Ponto de pedido é o momento que, quando atingido, provoca um novo pedido de compra, em
função do consumo médio, do tempo de reposição e do estoque mínimo.
É definido
pela seguinte equação:
Ponto do pedido (PP) = Consumo médio X Tempo de Reposição +
Estoque Mínimo.
Noções de Administração de Recursos Materiais Teoria e exercícios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Estratégia Concursos
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, devemos saber como se chama o processo indicado no enunciado. Dentre as opções apresentadas, vejamos qual se encaixa na definição.
As definições abaixo estarão de acordo com a Escola Nacional de Administração Pública.
A - incorreta. Sistema de reposição periódica é o modelo em que os pedidos para reposição de estoques são feitos periodicamente. A quantidade comprada, somada com a existente em estoque, deve ser suficiente para atender o consumo até a chegada da encomenda seguinte. Neste modelo, decorrido certo período (T), verifica-se o que falta para chegar ao estoque máximo (Emáx) e faz-se o pedido do lote de compra (LC).
B - incorreta. O sistema de reposição contínua parte do pressuposto de que a demanda do item de material é constante. De acordo com este sistema, partindo-se de um nível máximo de estoque, ocorre a demanda até o instante em que o estoque atinge um nível denominado ponto de pedido, quando deve ocorrer a solicitação do almoxarifado para a área de compras da organização. Neste momento, passa a contar o tempo de reposição.
C - incorreta. O sistema de duas gavetas é estruturado da seguinte forma:
- Gaveta 1: possui os itens de material responsáveis por atender o consumo durante o período normal.
- Gaveta 2: é composta por uma quantidade menor de itens, pois a sua quantidade é usada apenas atender o consumo durante o tempo de reposição, somado ao estoque se segurança.
D - correta. Ponto de Pedido: é a quantidade de itens que quando atingida implica um novo pedido de compra. Pode ser obtido a partir do seguinte cálculo: PP = (C x TR) + ES; em que:
- C = Consumo Médio;
- TR = Tempo de reposição (em meses).
- ES = estoque de segurança/mínimo;
E - incorreta. Lote econômico pode ser entendido como a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, em que o custo total de aquisição e de estocagem são mínimos para o período considerado.
Tendo verificado as alterativas, concluímos que a definição do enunciado se refere ao ponto de pedido, sendo, portanto, a alternativa "D" a correta.
GABARITO: D
Fonte:
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP. Gestão de materiais. 2015.