SóProvas


ID
2253847
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    Farmácias que fazem pagamento de comissões a médicos

Em 2010 foram divulgados casos de médicos que recebiam comissões pela indicação de farmácias a seus pacientes. Para evitar problemas, no momento de procurar uma farmácia de manipulação com a receita em mãos, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirmou em uma reportagem que o consumidor precisa ter a sua liberdade respeitada. O objetivo é evitar a criação de um vínculo comercial entre médicos e farmácias.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, farmacêuticos que oferecem comissões a médicos para indicarem suas farmácias podem ser punidos.

“Nosso código de ética previne que acumpliciarse com outras profissões poderá dar em até um ano de suspensão dos direitos profissionais ou até a cassação de direitos”, explica Jaldo Santos, do Conselho Federal de Farmácia. “Entendemos que para o conselho é uma falta gravíssima o médico participar de uma fraude dessas”, afirma Desiré Callegari. “Isso é caso de polícia. Os pacientes estão sendo roubados e o médico está ajudando a roubá-los. Isso é prostituição da medicina”, lembra Djalma. “A escolha é um direito do consumidor. Se ele não conhece nenhuma farmácia de manipulação, deve solicitar ao médico a indicação de pelo menos três estabelecimentos. Indicar apenas um não é ético”.

“________, o paciente não deve permitir que sua receita seja enviada do consultório direto para a farmácia”, alerta a presidente regional da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Dagmar Terezinha Kessler.

Uma das dicas para reconhecer estabelecimentos confiáveis é verificar se os documentos fornecidos pela Anvisa, pelo CRF e pela vigilância sanitária local estão expostos aos clientes e dentro do prazo de validade. “O certificado de regularidade perante o Conselho Regional mostra o horário de funcionamento da farmácia e diz quem é seu responsável técnico; a licença sanitária municipal e a autorização de funcionamento liberada pela Anvisa são documentos renovados anualmente”, informou Dagmar.

http://www.hnetsistemas.com.br/... - adaptado 

O “a” presente no título do texto NÃO admite acento agudo indicativo de crase, pois:

Alternativas
Comentários
  • Então quer dizer que se a palavra estivesse no singular (médico) poderia ter crase !? Tão de sacanagem né ?

    Corrijam-me se eu estiver errado. Se a frase fosse: Farmácias que fazem pagamento de comissões a/às médicas. Nesse caso, não admitiria a crase? Ratificando o que está escrito na letra A ?

  • Gabarito: D.

     

    Paulo Henrique,

     

    Com relação à alternativa A, se estivesse correta, significaria que qualquer palavra feminina que fosse colocada após o "a", este receberia o acento indicativo de crase, o que não é uma afirmação correta. Como você colocou, se fosse feminina no plural não haveria crase (pagamento de comissões a médicas).

     

    Já a D, que é o gabarito, afirma que não há crase porque "está diante de palavra no plural, com o 'a' no singular". A afirmação está correta, pois em nenhuma circunstância (confirmar se há alguma exceção) haverá crase no singular seguida de palavra no plural, tanto feminina quanto masculina.

  • Eu entendo o que você quer dizer, Sávio Luiz. Mas, a justificativa de não ter a crase da letra D é muito vaga! Dá a entender que se a palavra simplesmente estive no singular, ela receberia a crase, o que estaria incorreto. Na minha opinião, a justificativa correta seria:

     

    Está diante de palavra masculina e no plural, com o “a” no singular. 

     

  • Paulo Henrique,

     

    Entendi o que você quis dizer também.

     

    Algumas questões, realmente, são um pouco polêmicas quanto à resolução e ao gabarito.

     

    De qualquer forma, sigamos.

  • O cara que elaborou essa questão não sabe usar crase... vergonha alheia dele

    acento agudo indicativo de crase??? ( ele quis dizer acento grave)

    o gabarito não merece nem comentário, a alternativa A é certa tanto quanto 2+2= 4 para a matemática.

     

    o conceito do fenômeno da crase exige palavra feminina, sem artigo feminino A jamais haveria crase... essa coisa de palavra no plural ou singular é só uma muleta para quem tem dificuldade de entender a lógica.

     

  • só por Deus com uma banca dessa!

  • Pelo visto, não fui a única a marcar a letra A...

  • quanto ao uso do acento indicativo de crase palavras no plural com o artigo no singular não há crase

  • PQP....

  • sacanagem

  • LETRA A E A LETRA D ESTÃO CORRETAS, QUESTÃO TEM QUE SER ANULADA, TÊM DUAS RESPOSTAS POSSÍVEIS, NOS DOIS CASOS NÃO HÁ CRASE, NÃO É QUESTÃO DE ESCOLHER A MAIS CORRETA. BANCA SEM NOÇÃO.

  • Nesse caso não aceita crase:

  • Discordando de alguns que comentaram que a letra Aestari acerta tbm...

    Se fosse palavra " medicas"(feminino) tbm não teria crase .

  • Tá de sacanagem uma questão assim hahaha

  • a letra A e a D não cabe crase, questão deveria ser anulada.

  • A anulação deve ser feita antes de ler as alternativas: acento grave, não agudo. E a alternativa D não está "completa" para ser certa.