SóProvas



Questões de Gimnospermas e Angiospermas


ID
519691
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das

Alternativas
Comentários
  • Muitos insetos tem papel fundamental na reprodução de plantas através da polinização. A polinização ocorre quando determinado inseto, ao se se alimentar do néctar de uma flor se suja com seu pólen, carregando-o assim para outras flores que visitar. Dessa forma, atua como um carregador de pólens, o que garante a reprodução dessas espécies. As angiospermas são o grupo de plantas que apresentam flores com produção de néctar e pólen, sendo muito polinizadas por insetos. Sua reprodução poderia sofre drástica redução caso os insetos fossem eliminados. Letra E correta.
  • Muitos insetos tem papel fundamental na reprodução de plantas através da polinização. A polinização ocorre quando determinado inseto, ao se se alimentar do néctar de uma flor se suja com seu pólen, carregando-o assim para outras flores que visitar. Dessa forma, atua como um carregador de pólens, o que garante a reprodução dessas espécies. As angiospermas são o grupo de plantas que apresentam flores com produção de néctar e pólen, sendo muito polinizadas por insetos. Sua reprodução poderia sofrer drástica redução caso os insetos fossem eliminados. Letra E correta.


  • A justificativa de a letra D) estar errada é que nas gimnospermas o grão de pólen é levado exclusivamente pelo vento(processo chamado de anemófilo)

  • qualquer polinização diferente de vento (anemófila) é angiosperma

  • As pétalas das angiospermas apresentam um odor que atraem os insetos polinizadores caracterizando; desse modo, a Entomofilia , que é a polinização feita por insetos, por exemplos, abelhas.

    LETRA E

    APMBB

  • As angiospermas são distintas das Gimnospermas na medida em que suas sementes são guardadas no interior do fruto.

  • Lembre-se que são angiospermas que vão ter as flores e são essas flores que atraem insetos, devido o néctar, como abelhas que facilitam a fecundação cruzada, pois as mesmas ao pegarem o néctar acabam carregando juntamente o grão de pólen que é onde teremos o gameta masculino da planta. :)

    GAB:E


ID
650347
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma avaliação das características morfológicas de angiospermas permite perceber que as plantas desse grupo apresentam maior grau de complexidade, quando comparadas com vegetais dos outros grupos. Como os organismos mais complexos têm um mais alto dispêndio de energia, essas características existem em angiospermas porque favorecem uma maior

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    As Angiospermas possuem uma maior facilidade para a dispersão de suas sementes, pelo fato de possuírem atrativos que os agentes polonizadores gostam, como por exemplo o cheiro de uma flor, o qual atrai a abelha que por fim distribui o mesmo em vários locais.

    Espero ter ajudado!


ID
655162
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo.

II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada.

III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas não- tropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta.

IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas.

Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:

Alternativas
Comentários
  • III- Existem gimnospermas tropicais. É o caso das cicadófitas (divisão Cycadophyta). São muito apreciadas na jardinagem por sua bela folhagem. Ex: Cyca revoluta e Encephalartos.

    IV- Fecundação em que ocorre, em simultâneo, a fusão da oosfera com o anterozoide, de que resulta uma célula diploide (ovo ouzigoto),
     e a fusão de um segundo gâmeta masculino com os dois núcleos polares da célula central do saco embrionáriogerminado (gametófito feminino),
     formando o núcleo triploide da célula-mãe do albúmen ou endosperma secundário. Ocorre unicamente em Angiospermas.
  • III. Incorreta. Existem espécies de angiospermas
    adaptadas a regiões frias.
    IV. Incorreta. A dupla fecundação é exclusividade
    de angiospermas.
    As afirmativas I e II estão corretas
  • As gimnospermas já superaram em número as espécies de angiospermas. Porém, esse último grupo, apresentando vantagens evolutivas acabou por garantir maior sucesso reprodutivo, sendo o grupo de maior ocorrência no ambiente terrestre (diversos biomas). Dentre essas vantagens temos as flores, que atraem insetos e aves polinizadores, o que potencializa sua reprodução cruzada. Apesar de a semente ser uma novidade adaptativa nas gimnospermas, os frutos, outra grande adaptação das angiospermas, garantem a dispersão da semente de forma mais eficaz. Corretos apenas os itens I e II. Letra A correta.

