte da frente da culatra era adotado em armamentos antigos como por exemplo o "bacamarte de amurada" que era uma das armas mais especializadas em uso nos séculos XVIII e XIX. Era de grande calibre, pois seu objetivo era espalhar uma carga de chumbo grosso (de 20 a 40 balas de cerca de 10 milímetros de diâmetro) contra massas de tropas. Apesar de a lenda popular atribuir a boca alargada do bacamarte à função de espalhar o tiro, isso é incorreto, pois a abertura maior ou menor da boca não fazia diferença na dispersão do fogo. Na verdade, a boca mais larga destinava-se a facilitar o carregamento da arma nas gáveas de um navio, locais problemáticos levando-se em conta o balanço do navio e a tensão do combate.

  • Antecarga: Quando a arma de fogo que deva ser carregada pela boca do cano. Ex: algumas espingardas de caça.
    Retrocarga:  Arma de fogo carregada pela parte de trás ou extremidade da culatra. Ex: Revólveres e as pistolas.
    Misto: Quando para cada tiro tivermos que realizar um carregamento pela boca e outro pela culatra. Ex.: Lançamento de uma granada bocal, no Fuzil Fal (Fz 7.62 m 964).

     

    ANTES CARGA = SISTEMA QUE CARREGA ARMA PELA PARTE DA FRENTE PELA BOCA DO CANO

    RETROCARGA = SISTEMA MAIS COMUM ONSE CARREGA PELA PARTE DE TRÁS DA ARMA.

  • ANTECARGA - Qualquer arma de fogo que deva ser carregada pela boca do cano.

    RETROCARGA - Arma de fogo carregada pela parte de trás ou extremidade da culatra.

    Assertiva: ERRADO

  • ANTECARGA: Aquela em que o carregamento é feito pela boca do cano. Como vemos em nossas aulas sobre história das armas, foi o primeiro sistema de carregamento que surgiu.

    RETROCARGA: Aquelas em que o carregamento é feito pela parte posterior do cano. É dividida em Retrocarga Manual quando o carregamento é feito com com emprego da força muscular do atirador, ou Retrocarga Automática quando o carregamento é feito, em regra, por meio do aproveitamento da energia do disparo, dispensando a intervenção humana.

    A questão troca o conceito de antecarga com retrocarga.

    Resposta: Errada

  • Retrocarga: Carregamento de arma de fogo realizada pela parte de trás.


ID
1679431
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O armamento Taser M26

Alternativas
Comentários
  • Letra C e E está correta ao meu ver!

     

  • Raul. O armamento Taser só pode ser usado em uma pessoa por vez, sendo ineficaz em tumúltos e distúrbios civís bem como não é recomendado seu uso em pessoas que estejam alcoolizadas ou sobre efeito de drogas.


ID
1680496
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Antônio Carlos, Técnico de Segurança Institucional, voltando de uma diligência, deparou-se com a presença de populares em ato de protesto em frente ao prédio em que exerce as suas funções. Dada a grande movimentação na via pública, disparou a arma que portava apontando para um canto em que não havia transeuntes, objetivando assustá-los e abrir caminho para adentrar ao prédio. A conduta de Antônio Carlos foi

Alternativas
Comentários
  • d) incorreta, ou seja, ilícita, pois disparou arma de fogo em via pública simplesmente para abrir caminho na multidão, lembrando que portava arma de fogo em trabalho externo porque estava no exercício da sua função.

  • GABARITO: D

    d) incorreta, ou seja, ilícita, pois disparou arma de fogo em via pública simplesmente para abrir caminho na multidão, lembrando que portava arma de fogo em trabalho externo porque estava no exercício da sua função.

      Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime

  •     Disparo de arma de fogo

            Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime:

            Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.


ID
1680583
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um Técnico de Segurança Institucional do CNMP foi agredido por um cidadão durante a abordagem. Este cidadão, descontrolado, agiu de maneira ríspida, grosseira e também aplicou um empurrão no Segurança Institucional, que possui formação em artes marciais, como meio de defesa pessoal, para conter as agressões. A partir destas informações considere os itens abaixo.
I. O uso das técnicas das artes marciais não pode ultrapassar a intensidade da agressão sofrida. O Segurança Institucional poderá responder, caso exceda no uso de tais técnicas e de acordo com o Código Penal, pelo excesso doloso ou culposo.
II. O Segurança Institucional deverá se impor com energia e rigor, golpeando o cidadão no intuito de abalar e aquietar o mais exaltado de alguma intenção mais agressiva.
III. Uma vez que houver a agressão física, deverá valer-se de técnicas de imobilização, sempre observando o uso progressivo e seletivo da força para contenção da desavença.
IV. As técnicas das artes marciais podem ser empregadas e a aplicação de golpes por toda região do corpo é permitida, para conter o agente agressor, até a sua paralisação.
V. Dar um empurrão no Técnico de Segurança Institucional do CNMP não é uma conduta ilícita; aconselha-se convidar o mais exaltado para diálogo particular, a fim de repreender o cidadão, com atitude firme.
Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • INCISO II - O fato de ter sido empurrado, não significa que deve-se agir com uso de golpes. Pode-se optar por imobilização, por exemplo. 

     

    INCISO IV - Vale lembrar que a REAÇÃO (defesa pessoal) deve ser proporcional, moderada, ou seja, não há necessidade, por exemplo, de se golpear a TRAQUÉIA do oponente. Porém, haverá casos em que se poderá atingir regiões genitais com uma joelhada, por exemplo, ou ESTRANGULAMENTO... Mas, deve-se analisar a situação em sim para agir da melhor maneira possível. 

     

    INCISO V - Entendo que o erro deste inciso foi dizer que o empurrão não é uma conduta ilícita.

     

    EM RELAÇÃO AO INCISO III - A forma PROGRESSIVA citada, não se confunde com desproporcional, pois a idéia de progressividade disse respeito ao uso da força de acordo com a agressão sofrida. Ou seja, se aumenta a agressão, o uso da REAÇÃO tb aumentará progressivamente. 

     

     

     

     


ID
2151067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito da história e da classificação das armas de fogo, julgue o item a seguir.

Os sistemas de ignição por roda, conhecidos pela expressão “reze para não chover”, constituem a primeira técnica de controle do disparo desenvolvida pelo homem.

Alternativas

ID
2151070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito da história e da classificação das armas de fogo, julgue o item a seguir.

As armas de arremesso simples são aquelas em que a própria arma é lançada, diferentemente das armas de arremesso complexo, que arremessam projéteis.

Alternativas
Comentários
  • ARMAS DE ARREMESSO: Aquelas destinadas para produzirem seu efeito a distancia. Pode ela propria funcionar como projetil ou servir para expelir urn projetil, advindo dai sua subdivisao em armas de arremesso simples e complexas.

    AS ARMAS DE ARREMESSO SIMPLES: Aquelas arremessadas pela mao do proprio atirador. Exemplos sao, entre outros, a lança, o dardo e atualmente as granadas.

    ARMAS DE ARREMESSO COMPLEXO: Aquelas compostas de um aparelho arremessador, tendo seus objetos expelidos como projeteis. Exemplos: catapultas, fundas, arco e flecha e atualmente as armas de fogo.

    Resposta: Certo


ID
2151073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito da história e da classificação das armas de fogo, julgue o item a seguir.

Arma portátil pode ser transportada por um só homem, seja ela longa ou curta. Já as armas de porte são aquelas que podem ser transportadas em coldre.

Alternativas
Comentários
  • Boa, mas acho melhor salvar seus resumos no word. Os COMENTÁRIOS do site são para responder DIRETAMENTE as questões.


ID
2151076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito da história e da classificação das armas de fogo, julgue o item a seguir.

Nas armas semiautomáticas, o disparo e o acionamento do gatilho não são automáticos.

Alternativas
Comentários
  • Ou seja, se o cara atirar em mim, 1 dias depois eu posso ir lá e atirar nele também e esta safo?!

  • EXPERIMENTA, MARCOS. SE VOCÊ NÃO FOR PRESO, É PORQUE PODE MESMO.


ID
2151079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito da história e da classificação das armas de fogo, julgue o item a seguir.

A utilização de luneta telescópica classifica a arma de fogo, quanto ao aparelho de pontaria, como de mira aberta.

Alternativas

ID
2151082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às armas policiais, julgue o próximo item.

A pistola Taurus PT 24/7 PRO foi projetada para ser empregada diuturnamente na atividade da rotina policial.

Alternativas

ID
2151085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às armas policiais, julgue o próximo item.

O revólver é a arma curta de repetição menos eficiente.

