SóProvas


ID
2254063
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O xilema secundário (madeira) é composto por várias camadas de crescimento (anéis de crescimento). As células que compõem o lenho são originadas pelo câmbio vascular, que é um merisma lateral responsável pelo crescimento em diâmetro do tronco. O câmbio vascular é constituído por:

Alternativas
Comentários
  • e as derivadas recentes?

  • Gabarito: letra B.

    .

    Os meristemas secundários, quanto a origem, se formam a partir de tecidos primários já diferenciados e produzem os tecidos secundários. Neste sentido, o felogênio e o câmbio vascular são considerados meristemas secundários.

    Fonte: http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/exercicios-html/Meristema.htm

    .

    O câmbio vascular ou, simplesmente, câmbio se instala entre o xilema e floema primário (Fig. 5 e 14) e produz os tecidos vasculares secundários. As células cambiais, ao contrário células dos meristemas apicais são intensamente vacuoladas, possuem paredes levemente espessadas e o núcleo da célula não é tão grande, como o visto nas células dos meristemas apicais. Além dessas diferenças, existem ainda, dois tipos de iniciais cambiais quanto ao seu formato: as iniciais fusiformes (Fig. 14), geralmente alongadas, cujas derivadas darão origem o sistema axial de células dos tecidos vasculares secundários, e as iniciais radiais (Fig. 14), aproximadamente, isodiamétricas, cujas derivadas originarão as células do sistema radial (raios parenquimáticos) dos tecidos vasculares secundários.

    Fonte: http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/exercicios-html/Meristema.htm