ID
674740
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As angiospermas, como as laranjeiras, feijoeiros e cajueiros, têm as sementes contidas nos frutos e constituem o grupo de plantas com maior número de espécies. Apresentam-se, a seguir, quatro proposições com relação à fecundação das angiospermas:

I - É independente da água.
II - Fecundação dupla.
III - Endosperma é derivado da união do núcleo gamético com dois núcleos polares.
IV- Endosperma diplóide.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
795736
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A banana e o abacaxi não têm sementes, portanto são

Alternativas
Comentários
  • O fruto se desenvolve após a fecundação, a partir do ovário de plantas angiospermas. Alguns frutos são produzidos por partenocarpia, processo de produção onde não há fecundação, não formando sementes. Todas as partes do fruto derivam da flor, e no desenvolvimento do ovário, podem ser classificados em frutos simples, que podem ser secos ou carnosos (apenas um ovário de uma única flor), agregados (originam de uma flor com muitos ovários) e múltiplos (muitos ovários se unem formando uma estrutura única). O fruto é desenvolvido do ovário da flor; a fruta é o termo para frutos e pseudofrutos comestíveis; o pseudofruto se assemelha ao fruto, mas não é formada no ovário, mas por outras estruturas da flor. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)



    Analisando as alternativas sobre o abacaxi e a banana:
    a) frutas que não foram polinizadas. A polinização faz parte do processo para desenvolver o fruto. Incorreta.
    b) frutas partenocárpicas. São frutos que se desenvolvem de ovário não fecundado, a banana é partenocárpica, mas o abacaxi não. Incorreta. 
    c) frutas carnosas do tipo baga. Apresentam sementes dispersas (banana apenas). Incorreta.
    d) frutas falsas–pseudofrutas. Toda parte carnosa do fruto originada de outra parte da flor, que não seja o ovário e não produz sementes (banana e abacaxi), é uma pseudofruta. Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
865180
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermáfitas, ou seja, que produzem sementes. Considerando o curso evolutivo dos vegetais, pode-se afirmar corretamente que a produção de sementes aconteceu

Alternativas
Comentários
  • Tecidos vasculares (de condução) São responsáveis pelo transporte das seivas bruta e elaborada. Existem dois tipos destes tecidos: o xilema e o floema. O xilema (ou lenho) é o principal condutor da seiva bruta (água e nutrientes) das raízes até as folhas da planta

  • A seiva elaborada é uma solução aquosa, composta principalmente por aminoácidos e açúcares, que é transportada pelo floema nas plantas vasculares.

  • Após as Traqueófitas,a fecundação não dependerá mais de substrato aquoso para acontecer.


ID
1019878
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As plantas terrestres são divididas em quatro grandes grupos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, tradicionalmente considerados filos ou divisões. Alguns autores mais recentes tendem a dividir essas plantas em pelo menos 12 subfilos ou filos diferentes. De acordo com essa divisão mais recente, são subfilos pertencem ao filo das Gimnospermas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    O grupo das gimnospermas atuais é composto de quatro filos:

     

    -Cycadophyta

    -Ginkgophyta

    -Conipherophyta

    -Gnetophyta

  • Questões como essa estão para a biologia tal e qual decorar artirgos e incisos estão para o direito.

    Absurdo!


ID
1034575
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diferentemente das algas e dos musgos, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas são plantas vasculares. Considerando esses organismos e suas características, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1048660
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermáfitas, ou seja, que produzem sementes. Considerando o curso evolutivo dos vegetais, pode- se afirmar corretamente que a produção de sementes aconteceu

Alternativas
Comentários
  • Tendo por base a escala evolutiva, o primeiro grupo de vegetais a surgir foi o das briófitas, seguido pelas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentarem tecidos vasculares verdadeiros. Na gimnospermas surgiram as sementes e nas angiospermas as flores e frutos. Logo, o surgimento das sementes se deu após o surgimento dos tecidos vasculares na escala evolutiva.



    Letra C correta.



ID
1102933
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As angiospermas são as plantas dominantes no planeta, formando a maior parte da vegetação, incluindo árvores, arbustos, trepadeiras, capins etc. Estas plantas habitam no solo, na água ou sobre outras plantas. Analise abaixo as seguintes características sobre as Angiospermas e assinale verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) Possuem dois tipos principais de sistemas radiculares: pivotante ou axial (dicotiledôneas) e fasciculado (monocotiledôneas). No sistema pivotante há uma raiz principal, derivada da raiz primária do embrião, da qual partem várias raízes laterais. O sistema radicular fasciculado degenera-se, logo plantas com esse tipo de sistema não desenvolvem raiz principal.

( ) Dicotiledôneas são plantas que possuem folhas pecioladas, isto é, o limbo prende-se ao ramo caulinar por meio de um pecíolo. Monocotiledôneas, são invaginantes e prendem-se ao caule por meio de uma bainha, que corresponde a uma modificação da base do pecíolo. Nesse caso, folhas das dicotiledôneas diferem das monocotiledôneas não só pela presença de pecíolo, mas também pelas nervuras. 

( ) Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas. Protegem as sementes e auxiliam em sua disseminação. Correspondem ao desenvolvimento do ovário que ocorre após a fecundação. Algumas espécies desenvolvem os seus frutos sem sementes; fenômeno conhecido como partenocarpia. 

( ) As angiospermas estão divididas em duas classes a saber: Classe Monocotyledoneae e Classe Dicotyledoneae. Na primeira classe, as folhas possuem nervuras paralelas (paralelinérveas), as raízes são fasciculadas e a flor é trímera. Já na segunda classe, as folhas apresentam-se com nervuras ramificadas, as raízes são axiais e as flores apresentam uma organização tetrâmera ou pentâmera.