Alternativas

ID
2151088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às armas policiais, julgue o próximo item.

Tanto a carabina Taurus-FAMAE CT 40 quanto a submetralhadora Taurus MT 40 funcionam com os ferrolhos abertos.

Alternativas

ID
2151091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às armas policiais, julgue o próximo item.

A espingarda de calibre 12 e modelo Boito BSA-5T-84 possui a coronha retrátil e a alma do cano raiada.

Alternativas

ID
2151094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às armas policiais, julgue o próximo item.

O revólver Taurus de modelo 827 S é uma arma de fogo de uso restrito aos PMs.

Alternativas

ID
2151097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere aos princípios e aos fundamentos do tiro policial, julgue o item subsequente.

A técnica de empunhadura dupla é considerada a mais adequada para o uso da arma durante uma ação policial.

Alternativas

ID
2151100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere aos princípios e aos fundamentos do tiro policial, julgue o item subsequente.

Para o disparo da arma de fogo, o atirador deve manter os dois olhos abertos, pois manter um olho fechado sempre diminui a precisão do tiro.

Alternativas

ID
2151103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere aos princípios e aos fundamentos do tiro policial, julgue o item subsequente.

O tiro instintivo pode ser realizado na posição de joelhos.

Alternativas

ID
2151106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere aos princípios e aos fundamentos do tiro policial, julgue o item subsequente.

Um dos objetivos da posição de tiro é proteger o atirador dos disparos do agressor.

Alternativas

ID
2151109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere aos princípios e aos fundamentos do tiro policial, julgue o item subsequente.

Entre os fundamentos de tiro, o mais importante é a posição de tiro.

Alternativas

ID
2151112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à sobrevivência policial, julgue o item.

Denomina-se suspeito intuído o cidadão que é encontrado com objetos que induzam o agente policial a identificá-lo como o efetivo autor de um delito.

Alternativas

ID
2151115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à sobrevivência policial, julgue o item.

Um dos princípios técnicos de ação de abordagem policial é o campo de tiro, que consiste em avaliar o ambiente de abordagem, localizando as pessoas inocentes e os transeuntes e identificando o alvo agressor ou o indivíduo suspeito de estar armado.

Alternativas

ID
2151118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à sobrevivência policial, julgue o item.

A fuga de um cidadão de uma abordagem de busca pessoal caracteriza agressão, o que justifica o emprego de arma de fogo pelo policial.

Alternativas

ID
2151121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à sobrevivência policial, julgue o item.

O estado mental do policial influencia na rápida e segura decisão de tiro, sendo o nível de alerta a condição psicológica que permite antecipar o risco e efetuar os procedimentos treinados com absoluta precisão. Na condição de alerta laranja, a arma de fogo está no coldre e segura.

Alternativas

ID
2151124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à sobrevivência policial, julgue o item.

A progressão com arma longa, após o saque da arma, deve ser realizada em empunhadura dupla, com o controle do cano e do gatilho e com o cano voltado para baixo.

Alternativas

ID
2151127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos procedimentos de segurança relativos a armas de fogo, julgue o item que se segue.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) que proporcionam segurança e integridade física aos agentes policiais dividem-se em três modelos básicos: de treinamento, para patrulha ostensiva e avançado.

Alternativas

ID
2151130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos procedimentos de segurança relativos a armas de fogo, julgue o item que se segue.

Se, durante a execução de tiro de treinamento, houver suspeita de falha na deflagração, seja pelo estampido, seja pelo recuo, antes de efetuar o próximo disparo, o atirador deve verificar a existência de projétil no cano.

Alternativas

ID
2151133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos procedimentos de segurança relativos a armas de fogo, julgue o item que se segue.

Pela flexibilidade de emprego e munições, a espingarda possui características especiais no trabalho policial. Entretanto, os cartuchos de calibre 12 não podem ser utilizados para alvos barricados ou para motins.

Alternativas

ID
2151136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos procedimentos de segurança relativos a armas de fogo, julgue o item que se segue.

No interior de órgãos policiais, as armas curtas devem ser conduzidas em coldres, e as armas longas, em bandoleiras e correias especiais.

Alternativas

ID
2151139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos procedimentos de segurança relativos a armas de fogo, julgue o item que se segue.

Nos serviços policiais normais, devem ser utilizados, preferencialmente, os coldres de perna.

Alternativas

ID
2151142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

O PM, que estando de serviço, ao manejar sua arma de fogo em local onde transitam pessoas, dispare-a acidentalmente e atinja um transeunte, poderá responder culposamente pelo crime cometido.

Alternativas
Comentários
  • Culposo: quando não há intenção, quando a culpa é inconsciente. Norteada pela Negligência, Imprudência ou Imperrícia.

    Doloso: quando há intenção em praticar o ato. Classifica-se como Dolo Direto, quando o indivíduo realmente deseja praticar o ato e Dolo Indireto, quando o indivíduo não tem o propósito de praticar o ato, mas é o responsável por organizar evento que resulte no ato por consequência.


ID
2151145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

Será processado e julgado pela correspondente justiça militar o PM que, em uma operação policial, disparar sua arma de fogo e, dolosamente, atingir um civil, se este vier a óbito instantaneamente.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Art. 9º do CPM, basicamente, caracteríza-se crime Militar, em tempo de paz, aquele cometido por Militar contra Militar. No Caso da questão, o crime doloso foi praticado contra civil, não caracterizando assim crime militar.


ID
2151148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

O PM que, estando de serviço, sofra agressão física de um civil pode agir em legítima defesa, repelindo a agressão, que deverá ser atual e iminente. Entretanto, se o policial exceder-se no uso dos meios necessários, poderá responder dolosa ou culposamente pelo excesso.

Alternativas

ID
2151151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

Se um PM, ao conduzir uma pessoa legalmente presa, necessitar disparar sua arma de fogo, para evitar que ela fuja, ele estará atuando em estrito cumprimento de dever legal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito OficialCerto.

     

    Gabarito do ProfessorErrado.

     

    Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

     

    Se um PM, ao conduzir uma pessoa legalmente presa, necessitar disparar sua arma de fogo, para evitar que ela fuja, ele estará atuando em .

    (ERRADA). Quem pratica uma ação em cumprimento de um dever imposto por lei não comete crime, de acordo com a norma permissiva inscrita no art. 23, inciso III, do CP. Contudoesta norma permissiva não autoriza que os agentes do Estado possam, amiúde, matar ou ferir pessoas apenas porque são marginais ou estão delinquindo ou então estão sendo legitimamente perseguidas. A própria resistência do eventual infrator não autoriza essa excepcional violência oficial

     

    Por sua vez, se a resistência - ilegítima - constituir-se de violência ou grave ameaça ao exercício legal da atividade de autoridades públicas, sua repulsa configura uma situação de legítima defesa (agressão injusta), justificando a reação dessas autoridades, desde que empreguem moderadamente os meios necessários para impedir ou repelir a agressão.

     

    Na verdade, a questão está mal redigida (dados incompletos).


ID
2151154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

Considere que determinado PM, em momento de lazer, sem estar de serviço, tenha se desentendido com militar estadual da reserva remunerada e, após discutirem, tenha nele causado graves lesões corporais. Nesse caso, o agressor será processado e julgado pela justiça comum.

Alternativas

ID
2151190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da munição, julgue o item que se segue.

A munição das armas de fogo consta de cartuchos que incluem os seguintes elementos essenciais: o projétil, o estojo, a carga de pólvora, a espoleta e, nas espingardas, a bucha.

Alternativas

ID
2151193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da munição, julgue o item que se segue.

A mistura iniciadora (carga de inflamação) contida nas cápsulas de espoletamento usada, atualmente, pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) é constituída de fulminato de mercúrio, de clorato de potássio ou de ambos.

Alternativas

ID
2151196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da munição, julgue o item que se segue.

São denominados de soft point os projéteis fabricados com a ponta formada por liga de chumbo mais mole, o que aumenta a sua deformabilidade.

Alternativas
Comentários
  • PROJÉTEIS EXPANSIVOS: Projéteis desenvolvidos com o propósito de diminuir penetração excessiva e distribuir mais energia no alvo, ou seja, “amassam” mais sua ponta, aumentando o diâmetro ao encontrar o alvo. Exemplos: Ponta Oca (Hollow Point) e Ponta Macia (Soft Point e Soft Nose) – em regra a liga de chumbo é mais macia do que uma encamisada.

    Resposta: Certo


ID
2151199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da munição, julgue o item que se segue.

Os projéteis deformáveis são chamados genericamente de bala dundum e receberam esse nome por terem sido usados pela primeira vez pelos ingleses durante a guerra de independência da Índia, na localidade de Dum-Dum.

