SóProvas


ID
2252863
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Entre um dos fundamentos da defesa pessoal, encontra-se o controle do adversário, sobre o qual é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para dominar uma técnica é necessário seguir alguns princípios:

    1. Princípio da Repetição: É necessário repetir tantas vezes quanto forem necessárias para incorporar a técnica, fazendo que o tempo entre você pensar e agir seja cada vez menor. O movimento deve ser o mais natural possível, a reação deve ser imediata. Chamamos isso de movimento instintivo/reflexivo.

     

     2. Princípio da Dor: A dor é o domínio sobre o seu adversário, quanto maior a dor, maior será o domínio.

    Podemos utilizar a dor para fazer o adversário ficar paralisado, destruir sua integridade física ou para distraí-lo. Este talvez seja o principal princípio para o controle do adversário.

    3. Princípio da Adaptação: Não é o fator de domínio do adversário que se adapta a técnica, mas a técnica se molda ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, poder adaptá-la ao adversário é a diferença entre viver ou morrer.

     

    4. Princípio da Mudança: Quando uma técnica não der resultado, mude para outra técnica. O adversário está dificultando a realização da técnica? Você tenta aplicar uma torção e não consegue? Mude a técnica para um soco ou cotovelada, ou altere a alavanca, somando a força do adversário à sua.

     

    5. Princípio da Versatilidade: Uma técnica para várias situações, várias técnicas para uma situação. Quanto maior a versatilidade e conhecimentos do lutador, maiores serão suas chances.

  • Alguém sabe informa por favor a fonte ou livro que as bancas utilizam para elaborar questões a respeito da matéria Defesa Pessoal?

    Desde já Obrigado.

  • GABARITO B

     

    A defesa pessoal é baseada em técnicas de imobilizações e projeções para uso contra o agressor e fundamentada no uso escalonado da força. No caso do emprego das variadas técnicas de defesa pessoal o agressor irá sentir a força da ação do agente de segurança, irá sentir dor, o que é completamente diferente do emprego de  "violência" propriamente dita.