( ) Elas formam grandes florestas no hemisfério norte. Representam uma soma considerável de todas as florestas no mundo. No Brasil, podemos exemplificar a Mata de Araucária, a qual é formada por pinheiros-do-paraná (Araucária angustifólia). O pau-brasil (Caesalpinia echinata) pode ser citado como um dos mais importantes exemplos de plantas representantes desse grupo vegetal.

Assinale a sequência correta:

Alternativas

ID
1153423
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:

Alternativas

ID
1235236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A alfarroba é uma vagem da qual se extrai uma polpa que, depois de torrada e moída, pode ser usada como substituto do cacau. Com sabor de chocolate, os produtos feitos com alfarroba possuem o benefício de serem isentos de lactose, glúten e açúcar, embora, em termos calóricos, não apresentem muita diferença do cacau. A alfarrobeira (Ceratonia siliqua) também é designada pelo nome popular de figueira-do-egito.

Internet: < www.senado.gov.br/ > (com adaptações).

Com base nas informações apresentadas no texto e nos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A alfarrobeira é uma planta que, durante o ciclo reprodutivo, apresenta formação de flores e frutos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa

    Ao afirmar que a alfarroba é uma vagem, conclui que é uma angiospema que possui flores e frutos

    OBS: Vagem é um tipo de fruto e apenas angiosperma possuem frutos.

     

  • As leguminosas são plantas da família da ervilha. Suas flores se transformam em vagens, ou frutos, que contêm as sementes da planta e que podem adquirir diversas formas, tamanhos e texturas. 


ID
1317625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca de doenças virais e fisiologia das angiospermas, julgue os itens seguintes.

O crescimento vegetal pode receber influência dos hormônios giberelina e auxina e pode ser, também, alterado por infecção viral.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    As auxinas influenciam no crescimento em altura e as giberelinas influenciam no alongamento das plantas. Doenças virais podem alterar na produção destes hormônios vegetais.


ID
1317628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca de doenças virais e fisiologia das angiospermas, julgue os itens seguintes.

Considerada a hipótese do fluxo de massa, um vírus que atingir os tubos crivados do floema pode ser transportado juntamente com açúcares e outras substâncias, a partir da força motriz proporcionada pela osmose.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    O floema transporta a seiva elaborada composta por água e açúcares para as partes mais baixas da planta (até a raiz) por osmose. Um vírus que atingir o floema será transportado junto.


ID
1441138
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em vegetais superiores, as funções da epiderme, meristema, colênquima, xilema e floema são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • epiderme = revestimento

    meristema = crescimento

    colênquima = sustentação

    xilema = condução de seiva bruta

    floema = condução de seiva elaborada

     

     

  • Xilema e floema são tecidos de condução, esclerênquima e colênquima de sustentação, meristemas podem dar origem a qualquer tecido e epiderme de revestimento. Letra A

  • GABARITO - A

    Epiderme - Reveste a planta, protegendo-a.

    Xilema - Condução de seiva bruta.

    Floema - Condução de seiva elaborada.

    Só com isso já mata a questão.

    Bons estudos!


ID
1516465
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo de vida típico de angiospermas, observa-se a ocorrência de meiose no:

Alternativas
Comentários
  • Letra D: microsporócito.


ID
1516504
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O endosperma das sementes de angiospermas é o resultado do(da):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Todas as angiospermas têm endosperma, que é triplóide, ou seja, contém três cópias de cada cromossomo: duas da mãe e uma do pai. Esse endosperma triplóide contrasta dramaticamente com as sementes das gimnospermas, nas quais o tecido nutritivo é haplóide, contém uma única cópia de cada cromossomo.

    Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/2002/03/01/o-elo-perdido-das-plantas/


ID
1531657
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As angiospermas constituem a maioria das plantas atuais, apresentando características vegetativas bastante diversificadas e podem ser divididas em monocotiledôneas e eudicotiledôneas. São características de plantas eudicotiledôneas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Eudicotiledôneas

    sementes: apresentam dois cotilédones;

    folhas: folhas com nervuras retificadas ou ramificadas;

    raízes: raiz pivotante ou axial com a presença de uma raiz principal;

    caules: vasos dispostos de forma regular, em anel ou concêntricos, na periferia;

    flores: flores tetrâmeras ou pentâmeras apresentando uma organização de pétalas e sépalas em números de quatro, cinco ou seus múltiplos.

    Exemplos: café, feijão, soja, amendoim, algodão, jabuticaba, maçã, goiaba, laranja, entre outros.

    Fonte: https://www.biologianet.com/botanica/monocotiledoneas-eudicotiledoneas.htm

  • O pólen triaperturado confere status de grupo monofilético nas Eudicotiledôneas.


ID
1540486
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos vegetais menores como algas e musgos, o transporte de substâncias absorvidas do meio ambiente é feito célula a célula por meio da difusão e da osmose. Nos vegetais maiores, existe um transporte mais rápido que é composto por:

Alternativas
Comentários
  • Questão contém um erro: A questão trata algas como vegetais menores. Segunda a atual classificação taxonômica as algas pertencem ao Reino Protoctista junto aos protozoários.