Alternativas
Comentários
  • Dundum é o nome genérico que se dá popularmente a balas que, tendo a ponta oca ou fendida, se deformam ou estilhaçam ao encontrar o corpo da vítima, aumentando o diâmetro do ferimento e o estrago que provocam.

    As munições tipo dundum foram uma invenção dos ingleses, subproduto de seu aparato de dominação na Índia no século XIX, e tiveram amplo uso em conflitos militares até que, por razões humanitárias, foram declaradas proibidas pela Convenção de Haia de 1899. No entanto, nunca caíram em desuso, como se viu no caso de Jean Charles de Menezes.


ID
2151202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da munição, julgue o item que se segue.

As armas raiadas usam cartuchos com projéteis múltiplos.

Alternativas

ID
2151205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da munição, julgue o item que se segue.

As espingardas usam preferencialmente cartuchos com projéteis múltiplos, visto que estes costumam formar um cone de dispersão à medida que se afastam da boca da arma. O uso desses projéteis, em comparação com o uso de projétil único, facilita o alcance de alvos móveis.

Alternativas

ID
2151208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da munição, julgue o item que se segue.

O poder de parada (stopping power) independe da forma do projétil.

Alternativas

ID
2252854
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Há tempos utilizado no treinamento militar e agora sendo implementado no Crossfit, o sistema de exercícios físicos que utiliza o próprio corpo como ferramenta de treinamento, buscando, entre outros, desenvolvimento muscular, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • A calistenia é também chamada aquecimento; e é usado em diferentes partes do corpo de acordo com o exercício, por exemplo: em atletismo se aquecerá principalmente as pernas com exercícios adequados.

    A calistenia se define como um conjunto de exercícios que concentram seu interesse nos movimentos de grupos musculares, mais que na potência e no esforço, com o objetivo último de desenvolver a agilidade, a força física e a flexibilidade. Se tenta alcançar a maior contração muscular e que o corpo adquira um alinhamento correto, já que assim, permite modelar o corpo, melhorar a postura e definir um bom contorno corporal.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Calistenia


ID
2252857
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma afirmativa falsa em relação à corrida como esporte e sua execução:

Alternativas
Comentários
  • Corridas não rotineiras ou pontuais não necessitam de acompanhamento de profissional da área, pois não trazem grandes riscos à saúde.

    é o mesmo que afirmar que, sedentários ou não, não necessitam de um acompanhamento profissional da area já que não irá fazer grandes esforços.


ID
2252860
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A defesa pessoal deverá ser utilizada em nível progressivo de acordo com a ameaça sofrida. Ao sofrer uma agressão física, é proporcional que a vítima tome até a seguinte providência tendo em vista sua legítima defesa:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada... um empurrão é uma agressão física...  ou seja, neste caso,  poderia fazer uso de avisos verbais ao invês de partir para golpear... 

  • A questão é boa! Ela diz " a vítima tome até a seguinte providência " até o limite de " golpes contundentes" pois força letal,arma de fogo e força letal são "meio" que equivalentes e palavras e avisos verbais são ações iniciais antes de um confronto .

  • boa Kleydson, pensei o mesmo!

    Diz o art. 284 do Código de Processo Penal que não será permitido o emprego de “força”, salvo a indispensável no caso de resistência ou de tentativa de fuga do preso. E se houver, ainda que por parte de terceiros, resistência à prisão em flagrante ou à determinada por autoridade competente, o executor e as pessoas que o auxiliarem poderão usar dos “meios necessários” para defender-se ou para vencer a resistência (art. 292). E mais, preconiza o art. 25 do Código Penal Brasileiro, que pode invocar legítima defesa aquele que, usando moderadamente dos “meios necessários”, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

    ou seja, se o meliante resistiu a prisão com agressões físicas, o militar deverá usar em sua legitima defesa, golpes contundentes e assim controlar a situação, provocando lesão ou contusão pela pressão exercida numa parte do corpo, batendo ou chocando.

    "contundente" Dicionário de língua portuguesa,  


ID
2252863
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Entre um dos fundamentos da defesa pessoal, encontra-se o controle do adversário, sobre o qual é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para dominar uma técnica é necessário seguir alguns princípios:

    1. Princípio da Repetição: É necessário repetir tantas vezes quanto forem necessárias para incorporar a técnica, fazendo que o tempo entre você pensar e agir seja cada vez menor. O movimento deve ser o mais natural possível, a reação deve ser imediata. Chamamos isso de movimento instintivo/reflexivo.

     

     2. Princípio da Dor: A dor é o domínio sobre o seu adversário, quanto maior a dor, maior será o domínio.

    Podemos utilizar a dor para fazer o adversário ficar paralisado, destruir sua integridade física ou para distraí-lo. Este talvez seja o principal princípio para o controle do adversário.

    3. Princípio da Adaptação: Não é o fator de domínio do adversário que se adapta a técnica, mas a técnica se molda ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, poder adaptá-la ao adversário é a diferença entre viver ou morrer.

     

    4. Princípio da Mudança: Quando uma técnica não der resultado, mude para outra técnica. O adversário está dificultando a realização da técnica? Você tenta aplicar uma torção e não consegue? Mude a técnica para um soco ou cotovelada, ou altere a alavanca, somando a força do adversário à sua.

     

    5. Princípio da Versatilidade: Uma técnica para várias situações, várias técnicas para uma situação. Quanto maior a versatilidade e conhecimentos do lutador, maiores serão suas chances.

  • Alguém sabe informa por favor a fonte ou livro que as bancas utilizam para elaborar questões a respeito da matéria Defesa Pessoal?

    Desde já Obrigado.

  • GABARITO B

     

    A defesa pessoal é baseada em técnicas de imobilizações e projeções para uso contra o agressor e fundamentada no uso escalonado da força. No caso do emprego das variadas técnicas de defesa pessoal o agressor irá sentir a força da ação do agente de segurança, irá sentir dor, o que é completamente diferente do emprego de  "violência" propriamente dita.  


ID
2252866
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O sistema de funcionamento de uma arma pode ser classificado em automático, semiautomático e de repetição. Em relação a esses sistemas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • 1.2.4. Quanto ao sistema de funcionamento

    Repetição – Arma capaz de ser disparada mais de uma vez antes que seja necessário recarregá-la, as operações de realimentação são feitas pela ação do atirador. Pode ser equipada com carregador, tambor ou receptáculo (tubo).

    Semi-automático – Sistema pelo qual a execução do tiro se dá pela ação do atirador (um acionamento da tecla do gatilho para cada disparo); as operações de extração, ejeção e realimentação se darão pelo reaproveitamento dos gases oriundos de cada disparo.

    Automático – Sistema pelo qual a arma, mediante o acionamento da tecla do gatilho e enquanto esta estiver premida, atira continuamente, extraindo, ejetando e realimentando a arma até que se esgote a munição de seu carregador ou cesse a pressão sobre o gatilho.

     

    Fonte: Apostila de armamento e tiro da ANP

  • GAB: D

    A) No sistema de repetição, enquanto o gatilho da arma estiver pressionado, haverá sucessivos tiros até o esgotamento do carregamento.

    • arma automática

    B) No sistema semiautomático, o acionamento do gatilho gera apenas uma operação: o disparo.

    • armas de ação simples

    C) No sistema automático, a execução de um tiro se dá a partir de cada acionamento do gatilho efetuado.

    • arma semiautomática

    D) No sistema semiautomático, as operações de extração, ejeção e realimentação reaproveitam os gases oriundos de cada disparo.

    • ARMAS SEMIAUTOMÁTICAS (é tudo automático, exceto o acionamento do gatilho que deve ser realizado a cada novo disparo) - Nas armas semiautomáticas, como na maioria das pistolas, aproveita-se a força de expansão dos gases gerados com a queima do propelente para a extração e ejeção do estojo e, com o retorno do ferrolho, a introdução de um novo cartucho na câmara, deixando a arma em condições de efetuar um novo disparo.

    E) O sistema automático confunde-se com o sistema de ação híbrida, em que o conjunto de disparo ocorre em duas etapas.

    • sistema automático não se confunde com sistema de ação híbrida
    • Ação híbrida – A operação de armar o conjunto de disparo ocorre em duas etapas, uma antes e outra depois do disparo. É o conjunto de cartuchos necessários ou disponíveis para uma arma ou uma ação qualquer em que serão usadas armas de fogo.