  • "Algas” não é um termo válido taxonomicamente por não ser um grupo monofilético.

    As "algas azuis" - cianobactérias - fazem parte do domínio Bacteria.

    Já no domínio Eukaria encontramos: "algas pardas" e as diatomáceas no grupo dos Stramenopiles; os dinoflagelados no grupo Alveolates, as euglenas no grupo Discicristates e as "algas vermelhas e verdes", juntamente com as plantas terrestres, no grupo Archaeplastida.


ID
1600372
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A polinização é a denominação do processo reprodutivo das plantas. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na polinização o agente polinizador transfere os grãos de pólen do das anteras de uma planta para os estigmas de outra flor.

    Resposta C

  • c) Na polinização o agente polinizador transfere os grãos de pólen do das anteras de uma planta para os estigmas de outra flor.

  • Polinização, sinteticamente, é o processo de transferência do pólen de uma planta para a outra. O agente polinizador carrega os grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma de outra flor, é só assim que o gameta masculino consegue chegar até o gameta feminino e então fecundá-lo. Sendo assim, a polinização é também denominado de processo reprodutivo.

    A polinização não ocorre tão somente com a ação de organismos, como normalmente é pensado. Mas também os fatores abióticos tem grande importância nesse processo, como a Anemofilia, sendo a dispersão pelo vento, e a Hidrofiia dispersão pela água.

  • ANTERA: elemento masculino da planta cujo seu interior ocorre a produção e a liberação de grão de pólen

    ESTIGMA: é o elemento feminino da planta que recebe o pólen.

    POLINIZAÇÃO :ANTERA>ESTIGMA

    LETRA C

    APMBB


ID
1601506
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante analisou dois grupos de plantas com as seguintes características:


Grupo 1 – apresentam sistema radicular fasciculado, folhas com bainha desenvolvida e nervuras paralelas, além de flores trímeras.

Grupo 2 – apresentam sistema radicular axial ou pivotante, folhas com bainha reduzida e nervuras reticuladas, além de flores pentâmeras.


As plantas analisadas  

Alternativas
Comentários
  • monocotiledôneas = raiz fasciculada ( cabeleira ); nervuras paralelas , trímeras

    dicotiledôneas = raiz pivotante/ axial , nervuras ramificadas , pentâmeras ou tetrâmeras.

    LETRA A

    APMBB


ID
1605145
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O vento soprava fraco, dobrando levemente as hastes de uma planta dominante, que mal superava a altura do tornozelo, mas nem sempre era assim. Na maior parte das vezes o deslocamento de ar era intenso e se transformava num jato de uivos poderosos, durante as tempestades de verão. ...Açoitadas pelo deslocamento de ar, as hastes se dobravam e se agitavam para liberar o conteúdo das copas, arredondadas como antigas lâmpadas incandescentes. Então as sementes partiam. Cada uma pousaria num ponto distinto, determinadas a perpetuar a espécie, adaptando-se com a disposição de migrantes que desembarcam numa terra estranha. O futuro está ali, não lá, de onde partiram.


(Ulisses Capozzoli. Memória da Terra. Scientific American Brasil,

janeiro 2010. Adaptado.)


O texto retrata uma cena na Terra há alguns milhões de anos.


Pode-se dizer que o texto tem por protagonista as_____________ e descreve um processo que lhes permitiu_________ .


Os espaços em branco poderiam ser corretamente preenchidos por

Alternativas
Comentários
  • "Então as sementes partiam"

    tem semente ou é GIMNOSPERME ou ANGIOSPERME , porém nas assertivas só tem GIMNOSPERME

    (...)adaptando-se com a disposição de migrantes que desembarcam numa terra estranha. O futuro está ali, não lá, de onde partiram(...) O futuro está nas novas adaptações, em constante evolução, e não onde partiram de origem.

    Letra E

    APMBB

    questão interpretativa


ID
1613008
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os frutos surgem do desenvolvimento dos ovários, geralmente após a fecundação dos óvulos. Em geral, a transformação do ovário em fruto é induzida por hormônios liberados pelos embriões em desenvolvimento. Existem casos, porém, em que ocorre a formação de frutos sem que tenha havido polinização.

Algumas estruturas vegetais são formadas pela união de partes do fruto com a semente e outras são apenas sementes.

Assinale a alternativa que contém um exemplo, respectivamente, do primeiro e do segundo tipo.

Alternativas
Comentários
  • A) Grão de milho = Cipsela  (semente, ligada à parede do fruto em toda sua extensão ) e grão de feijão = semente

    B) Pinhão = semente grão de feijão = semente

    C) Grão de feijão = semente e pinhão = semente

    D) Coco-da-baía = fruto e grão de milho = semente.

    E) Pinhão = semente e coco-da-baía = fruto.

     

    O comando da questão pede respectivamente estruturas vegetais são formadas pela união de partes do fruto com a semente e outras são apenas sementes.  Portanto alternativa correta é a letra A.