ID
2252869
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A parte oca no interior do cano de uma arma de fogo, que orienta o projétil entre a culatra e a boca do cano é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Quanto à alma do cano
    A alma é a parte oca do interior do cano de uma arma de fogo, que vai geralmente desde a culatra até a boca do cano, destinada a resistir à pressão dos gases produzidos pela combustão da pólvora e outros explosivos e a orientar o projétil. Pode ser lisa ou raiada, dependendo do tipo de munição para o qual a arma foi projetada.

  • Resposta: B

    ALMA é a parte oca do interior do cano de uma arma de fogo, que vai geralmente desde a culatra até a boca do cano, destinada a resistir à pressão dos gases produzidos pela combustão da pólvora e outros explosivos e a orientar o projétil. Pode ser lisa ou raiada, dependendo do tipo de munição para o qual a arma foi projetada.

    RAIAMENTO são ranhuras helicoidais no cano de uma arma ou arma de fogo conferem uma rotação a um projétil em torno do seu eixo mais longo. Esse giro serve para estabilizar o projétil giroscopicamente, melhorando sua aerodinâmica, estabilidade e precisão.

    CALIBRE é a medida interna do diâmetro de um cano, adequado a determinada munição. É usualmente medido em polegadas ou milímetros, para armas com canos de alma raiada. Nessas armas, o calibre é o diâmetro interno, medido no fundo dos cavados do raiamento. Nas armas de cano liso é usado o sistema Gauge para determinação do calibre.

    TAMBOR também chamado de cilindro é, em armas de fogo, uma peça rotativa com câmaras concêntricas dispostas no mesmo raio e alinhamento do cano.

    DIÂMETRO ENTRE OS CHEIOS é a medida do diâmetro da parte interna do cano de uma arma, medido entre os cheios (calibre real). É expresso em milímetros ou em fração de polegada.

    FONTE:

    Cartilha com a síntese dos temas da PF

    https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/armas/temas-paraavaliacao-de-capacidade-tecnica


ID
2252872
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os profissionais capacitados pelos cursos de formação, empregados das empresas especializadas e das que possuem serviço orgânico de segurança, devidamente registrados no Departamento de Polícia Federal, responsáveis pela execução das atividades de segurança privada são denominados:

Alternativas
Comentários
  • Pesquisando sobre o assunto, acredito que a resposta esteja em uma portaria do Departamento de Polícia Federal do ano de 2012:

    Art. 2º da Portaria 3233 de dezembro de 2012 - Para os efeitos desta Portaria são utilizadas as seguintes terminologias:

    I - empresa especializada: pessoa jurídica de direito privado autorizada a exercer as atividades de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e cursos de formação;

    II - empresa possuidora de serviço orgânico de segurança: pessoa jurídica de direito privado autorizada a constituir um setor próprio de vigilância patrimonial ou de transporte de valores, nos termos do art. 10, § 4º da Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983;

    III - vigilante: profissional capacitado em curso de formação, empregado de empresa especializada ou empresa possuidora de serviço orgânico de segurança, registrado no DPF, e responsável pela execução de atividades de segurança privada; e

    IV - plano de segurança: documentação das informações que detalham os elementos e as condições de segurança das empresas de que tratam os incisos I e II.

    Segue o link do documento:

    http://www.lex.com.br/doc_24057336_PORTARIA_N_3233_DE_10_DE_DEZ


ID
2252875
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Assinale a alternativa que não contém um direito do vigilante:

Alternativas
Comentários
  • Lei 7102/83

    Art. 19 - É assegurado ao vigilante:

    I - uniforme especial às expensas da empresa a que se vincular;

    II - porte de arma, quando em serviço;

    III - prisão especial por ato decorrente do serviço;

    IV - seguro de vida em grupo, feito pela empresa empregadora.

  • exi

  • boa noite


ID
2252911
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O que se deve fazer na avaliação primária de uma vítima de acidente:

Alternativas
Comentários
  • avaliação primária deve-se analisar os riscos inerentes ao acidente e proteger e sializar o local do acidente ,logo após irá a avaliação da vítima.

  • resposta E

    5 etapas da abordagem primária (ABCD)

    O objetivo da abordagem primária à vítima de trauma é identificar da maneira mais rápida possível situações que coloquem ou possa colocar a vida em risco e que tragam atenção imediata pela equipe. Deve ser rápido, organizado e eficiente de forma que permita decisões em relação ao atendimento, dando ao paciente maiores chances de sobrevida.

    Dentro da abordagem de trauma, nós precisamos desenvolver 5 etapas básicas em relação a abordagem primária. Dentro dessas 5 etapas primarias, existem duas delas que são feitas fora dessa sequência.

    Abordagens fora das 5 abordagens primárias.

    Segurança de cena.

    Onde você irá realizar a segurança da sua equipe e do doente também. Principalmente numa via urbana.

    Cinemática do trauma.

    Avaliar as possíveis lesões observando as cenas e identificando o que pode ou não ter acontecido nesse paciente. É muito mais fácil você tratar um paciente se você souber onde procurar a lesão. Não basta apenas identifica-las, saber trata-las é muito importante.

    http://www.setemcursos.com.br/5-etapas-da-abordagem-primaria-abcd/

  • Antes de realizar qualquer abordagem primaria ou secundaria previsto para qualquer tipo de acidente ou trauma, prezar sempre pela segurança do local e em seguida seguir as etapas do atendimento A,B,C,D e E. diante disto, todas as questões estão erradas.

    Obs: Só se avança para o passo seguinte, após completar o anterior.


ID
2316622
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação ao plano de segurança de dignitários, considere:

I. Se o dignitário decidir ir ao encontro do público, todos os agentes de polícia da operação devem-se interpor entre ele e as pessoas, não permitindo o contato direto com os populares, evitando assim os riscos ou casos extremos.

II. Os agentes de polícia têm a autonomia e o dever de sondar os ambientes ou as áreas onde seus protegidos irão circular, analisando preliminarmente os riscos ou perigos existentes.

III. Só é considerado dignitário o sujeito que exerce cargo elevado, de alta graduação honorífica.

IV. No planejamento estratégico não se faz necessário a conjuntura com as Polícias Civil e Militar.

V. A licença para o uso do porte de arma pelos agentes de polícia na segurança de dignitários estrangeiros em visita ao Brasil é da competência do Ministério da Justiça.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. ERRADOApenas os agentes responsáveis pelo círculo de proteção aproximada são responsáveis pela interposição entre o VIP e as pessoas.

    II. CORRETO. Um dos  atributos de um agente de polícia é a atenção, antecipação e neutralização da ocorrência de riscos à autoridade.

    III. ERRADO. Qualquer pessoa que seja objeto de proteção especial é considerado dignitário (um artista famoso, por exemplo).

    IV. ERRADO. Pelo contrário. O apoio dos órgãos de segurança pública é fator primordial para o sucesso de qualquer programa de proteção.

    V. CORRETO

    GABARITO: Alternativa A

  • Agora passou para o Ministério da Seguranca Pública?
  • não,Piraneto Luiz,continua com o ministério da justiça .

  • I- Só a segurança aproximada. Quase impossível não ouvir diretamente as pessoas, ser tocado pelas pessoas...

    II- CORRETA

    III- Não é só as pessoas com cargo elevado.

    IV- muitas vezes as policias devem está ciente e participam cada um em suas competências. ex: segurança ostensiva

    V- CORRETA. Está no estatuto do desarmamento... competência do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

  • V. A licença para o uso do porte de arma pelos agentes de polícia na segurança de dignitários estrangeiros em visita ao Brasil é da competência do Ministério da Justiça.

    Está errada.

    A lei 10.826/03 - Estatuto do Desarmamento regulamenta em seu art. 9 que compete ao Ministério da Justiça a autorização do porte de arma para os responsáveis pela segurança de CIDADÃOS estrangeiros em visita ou sediados no Brasil.

    Aos DIPLOMATAS de missões diplomáticas e consulares, creditadas junto ao governo e aos SEGURANÇAS DE DIGNITÁRIOS (AUTORIDADES) em visita ao Brasil a autorização para o porte de arma no território brasileiro é dada pela POLÍCIA FEDERAL.


ID
2316631
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre as técnicas de defesa pessoal, considere:

I. O caráter principal da defesa pessoal é o uso da força, podendo ser aplicado aos oponentes de maiores dimensões ou com força muscular.

II. A aplicação de golpes em pontos sensíveis ou traumáticos a fim de imobilizar o adversário não gera responsabilidade civil, devido à legítima defesa no exercício de suas atividades.

III. Para dominar o adversário o mais rápido possível, utilizam-se principalmente bloqueios, retenções e alavancas encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar maiores riscos de acidentes ou lesões.

IV. No âmbito civil, tenta-se dominar o adversário de maneira segura, podendo ocasionar alguns danos ao adversário por legítima defesa ou no estrito cumprimento do dever legal.

V. A defesa pessoal é baseada nos fundamentos de alguns esportes e/ou artes marciais que têm em sua essência os princípios das alavancas e a garantia da integridade pessoal.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Item II: A legítima defesa putativa não exclui a responsabilidade civil do ofensor, consistindo, ao contrário, uma dirimente somente penal, não uma excludente do dever de indenizar. (TJ-PR - Apelação Cível AC 6119840 PR 0611984-0 (TJ-PR) )

    Sobre o item que fiquei em dúvida.

  • Garantia da integridade pessoal? isso eh querer  forçar d +..

  • não tem como se garantir a integridade pessoal.
    a opção V, está bem estranha.

     

  • GABARITO: D

     

    Item I - O carater principal da defesa pessoal não é o uso da força, mas sim de aplicações de técnicas de imoblizações, afim de se preservar a integridade física do agressor.

    Item II - A aplicação de golpes ou imobilizações de forma indevida sempre gererá responsabilidade civil (principalmente quando praticadas por agentes públicos)

    Item III - CERTO.

    Item IV - CERTO.

    Item V - CERTO.

  • Letra E realmente impossível de garantir a integridade...

     

  • Pessoal, garantir a integridade pessoal é um princípio e não uma regra. Quando a assertiva fala isso, na verdade quer dizer que o intuito do defensor, claro, é garantir sua integridade pessoal.

  • Pq a assertiva IV tá certa.?

  • O item II e IV tem a mesma lógica, portanto, se um está errado o outro também tem que está.


ID
2320717
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Atenção: A questão a seguir está de acordo com as Diretrizes da American Heart Association (AHA) 2010. 


Na Reanimação Cardiopulmonar (RCP) recomenda-se, dentre outros procedimentos, que as compressões torácicas feitas por um socorrista leigo devem ser contínuas até o momento da 

Alternativas

ID
2320720
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Atenção: A questão a seguir está de acordo com as Diretrizes da American Heart Association (AHA) 2010. 


O socorrista leigo que atua sozinho na reanimação cardiopulmonar, de uma pessoa adulta, deve aplicar as compressões torácicas na frequência de, no mínimo, 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    De acordo com o protocolo editado pela American Heart Association em 2010. A frequência de compressão deve ser, no mínimo, de 100/minuto (em vez de “aproximadamente” 100/minuto). A profundidade da compressão em adultos foi ligeiramente alterada para, no mínimo, 2 polegadas (cerca de 5 cm),em lugar da faixa antes recomendada de cerca de 1½ a 2 polegadas (4 a 5 cm). Quando se tratar de socorrista "Leigo" este deverá priorizar a aplicação das compressões (100/minuto), caso ele possua treinamento poderá realizar as insuflações na frequência de 30 compressões por 2 ventilações (uma ventilação a cada 6 ou 8 segundos). Profissionais da Saúde verifica rapidamente a respiração ao verificar se o paciente está respondendo a fim de detectar sinais de PCR. Após a aplicação de 30 compressões, o socorrista que atuar sozinho deverá abrir a via aérea da vítima e aplicar duas ventilações, as compressões torácicas devem ser feitas a uma frequência mínima de 100 compressões por minuto e as insuflações uma ventilação a cada 6 ou 8 segundos.

    Fonte de referencia American Heart Association - Guidelines CPR ECC 2010

  • A American Heart Association retirou as ventilações do protocolo

ID
2320723
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Atenção: A questão a seguir está de acordo com as Diretrizes da American Heart Association (AHA) 2010. 


Uma pessoa que foi atingida por projétil de arma de fogo, na perna esquerda, apresenta hemorragia externa com a presença de sangue vermelho vivo jorrando pelo membro. No controle da hemorragia, uma das ações recomendadas é a aplicação de 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    De acordo com o protocolo editado pela American Heart Association em 2010.

    Torniquetes e controle de hemorragias 2010 (Sem alterações em relação a 2005): Devido aos possíveis efeitos adversos de torniquetes e à dificuldade de sua correta aplicação, seu uso para controlar hemorragias das extremidades é indicado somente se a aplicação de pressão direta não for eficaz ou possível e se o prestador de primeiro socorros tiver treinamento no uso de torniquete.

    Motivo: São várias as experiências com o uso de torniquetes para controlar hemorragias em campos de batalha e não há dúvida de que eles funcionam nas circunstâncias corretas e com o treinamento adequado. No entanto, não existem dados sobre o uso de torniquetes por prestadores de primeiros socorros. Os efeitos adversos dos torniquetes, que podem incluir isquemia e gangrena da extremidade, bem como choque ou até mesmo a morte, parecem estar relacionados à quantidade de tempo que permanecem aplicados e sua eficácia é parcialmente dependente do tipo de torniquete. Em geral, torniquetes especialmente projetados são melhores do que os improvisados.


ID
2506264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A defesa pessoal, também denominada autodefesa, é um método de proteção contra ataques pessoais, que consiste em

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A Defesa Pessoal é composta de técnicas de reação, porque primeiramente deve haver uma ação por parte do criminoso. Assim, tais técnicas só devem ser aplicadas quando esgotadas as chances de prevenção. Esta ação por parte do criminoso não necessariamente é física, afinal, o profissional da segurança lê gestos e atitudes, olhares e sinais, percebendo ações do criminoso antes mesmo delas acontecerem. Assim, sua resposta sempre será uma reação. O objetivo de utilizar a força é neutralizar o indivíduo em sua ação que caracterize desrespeito às leis, ou que possam causar mal de acordo com a sociedade que esse indivíduo convive.

  • a) aumentar o tempo de combate pelo uso da força física, para dominar agressores maiores e mais fortes. ERRADA => Objetivo é utilizar tempo necessário para uma reação rápida a fim de neutralizar o oponente, nada de aumentar o tempo de combate.

     b) utilizar, com base no princípio da unicidade, uma única técnica em todas as situações de risco. ERRADA => iinúmeras técnicas para as diversas situações de risco

     c) refrear a agressão utilizando apenas o emprego de técnicas de mãos nuas, isto é, sem o uso de objetos. ERRADA => várias técnicas disponíveis

     d) aplicar no agressor golpes traumáticos ou letais, com base nos conhecimentos dos pontos sensíveis do corpo humano. ERRADA =>  objetivo de utilizar golpes para neutralizar, imobilizar e conter a ação do oponente "tentando" não causar traumas ou lesões letais.

     e) neutralizar o adversário, dominando-o de maneira segura e sem provocar danos a ele. CORRETA

    GABARITO: E

  • Gabarito: letra E

    a) aumentar o tempo de combate pelo uso da força física, para dominar agressores maiores e mais fortes.

    Comentário: O profissional de segurança deve evitar o combate! Quando necessário, utilizará recursos técnicos com objetivo de neutralizar a injusta agressão, respeitando o gradiente de força e os fundamentos da defesa pessoal: autocontrole, controle do adversário e controle da situação.

    b) utilizar, com base no princípio da unicidade, uma única técnica em todas as situações de risco.

    Comentário: O profissional de segurança, para dominar o agressor, obedecerá aos seguintes princípios: Repetição, dor, Adaptação, Mudança, Versatilidade (contradiz o enunciado).

    c) refrear a agressão utilizando apenas o emprego de técnicas de mãos nuas, isto é, sem o uso de objetos.

    Comentário: Deve-se utilizar de recursos necessários e proporcionais: tonfa, espargidor, entre outros.

    d) aplicar no agressor golpes traumáticos ou letais, com base nos conhecimentos dos pontos sensíveis do corpo humano.

    Comentário: Conteúdo letra a.

    e) neutralizar o adversário, dominando-o de maneira segura e sem provocar danos a ele.

    Gabarito!

  • Letra a (errada)

    Ao contrário do afirmado, o agente não deve aumentar o tempo de combate pelo uso da força física. A essência consiste em prevenir a agressão e controlar o(s) agressor(es), valendo-se de métodos e ferramentas estudadas, sem violência e sem força excessiva. A melhor reação é aquela que evita ao máximo o uso da força bruta, ou seja, de outra violência.

    O que se busca é a mínima utilização da força pelo menor período de tempo possível. Aplicando corretamente essas técnicas, o risco de lesão desnecessária, tanto do agressor, quanto de terceiros, diminuirá bastante.

     

    Letra b (errada)

    Ao contrário do afirmado, deve utilizar o PRINCÍPIO DA VERSATILIDADE em que deve haver uma técnica para várias situações e várias técnicas para uma situação.