     

    Bons estudos a todos(as)

     

    Força foco e fé.


ID
1613647
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Abaixo estão listados grupos de organismos clorofilados e características que os distinguem:


I. Traqueófitas – vaso condutor de seiva.


II. Antófitas – flor.


III. Espermatófitas – semente.


IV. Embriófitas – embrião.


V. Talófitas – corpo organizado em talo.


Considere que cada grupo corresponde a um conjunto e que a interseção entre eles representa o compartilhamento de características. Sendo P um pinheiro-do-paraná (araucária), indique a alternativa em que P está posicionado corretamente, quanto às características que possui.

Alternativas
Comentários

ID
1747432
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A história da araucária ou pinheiro-do-paraná (Araucária angustifolia) pode ter um triste fim com a extinção da espécie em menos de um século de exploração predatória. Atualmente, as florestas de araucária estão reduzidas a aproximadamente 1,2% da área original.

Fonte: http://matadasaraucarias.blogspot.com.br/2010/04/ pinheiros-do-parana-beira-da-extincao.html.

A araucária, por ser uma planta em que a semente fica em estruturas denominadas de megastróbilos, ou pinha, é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • As briófitas não possuem vasos de condução de seiva. Em geral, o corpo desses vegetais não está protegido contra a perda de água, por isso crescem em local úmido e que não há luz direta do sol, onde o risco de desidratação é menor. As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares, mas não possuem flor e semente. A presença dos vasos condutores permite maior eficiência no transporte de alimento e forma tecidos resistentes, permitindo a essas plantas atingir altura maior que as briófitas e receber mais luminosidade. As gimnospermas possuem sementes descobertas ou expostas, mas não possuem frutos. Essa planta possui folhas longas aciculadas destinadas à fotossíntese e folhas reprodutoras, com sementes em sua superfície. Essas folhas estão reunidas em estruturas chamadas de estróbilos. As angiospermas possuem um vaso onde as sementes se desenvolvem, e apresentam flores e frutos. Elas possuem flores com folhas reprodutoras (carpelos) que se fecham e formam um vaso, onde as sementes se desenvolvem. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) briófitas (germinação por esporos). Incorreta.
    b) pteridófitas (germinação por esporos). Incorreta.
    c) angiosperma (óvulo maduro fecundado, com reserva do endosperma). Incorreta.
    d) gimnosperma (óvulo fecundado envolto por tegumento). Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
1747843
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A história da araucária, ou pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), pode ter um triste fim com a extinção da espécie em menos de um século de exploração predatória. Atualmente, as florestas de araucária estão reduzidas a aproximadamente 1,2% da área original.

    http://matadasaraucarias.blogspot.com.br/2010/04/pinheiros-doparana-beira-da-extincao.html

A araucária, por ser uma planta cuja semente fica em estruturas denominadas megastróbilos (pinha), é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • As briófitas não possuem vasos condutores de seiva. Em geral, o corpo desses vegetais não está protegido contra a perda de água, por isso crescem em local úmido e que não há luz direta do sol, onde o risco de desidratação é menor. As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares, mas não possuem flor e semente. A presença dos vasos condutores permite maior eficiência no transporte de alimento e forma tecidos resistentes, permitindo essas plantas atingirem alturas maiores que as briófitas e receberem mais luminosidade. As gimnospermas possuem sementes descobertas ou expostas, mas não possuem frutos. Essa planta possui folhas longas aciculadas destinadas à fotossíntese e folhas reprodutoras, com sementes em sua superfície. Essas folhas estão reunidas em estruturas chamadas estróbilos. As angiospermas possuem um vaso onde as sementes se desenvolvem, e apresentam flores e frutos. Elas possuem flores com folhas reprodutoras (carpelos) que se fecham e formam um vaso onde as sementes se desenvolvem. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) briófita (germinação por esporos). Incorreta.
    b) pteridófita (germinação por esporos). Incorreta.
    c) gimnosperma (óvulo fecundado envolto por tegumento). Correta.
    d) angiosperma (óvulo maduro fecundado, com reserva do endosperma). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.


ID
1758451
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Exportações aumentam 4% e Brasil fecha 2013 como terceiro produtor mundial de frutas

O Brasil fechou 2013 como o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e da Índia. Repetindo o bom desempenho de 2012, a fruticultura brasileira apresentou em 2013 indicadores representativos, com um volume de produção estimado em 43,6 milhões de toneladas. Os dados são da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e constam do documento Projeções 2013 e Perspectivas para 2014, divulgado em dezembro".

Retirado de:
<http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=Exportacoes_aumentam_4_e_Brasil_fecha_2013_como_terceiro_produtor_mundial_de_frutas&id=13010>
O controle do amadurecimento das frutas armazenadas em câmaras frigoríficas faz parte do conjunto de procedimentos de inspeção e controle adotados pelos produtores agrícolas para a manutenção do alto padrão do fruto exportado. Assim, em ambientes com alta concentração (5 a 10%) de gás carbônico (inibidor do hormônio vegetal), baixa concentração de oxigênio (3 a 5%) e baixas temperaturas há um retardo na maturação das frutas.