     

    Letra c (errada)

    Dentro do Uso Diferenciado da Força, existem gradientes de força que devem ser usados a depender da situação concreta. Dentro da Teoria da Pirâmide de Flet, os níveis variam desde a Presença Física (1 nível) até o uso da Força Letal (6 nível).

    Como 3 nível da Pirâmide de Flet, encontram-se as Técnicas de Controle de Contato também conhecida como Técnicas das Mãos Livres. Percebe-se então que, para a utilização de Técnicas de Defesa Pessoal, é possível adotar quaisquer dos níveis de força a depender do caso concreto.

    Difentende da aplicação de Técnicas de Defesa Pessoal, a aplicação de Técnicas de Imobilização Tática não poderá usar todos os níveis de gradiente de força.

    Letra d (errada)

    Conforme vimos, é possível a aplicação de golpes traumáticos em pontos sensíveis do corpo humano na aplicação de Técnicas de Defesa Pessoal. Apesar disso, esse tipo de conduta deve ser adotado somente em casos em que o nível de ameaça for elevadíssimo, o agente saber exatamente quais suas possíveis linhas de ação.

    Dessa forma, torna-se de suma importância que os agentes de segurança tenham noção básica anatômica dos pontos sensíveis do corpo humano e quais são as consequências no caso de traumatismo. Além disso, é aconselhável que tenham noções de primeiros socorros (APH) para diminuírem as consequências quando esse tipo de golpe tiver que ser aplicado.

    Letra e (Certa)

    A questão narra aquilo que deve ser o objetivo de qualquer pessoa ao ter que aplicar Técnicas de Defesa Pessoal, qual seja: dominar o adversário sem lhe causar danos.

    Resposta: Letra E


ID
2525482
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao final do curso, o aluno, uma vez aprovado e capacitado para o exercício de segurança privada, deverá apresentar indicadores relacionados ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. O único indicador que NÃO se enquadra nesse perfil é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a)

    Desenvolver hábitos de empatia no trabalho não é um indicador relacionado ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes da área de segurança.

  • proteger o meio ambiente é indicador relacionado ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes da área de segurança.?!

  • Creio que a banca fez uma pegadinha com a termo "MEIO AMBIENTE", pois ela quis dizer MEIO AMBIENTE DE TRABALHO...ela generalizou o termo.

    Questão bem difícil, ao meu ver!


ID
2525497
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um indivíduo com uma faca tenta agredir um segurança patrimonial após uma discussão ou desinteligência no acesso a edificação. Neste caso, embasado nas técnicas de defesa pessoal, pode-se afirmar que o segurança deve

Alternativas
Comentários
  • Seguindo  esse  ensinamento da FCC, vc abre vacância...

  • "...não investir em ataques, aguardar o agressor atacar com a faca e realizar projeção ou manobra de uma alavanca, com uso dos braços, para desarmá-lo." -  ESSA PARTE, OK.
    Agora,  "manter a distância dentro da área de risco, em posição defensiva" Dentro da area de risco ?!?!? se a primeira instrução é CORRER, como a questão me diz q o correto é manter a distancia DENTRO da AREA DE RISCO ?!?!?!

  • Questão para distrair hahha

  • Manter dentro da área de risco?kkkkkkk me ajude FCC

  • Queria saber se quem elaborou essa questão foi algum professor, faixa preta em alguma arte marcial ou professor de Defesa Pessoal, pq pelo gabarito está parecendo ter sido elaborada por algum bebado de boteco! 

     

    Letra C: esperar o agressor atacar com a faca, tomar várias facadas e morrer sangrando. Legal! TNC.

  • assim fica difícil....

  •  

    Defesa de faca : Quando o adversario empurra a faca (atacar) e interessante esquivar ao mesmo tempo em que puxamos o braço,causando desiquilibrio e usando a força contra ele mesmo.

  • o certo é manter a distancia e meter uma pedra na cara do vagabundo e deixar o mesmo estirado no chao kkkkkk

  • http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/comfacas.pdf

  • Questão perfeita...você não vai se aproximar/encurtar a distância pois você perderá o tempo de reação. A questão propôs uma situação em que o segurança já está sofrendo uma agressão, portanto você se mantém a distância do agressor, dentro da área de risco, ou seja, você estará dentro da área que ele ainda poderá lhe atacar, porém você está distante dele e com a possibilidade de reagir ao ataque dele.

     

     

  • Para acertar a questão e  Passar no concurso eu  "mantenho a distância dentro da área de risco"marco certa na hora....

    agora na pratica são outros 500...kkkkkk

  • Na defesa contra faca o movimento deve surpreender o agressor,pois a vantagem é dele. Se ele ataca deve-se "entrar"no golpe,interceptando-o ainda no inicio da tentativa. Caso haja apenas ameaca, esquivar-se e utilizar tecnicas de desarme junto as imobilizacoes é a melhor saída ,em se tratando de possiveis reacoes. Em ambos os casos, é necessário se manter dissimuladamente na area de risco. Krav magá. Kida.

  • Questão simples, sem muita dificuldade, não há muito o que pensar. 

    A letra C está corretíssima, por eliminação as demais estão ABSURDAMENTE erradas.

    Vou fazer uma marcação em vermelho, em relação aos erros presentes, nas demais assertivas para facilitar o entendimento:

     

    a) se aproximar do agressor para diminuir a área de raio de ação e investir em golpes com quedas e imobilização. 

    ITEM ERRADO. Em nenhuma hipótese o agente de segurança poderá se aproximar do agressor armado com faca (isso só ocorre nos filmes do Steven Seagal...kkkk). Pelo contrário, deve-se manter uma distância do agressor e tentar imobilizá-lo no tempo de reação adequado.

     

     b) se aproximar em relação ao agressor, fazendo com que a distância da área de engajamento diminua, dificultando os movimentos do agressor com a faca e tentar imobilizá-lo.  

    ITEM ERRADO. Mesma explicação do item anterior, quanto maior a distância menor é a vantagem do agressor, justamente por ser uma arma branca.

     

    c) manter a distância dentro da área de risco, em posição defensiva, e não investir em ataques, aguardar o agressor atacar com a faca e realizar projeção ou manobra de uma alavanca, com uso dos braços, para desarmá-lo. 

    ITEM CERTO. Atitude perfeita do agente, não há o que comentar, questão autoexplicativa. 

     

     d) fazer com que a área do corpo ou a área de combate do agressor diminua para ter menos espaço do movimento de braço com a faca.  

    ITEM ERRADO. Segue o mesmo raciocínio dos itens A e B. Como você vai diminuir a área de combate do agressor se aproximando dele, estando ele armado com faca? Total descabimento, manter a distância do agente criminoso facilita o tempo de reação e aumenta a chance de desarmá-lo.

     

     e) se prevenir e controlar o agressor, valer-se de métodos e técnicas de defesa pessoal, com o uso de força excessiva

    ITEM ERRADO. A primeira parte do item está certa, porém a segunda não. O uso da força será sempre proporcional ao nível de agressão, nunca excessiva (mas...é claro que dar vontade dar umas porradas e quebrar o braço dele num arm-lock...kkkkk...mas não pode né??).

     

    Bons estudos e sucesso sempre!!

  • Que questão ridícula! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eu vejo muita fantasia nisso!!! Kkkkkk!!!

  • Apenas para resolução de questão, pois na prática deve ser totalmente diferente.

  • E a parte de sacar a arma e atirar no vagabundo?
  • Um dos ensinamentos da Desfesa Pessoal é a utilização da força do oponente contra ele mesmo. Desta forma, em uma análise das afirmativas percebemos que a Letra C é a afirmação correta, pois é nela que o agente se utilizou da ofensiva do oponente para realizar a manobra de imobilização.

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.youtube.com/watch%3Fv%3D2O4dFxDHIKo&ved=2ahUKEwi8oPmXodTxAhUQrpUCHQnpDBsQjjgwA3oECB0QAg&usg=AOvVaw0v5nTudCAd4mrfFmf2GfWh


ID
2563843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca da atuação operacional do profissional de segurança.


Agentes de segurança devem aproximar-se de veículos suspeitos, preferencialmente, pela sua retaguarda.

Alternativas
Comentários
  • Essas são as 18 questões NÃO ATRIBUIDOS do TRF5 de 3 dezembro de 2017 na área de segurança e transporte q o site não colocou em seu devidos lugares em seu banco de dados... to cansado de falar toda hora pra eles mais n adiata, q nem o trf1. Faça um bom proveito nesse link ...18 questões.

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?migalha=true&disciplina=52&prova=56155&modo=1

  • CERTO

    RETAGUARDA: CAUDA, ZAGA, TRASEIRA , 

  • Princípios da Surpresa e da Segurança na abordagem.


ID
2647453
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante a fase processual judicial, existem provas que podem ser juntadas aos autos, porém, decorrem de outros processos. Supondo-se que, nos autos de um processo, a pessoa “X” cometeu um assalto à mão armada em um banco, no outro processo, anterior, ficou provado que cometeu um homicídio e restou comprovado que aquela arma utilizada para matar foi a mesma utilizada para o assalto ao banco, o juiz utilizou-se, documentalmente, da prova do homicídio para integrar o processo de roubo. Como se denomina esse tipo de prova?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Produção da prova no processo

    Em regra, a prova que será utilizada pelas partes e pelo juiz no processo é produzida dentro do próprio processo. Ex: João propôs ação contra Pedro, fundamentando seu suposto direito em um determinado documento. O réu alega, por sua vez, que esse documento é falso. Em regra, a prova dessa falsidade terá que ser feita no próprio processo.

     

    Prova emprestada

    É possível, no entanto, que uma prova que foi produzida em um processo seja levada (“transportada”) para ser utilizada em outro processo. A isso a doutrina chama de “prova emprestada”.

    “Prova emprestada é a prova de um fato, produzida em um processo, seja por documentos, testemunhas, confissão, depoimento pessoal ou exame pericial, que é trasladada para outro processo sob a forma documental.” (DIDIER JR. Fredie; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 2. Salvador: Juspodivm, 2013, p. 52).

     

    Quais são os fundamentos que justificam a aceitação da prova emprestada?

    • Princípio da economia processual;

    • Princípio da busca da verdade possível uma vez que nem sempre será possível produzir a prova novamente.

     

    “A utilização de prova já produzida em outro processo responde aos anseios de economia processual, dispensando a produção de prova já existente, e também da busca da verdade possível, em especial quando é impossível produzir novamente a prova.” (NEVES, Daniel Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. São Paulo: Método, 2013, p. 430).

     

    A prova emprestada ingressa no processo com que natureza?

    A prova que veio de outro processo entra no processo atual como “prova documental”, independentemente da natureza que ela tinha no processo originário.

  • GABARITO C

     

    o Juiz se valeu do princípio da serendipidade: a prova emprestada. 

  • Lembrando que não é permitido utilizar prova emprestada de IP, pois neste não há o contraditório


ID
2647459
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Qual o tipo de segurança realizada pelos agentes responsáveis pela segurança quando executam a proteção imediata, posicionados próximos e constantemente ao redor do VIP, cabendo resguardá-lo, reagir a ameaças e retirá-lo em caso de emergência?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Teoria dos circulos concêntricos, aquele que estiver a direita e atrás é o famoso MOSCA,

  • GABARITO C

     

    Segurança Aproximada ou Pessoal (grau de proteção):

    Equipe de segurança que atua mais diretamente com a autoridade, sempre junto.

    Objetivo: impedir a ação direta de agressores.

     

    Segurança Velada (grau de cobertura):

    - Equipe de segurança que atua de maneira dissimulada, disfarçada, a fim de impedir ocorrências e subsidiar a atuação do pessoal da segurança pessoal. 

    Objetivo: interceptar, desorganizar possíveis ações hostis. 

     

    Segurança Ostensiva (grau de vigilância):

    - Equipe de segurança que atua ostensivamente, farados, identificados, uniformizados, intimidando possíveis agressores pela simples presença.

    Objetivo: impedir a aproximação de pessoas não autorizadas e emitir alertas às demais equipes. 

     

    * A segurança Ostensiva e a Velada fazem parte do modus operandi caracterizado. Quando descaracterizados os agentes ocultam completamente a função de segurança, agindo mais na parte da inteligência, de investigação. 


ID
2647468
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Na atividade de agente responsável pela segurança, algumas vezes se faz necessário utilizar conhecimentos e técnicas de Defesa Pessoal, baseadas em qualquer das artes e esportes disponíveis para essa atividade. Existem pontos sensíveis adequados para cada situação operacional que se apresenta. Qual(is) o(s) ponto(s) sensíveis mais adequados para atuar com a intenção de domínio para utilização de algemas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    As algemas devem ser colocadas nas articulações, punhos ou tornozelos. 

     

    Existem algemas de punho e as de tornozelo que são chamadas de marca-passo, pois limitam os passos da pessoa algemada, dificultando sua caminhada. Essa é muito utilizada em escoltas de presos, principalmente os de alta periculosidade. 


ID
2672371
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Além da declaração de efetiva necessidade, considere os seguintes requisitos para aquisição de arma de fogo de uso permitido:


I. Comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos.

II. Apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa.

III. Comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento da Lei.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    I. Comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos.

    II. Apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa.

    III. Comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento da Lei.

    + Maior de 25 anos de idade.

     

    Exceção do requisito da idade mínima de 25 anos: militares e agentes públicos armados (polícias, guardas municipais, agentes penitenciários, entre outros ocupantes de cargos públicos expressos no Estatuto do Desarmamento).


ID
2672377
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação às competências do Sistema Nacional de Armas (SINARM), considere:


I. Identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro;

II. Cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País;

III. Cadastrar as autorizações de porte de arma de fogo e as renovações expedidas pela Polícia Federal;

IV. Cadastrar as apreensões de armas de fogo, exceto as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais;

V. Cadastrar os armeiros em atividade no País, bem como conceder licença para exercer a atividade.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    I. Identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro;

    II. Cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País;

    III. Cadastrar as autorizações de porte de arma de fogo e as renovações expedidas pela Polícia Federal;

    IV. Cadastrar as apreensões de armas de fogo, exceto as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais;

    V. Cadastrar os armeiros em atividade no País, bem como conceder licença para exercer a atividade.

  • Gabarito D

    Só a afirmação IV está errada.

    IV. Cadastrar as apreensões de armas de fogo, exceto as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais; exceto nada, inclusive !

  • Gab: D


    _________________________________________________________________________________________________

    I. Identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro;


    --> Certo - Art. 2o Ao Sinarm compete: I – identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro;


    _________________________________________________________________________________________________

    II. Cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País;


    --> Certo - Art. 2o Ao Sinarm compete: II – cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País;


    _________________________________________________________________________________________________

    III. Cadastrar as autorizações de porte de arma de fogo e as renovações expedidas pela Polícia Federal;


    --> Certo - Art. 2o Ao Sinarm compete: III – cadastrar as autorizações de porte de arma de fogo e as renovações expedidas pela Polícia Federal;


    __________________________________________________________________________________________________

    IV. Cadastrar as apreensões de armas de fogo, exceto as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais;


    --> Errado - Art. 2o Ao Sinarm compete: VII – cadastrar as apreensões de armas de fogo, inclusive as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais;


    __________________________________________________________________________________________________

    V. Cadastrar os armeiros em atividade no País, bem como conceder licença para exercer a atividade.


    --> Certo - Art. 2o Ao Sinarm compete: VIII – cadastrar os armeiros em atividade no País, bem como conceder licença para exercer a atividade;


  • O SINARM é responsável por todo e qualquer registro e identificação de armas de uso permitido no Brasil, inclusive as apreendidas em operações policiais e judiciais.


ID
2759662
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

      Centrais sindicais e entidades organizadoras realizam uma manifestação em comemoração ao “Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Direitos” que marca a luta cotidiana em prol das negociações coletivas. As atividades ocorrem em frente ao TRT, na Av. das Areias Ensolaradas e contam com, aproximadamente, 5.000 pessoas, dentre elas, sindicalistas e trabalhadores. Após o ato inicial, está prevista caminhada, acompanhada por uma carreata, até a Esquina Democrática, no centro da cidade, onde às 18 horas ocorrerão os pronunciamentos. Os caminhões de som, bem como os veículos da carreata estão estacionados e parados na Av. das Areias Ensolaradas e adjacências. No local estão presentes, ao menos, 100 indivíduos de um grupo de manifestantes conhecido por Blue Blocks, vestindo roupas azuis e rostos cobertos. Antes do início da carreata, investiram contra os seguranças do TRT com socos-ingleses, pedras e paus, iniciando-se ações violentas que culminaram na quebra das vidraças do prédio do TRT, depredação do caminhão de som e dos carros dos manifestantes das centrais sindicais e veículos das entidades organizadoras que participariam da carreata. Em ato contínuo, os motoristas do caminhão de som e veículos que participariam da carreata se assustaram com a violência e depredações, e saíram apressadamente do local, porém, devido à grande aglomeração de manifestantes, ocorreram diversos atropelamentos. Minutos após o ocorrido, muitos curiosos encontravam-se pelo local em torno das vítimas − que ficaram gravemente lesionadas − dos veículos e instalações danificadas e depredadas.  