Com o conhecimento sobre fisiologia dos frutos e baseado nas situações descritas, determine qual o fitormônio envolvido no processo de amadurecimento dos frutos.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: etileno.

  • Gabarito: letra A.

    O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.

    Fonte: https://www.biologianet.com/botanica/etileno.htm#:~:text=O%20etileno%2C%20um%20horm%C3%B4nio%20vegetal,durante%20o%20amadurecimento%20de%20frutos.


ID
1774336
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação:

Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio

O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é:

Alternativas
Comentários
  • O etileno promove o amadurecimento, portanto, durante o armazenamento e transporte de frutas é essencial a remoção do etileno, que pode ser feito de preferência com absorvedores químicos (permanganato de potássio).

     

    Fonte:

    http://www.grupocultivar.com.br/artigos/conservada-artificialmente

  • A alta concentração de CO2 inibe a ação do etileno .


ID
1828300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais superiores apresentam órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas, e órgãos essencialmente reprodutivos, como flores e frutos. Quando apresentam flores, as plantas são classificadas como Phanerogamae e, quando apresentam sementes, são classificadas como Spermatophyta.

Waldomiro Nunes Vidal et al. Botânica - Organografia. Quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 3.ª ed. Viçosa: UFV, 2000, p. 114 (com adaptações).


Tendo o texto como referência, julgue o item seguinte.

Uma planta que produz frutos sem sementes, como a banana, não pode ser classificada como Spermatophyta.

Alternativas
Comentários
  • A banana é uma angiosperma que está no grupo das monocotiledôneas.

    A afirmativa está errada!

  • As bananeiras podem produzir sementes se ocorrer o cruzamento natural.


ID
1828303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais superiores apresentam órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas, e órgãos essencialmente reprodutivos, como flores e frutos. Quando apresentam flores, as plantas são classificadas como Phanerogamae e, quando apresentam sementes, são classificadas como Spermatophyta.

Waldomiro Nunes Vidal et al. Botânica - Organografia. Quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 3.ª ed. Viçosa: UFV, 2000, p. 114 (com adaptações).


Tendo o texto como referência, julgue o item seguinte.

Uma planta que produz sementes sempre produzirá frutos.

Alternativas
Comentários
  • O fruto foi uma caracteristica evolutiva que só surgiu nas angiospermas. Anterior a esse grupo estão as gimnospermas , cujas sementes são nuas, ou seja, não ficam protegidas no interior de um fruto.

    Sendo assim,a afirmativa está errada!

  • Gimnospermas tem semente mas nao tem fruto.


ID
1828306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais superiores apresentam órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas, e órgãos essencialmente reprodutivos, como flores e frutos. Quando apresentam flores, as plantas são classificadas como Phanerogamae e, quando apresentam sementes, são classificadas como Spermatophyta.

Waldomiro Nunes Vidal et al. Botânica - Organografia. Quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 3.ª ed. Viçosa: UFV, 2000, p. 114 (com adaptações).


Tendo o texto como referência, julgue o item seguinte.

Plantas conhecidas como pteridófitas (samambaias) pertencem ao grupo Phanerogamae.

Alternativas
Comentários
  • Phanerogamae apresentam o ogrão sexual visível, porém samambaias são Criptogamas pois apresenta o ogrão sexual aculto.


ID
1828309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais superiores apresentam órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas, e órgãos essencialmente reprodutivos, como flores e frutos. Quando apresentam flores, as plantas são classificadas como Phanerogamae e, quando apresentam sementes, são classificadas como Spermatophyta.

Waldomiro Nunes Vidal et al. Botânica - Organografia. Quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 3.ª ed. Viçosa: UFV, 2000, p. 114 (com adaptações).


Tendo o texto como referência, julgue o item seguinte.

Uma planta acaule não poderá ser classificada como Phanerogamae.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Uma coisa não tem relação com a outra. Fanerógamas é um termo que se refere à planta que tem o órgão reprodutivo nitidamente visível, enquanto que uma planta acaule não tem caule ou o caule (curto ou subterrâneo) não está visível.


ID
1828312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vegetais superiores apresentam órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas, e órgãos essencialmente reprodutivos, como flores e frutos. Quando apresentam flores, as plantas são classificadas como Phanerogamae e, quando apresentam sementes, são classificadas como Spermatophyta.

Waldomiro Nunes Vidal et al. Botânica - Organografia. Quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 3.ª ed. Viçosa: UFV, 2000, p. 114 (com adaptações).


Tendo o texto como referência, julgue o item seguinte.

Durante o estágio reprodutivo, a diferenciação das flores sempre antecede a dos frutos.