Durante o conflito no TRT, dois técnicos em segurança, Marronei e Raitauer, identificaram um indivíduo armado com soqueira, que pertencia ao grupo de Blue Blocks e estava, sozinho, depredando um veículo oficial com pedras e paus no interior do estacionamento do TRT. Ao ser avistado, o Blue Blocker arremessou uma pedra contra os técnicos de segurança. Marronei e Raitauer portavam cinto tático com espargidor de gás pimenta, arma de eletrochoque, arma de fogo, bastão retrátil e algemas, porém somente Marronei estava com escudo. A conduta mais correta a ser adotada pela dupla de técnicos é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Todo agente público deve obedecer a escala do uso progressivo ou escalonado da força em suas ações.

     

    No caso apresentado, o primeiro passo é verbalizar, protegendo-se das possíveis injustas agressões.

     

    Alguns dos passos ou etapas do uso escalonado ou progressivo da força:

    . Presença Física (agente do estado, devidamente identificável)

    . Verbalização

    . Imobilização Tática (caso seja possível e segura a sua realização contra o agressor)

    . Uso de armamentos ou materiais menos letais (bastão, gás de pimenta, tonfa, taser, por exemplo)

    . Uso do armamento letal (armas de fogo), este, somente, em último caso. 

     

    USO DE ARMAMENTO LETAL

    O uso do armamento letal é disciplinado pela lei 13.060/2014 que traz as hipóteses em que não é legal sua utilização, entre outras observações que devem ser realizadas pelo agente público armado.

     

    PRIORIDADES A SEREM OBSERVADAS NO CASO DE USO DE ARMA DE FOGO:

    . População (civil comum, pessoas inocentes, pessoas próximas ao evento crítico)

    . Agente Público 

    . Agressor

     

     

  • Nesse tipo de questão, é essencial que se busque a alternativa menos drástica.

    A questão fala que o agressor possuía pedras e os agentes, que estavam longe, dispunham de escudo e armas não letais.

    Assim, a atitude mais prudente a ser tomada consiste na proteção física contra eventuais pedradas e manejo da situação por meio de verbalização.

    Gabarito: Alternativa E

  • No dia da prova lembro que respondi "gás de pimenta", pois achei que os seguranças foram agredidos pela pedrada do blue blocker, mas hoje vejo que eu deveria ter lido com mais calma, pois a questão não diz que a pedra ACERTOU algum deles.

  • Magrinho seu raciocínio está correto e discordo do gabarito pois o agressor apesar de não acertar isso é tentativa de agressão o que na minha opinião já respalda para o aumento do nível de resposta pelo uso progressivo da força mas a letra A, C e D uma anula a outra... então só sobraria mesmo a letra e...

  • Na prática duas boas bastãozadas, na prova respeite ao máximo o bom senso e a dignidade da pessoa humana.

  • Quando a questão usar o termo IMEDIATAMENTE tenha atenção, pois a função de segurança requer cautela e pensamento antes de agir. Sendoassim, serão raras as situações que o agente irá atuar de uma forma IMEDIATA sem antes pensar e analisar a situação.


ID
3044809
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O Sistema Nacional de Armas − Sinarm, instituído no Ministério da Justiça, no âmbito da Polícia Federal, tem circunscrição em todo o território nacional. É parte de suas competências:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

      Art. 2 Ao Sinarm compete:

           I – identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro;

           II – cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País;

           III – cadastrar as autorizações de porte de arma de fogo e as renovações expedidas pela Polícia Federal (LETRA E);

           IV – cadastrar as transferências de propriedade, extravio, furto, roubo e outras ocorrências suscetíveis de alterar os dados cadastrais, inclusive as decorrentes de fechamento de empresas de segurança privada e de transporte de valores;

           V – identificar as modificações que alterem as características ou o funcionamento de arma de fogo;

           VI – integrar no cadastro os acervos policiais já existentes;

           VII – cadastrar as apreensões de armas de fogo, inclusive as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais (LETRA D);

           VIII – cadastrar os armeiros em atividade no País, bem como conceder licença para exercer a atividade;

           IX – cadastrar mediante registro os produtores, atacadistas, varejistas, exportadores e importadores autorizados de armas de fogo, acessórios e munições;

           X – cadastrar a identificação do cano da arma, as características das impressões de raiamento e de microestriamento de projétil disparado, conforme marcação e testes obrigatoriamente realizados pelo fabricante;

           XI – informar às Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal os registros e autorizações de porte de armas de fogo nos respectivos territórios, bem como manter o cadastro atualizado para consulta. (GABARITO)

           Parágrafo único. As disposições deste artigo não alcançam as armas de fogo das Forças Armadas (LETRA B e também Letra C) e Auxiliares, bem como as demais que constem dos seus registros próprios.

  • Devagar também se vai longe...

  • A - informar às Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal os registros e autorizações de porte de armas de fogo nos respectivos territórios, bem como manter o cadastro atualizado para consulta. GABARITO

    Art. 2º XI – informar às Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal os registros e autorizações de porte de armas de fogo nos respectivos territórios, bem como manter o cadastro atualizado para consulta.

    .

    B - informar exclusivamente às Polícias Federais e às Forças Armadas os registros e autorizações de porte de armas de fogo nos respectivos territórios, bem como manter o cadastro atualizado para consulta.

    Art. 2º Parágrafo único. As disposições deste artigo não alcançam as armas de fogo das Forças Armadas e Auxiliares, bem como as demais que constem dos seus registros próprios.

    .

    C - identificar as características e a propriedade de armas de fogo das Forças Armadas e Auxiliares, bem como as demais que constem dos seus registros próprios, mediante cadastro.

    Art. 2º Parágrafo único. As disposições deste artigo não alcançam as armas de fogo das Forças Armadas e Auxiliares, bem como as demais que constem dos seus registros próprios.

    .

    D - cadastrar as apreensões de armas de fogo, exceto as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais.

    Art. 2º  VII – cadastrar as apreensões de armas de fogo, inclusive as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais;

    .

    E - cadastrar as autorizações de porte de arma de fogo, exceto as renovações expedidas pela Polícia Federal.

    Art 2º III – cadastrar as autorizações de porte de arma de fogo e as renovações expedidas pela Polícia Federal;

  • das auditorias que não foram realizadas por A1, somente 18 foram realizadas por A2;

    ou seja, toda intersecção com A1 você retira, ficando apenas 15 que é exatamente a intersecção de A2 com A3 como ele disse que A2 tem 18 = 15+3

    3 fica no somente a2

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
4055620
Banca
UFGD
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto ao tipo, o armamento leve classifica-se em:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra -C

    Mas a lei 10.826/03 não aborda esta classificação.

    Encontrei na cartilha:http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/cartilha-de-armamento-e-tiro.pdf

  • TENDI NADA... *_*

  • Esta materia esta relacionada geralmente ao curso de tiro de cursos de formação da área policial

  • carai aprendi isso no Exercito, 1º BEC Bravo 2013 , O MELHOR, SEERTAAAAAO

  • A pergunta deveria ser "Quanto a portabilidade" e não ao tipo

  • Gabarito: C

    Quanto à classificação em relação à mobilidade, existem diferenças conforme a interpretação dos diferentes autores; entretanto, para os profissionais da área de segurança pública, é importante que se adotem as definições contidas no Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (R-105), que é o texto legal sobre esse tema, transcrito a seguir:

    - Arma não portátil – “arma que, devido às suas dimensões ou ao seu peso, não pode ser transportada por um único homem”. Os exemplos mais comuns são as peças de artilharia. (art. 3º, inciso XX, anexo)

    - Arma de porte – “arma de fogo de dimensões e peso reduzidos, que pode ser portada por um indivíduo em um coldre e disparada, comodamente, com somente uma das mãos pelo atirador; enquadram-se, nesta definição, pistolas, revólveres e garruchas”. (art. 3º, inciso XIV, anexo)

    - Arma portátil – “arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações normais, ambas as mãos para a realização eficiente do disparo” (art. 3º, inciso XXII, anexo). Nessa definição, enquadram-se os fuzis, carabinas e espingardas, entre outros.

    Obs.: O mais perto que consegui de fundamentação para essa questão está acima, ainda, acredito que o tema possa ser tratado em balística forense (Balística interior).

  • seria quanto à mobilidade e não "armamento leve", nunca nem vi