Alternativas
Comentários
  • Sim, das flores surgem os frutos


ID
1828315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

        As flores representam estruturas compostas por folhas estéreis, que formam os verticilos de proteção (sépalas e pétalas), e por folhas férteis, que formam os verticilos de reprodução (androceu e gineceu). Uma flor completa apresenta esses quatro verticilos, que comumente se encontram posicionados em uma estrutura denominada receptáculo, o qual é sustentado pelo pedicelo. Podem ser encontradas inúmeras flores fixas em um mesmo receptáculo. A esse conjunto de flores denomina-se inflorescência.

Vinicius Castro Souza et al. Introdução à Botânica: Morfologia. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2013, p. 223 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o item que se segue.


Por definição, uma inflorescência é composta apenas por flores completas.


Alternativas

ID
1828318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

        As flores representam estruturas compostas por folhas estéreis, que formam os verticilos de proteção (sépalas e pétalas), e por folhas férteis, que formam os verticilos de reprodução (androceu e gineceu). Uma flor completa apresenta esses quatro verticilos, que comumente se encontram posicionados em uma estrutura denominada receptáculo, o qual é sustentado pelo pedicelo. Podem ser encontradas inúmeras flores fixas em um mesmo receptáculo. A esse conjunto de flores denomina-se inflorescência.

Vinicius Castro Souza et al. Introdução à Botânica: Morfologia. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2013, p. 223 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o item que se segue.

Flores que não apresentam pétalas ou sépalas não desempenham papel reprodutivo.


Alternativas

ID
1828321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As flores representam estruturas compostas por folhas estéreis, que formam os verticilos de proteção (sépalas e pétalas), e por folhas férteis, que formam os verticilos de reprodução (androceu e gineceu). Uma flor completa apresenta esses quatro verticilos, que comumente se encontram posicionados em uma estrutura denominada receptáculo, o qual é sustentado pelo pedicelo. Podem ser encontradas inúmeras flores fixas em um mesmo receptáculo. A esse conjunto de flores denomina-se inflorescência.

Vinicius Castro Souza et al. Introdução à Botânica: Morfologia. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2013, p. 223 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o item que se segue.

Flores que apresentam apenas o androceu são classificadas como flores masculinas.

Alternativas
Comentários
  • São monoicas


ID
1828324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

        As flores representam estruturas compostas por folhas estéreis, que formam os verticilos de proteção (sépalas e pétalas), e por folhas férteis, que formam os verticilos de reprodução (androceu e gineceu). Uma flor completa apresenta esses quatro verticilos, que comumente se encontram posicionados em uma estrutura denominada receptáculo, o qual é sustentado pelo pedicelo. Podem ser encontradas inúmeras flores fixas em um mesmo receptáculo. A esse conjunto de flores denomina-se inflorescência.

Vinicius Castro Souza et al. Introdução à Botânica: Morfologia. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2013, p. 223 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o item que se segue.

Plantas que apresentam androceu e gineceu em uma mesma flor são classificadas como hermafroditas. 


Alternativas
Comentários
  • Hermafroditas ou dioicas


ID
1852300
Banca
MGA
Órgão
Prefeitura de Espigão do Oeste - RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A espécie Solanum tuberosum é considerada como:

Alternativas
Comentários
  • a batata cultivada tem um genoma tetraplóide, ou seja, todos os genes estão presentes em quádruplo no genoma.


ID
1853944
Banca
UNA Concursos
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em muitas plantas, isto é, a maioria das monocotiledôneas e certas eudicotiledôneas herbáceas como o ranúnculo (Ranunculus sp.), o crescimento em certas partes do corpo cessa com a maturação dos tecidos primários. No outro extremo estão as gimnospermas, as magnoliídeas lenhosas e as eudicotiledôneas lenhosas, nas quais a raia e o caule continuam a aumentar em diâmetro em regiões que não estão mais se alongando. Este crescimento em espessura ou circunferência do corpo da planta, denominado de crescimento secundário resulta da atividade de dois meristemas laterais, que são:

Alternativas
Comentários
  • Os tecidos meristemáticos secundários responsáveis pelo crescimento secundário (lateral) são os dois tipos de câmbio: vascular e da casca (ou felogênio).

     

  • crescimento em espessura pode ser chamado de crescimento secundário, para distingui-lo do crescimento em extensão. 
    Os dois tecidos meristemáticos envolvidos no crescimento secundário da raiz são o câmbio vascular e o câmbio suberógeno ou felogênio, que permite o crescimento da periderme (casca). 


ID
1853953
Banca
UNA Concursos
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabe-se que para que uma angiosperma produza frutos e sementes é preciso que ocorra a fecundação que é dependente da polinização. A polinização é a transferência de grãos de pólen até o estigma receptivo de uma flor da mesma espécie que, em condições adequadas, possibilitará o crescimento do tubo polínico e a fecundação. As síndromes de polinização exemplificam diversos conjuntos de características morfológicas e fisiológicas comuns a determinados tipos florais, que facilitam o transporte do pólen até o estigma de uma flor coespecífica por um vetor polínico particular. Este vetor pode ser abiótico, como o vento ou água, ou biótico como abelhas, borboletas, beija-flores, morcegos e tantos outros animais. Marque a alternativa que indica qual a designação dada à síndrome de polinização efetuada pelo vento, por borboletas e por morcegos respectivamente.

Alternativas

ID
1912198
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder o item, considere o texto a seguir: 


Plantações de pinheiros e eucaliptos no Pampa Gaúcho ameaçam a sobrevivência de quase mil espécies de animais e vegetais que se reproduzem exclusivamente na região... É esse o risco que graxains, corujas-buraqueiras cágados-de-barbicha e outros bichos que chamam o pampa de lar não querem correr.

(Fonte: Isto É, 17/04/2013, p. 99 e 100. Ambiente Sustentável.)


Considerando aspectos reprodutivos nos pinheiros, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições corretas.


I. No estróbilo masculino de uma conífera, cada esporo formado é uma célula diplóide.

II. Entre os pinheiros, a auto-fecundação é uma constante na reprodução, em virtude da ausência de polinização.

III. Como nas demais traqueófitas, o ciclo de vida de um pinheiro inclui uma fase esporofítica duradoura, que corresponde à forma adulta do vegetal.

IV. As sementes nuas dos pinheiros são características das Gimnospermas. 

Alternativas
Comentários
  • por que a II está errada?

  • por que os pinheiros ( gimnospermas ) ja possuem graos de polem, ou seja, possui polinizadores

ID
1912423
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma determinada espécie do grupo das traqueófitas (plantas vasculares) tem grande área foliar, garantindo a absorção de energia luminosa para realizar com sucesso o processo de fotossíntese. Nesse processo, além da luz, há utilização de

Alternativas
Comentários
  • A questão requer um conhecimento sobre o processo de fotossíntese.

    Além da luz solar, participam do processo o H2O ( agua ) e o CO2 ( gás carbônico ). o Ponto chave da questão era saber que o transporte de matéria orgânica é feita pelo floema.

    Xilema ➠ transporte de nutrientes inorgânicos.

    Floema ➠ transporte de nutrientes orgânicos.

    Resposta correta : Letra A.


ID
1945180
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas. Algumas flores podem apresentar órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, enquanto outras apresentam órgãos reprodutores de apenas um dos sexos. As plantas que apresentam flores de apenas um dos sexos são chamadas de

Alternativas
Comentários
  • As plantas dióicas possuem apenas um sexos em suas flores, as  plantas monóicas apresentam os dois sexos eem suas flores.

    Letra A

  • A flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas. Algumas plantas possuem os órgãos reprodutores de ambos os sexos e são chamadas de monoicas. Já as plantas que apresentam órgãos reprodutores de apenas um sexo é chamada de dioicas.
    Alternativa correta: Letra A

     
  • Diocas = ou possuem só gineceu , ou possui só androceu

    Monóclina ou Monoicas = possuem gineceu e androceu na mesma flor

    LETRA A

    APMBB


ID
1973959
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dispersão passiva de vegetais envolve o transporte de seus frutos e suas sementes. Assinale a alternativa que apresenta essa forma de transporte e sua definição correta.

Alternativas
Comentários
  • Quiropterocoria: dispersão por morcegos

    Saurocoria: dispersão por répteis

    Ombro-hidrocoria: neste grupo encontramos plantas não especializadas, que tem seus diásporos levados por enxurradas a certa distância. A exposição à chuva é freqüentemente promovida por higrocoria, que possibilita a abertura dos frutos numa atmosfera úmida.

    Ornitocoria: dispersão por pássaros

  •  a) CORRETA 

     b) Quiropterocoria é a dispersão realizada por morcegos frugívoros e não insetívoros! Pegadinha! E além disso morcegos noturnos não têm boa visão! Eles contam com a ecolocalização, graças aos seus ouvidos incrívelmente adaptados!

     c) Saurocoria é a dispersão por répteis.  A dispersão feita por formigas é a Mirmecocoria.

     d) Ombro-hidrocoria é a dispersão onde os diásporos são  levados por enxurradas! O transporte de sementes submersas na água é chamado de Diásporos flutuantes.

     e) Ornitocoria  é a dispersão feita pelos Pássaros. Epizoocoria é quando os diásporos são carregados acidentalmente.

     

     ♫♫♪ "Sonhar mais um sonho impossível
              Lutar quando é fácil ceder..."


ID
2077051
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta dois exemplos de madeiras classificadas como moles.

Alternativas
Comentários
  • As madeiras macias vêm de árvores em formato de cones (coníferas). O usos mais comuns desse tipo de árvore são para estruturas de edifícios (quadros e compensados), para fazer móveis, e na forma de celulose para papel. ... Os tipos mais comuns desse tipo de madeira são cedro, abeto, cicuta, pinho, sequoia e espruce

    portanto letra E


ID
2077063
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na composição botânica do tronco de uma árvore, como se denomina a parte mais central da planta?

Alternativas
Comentários
  • Medula - a medula é a parte mais interna do tronco ou ramos, podendo ser central ou excêntrica, com diâmetro variável de um milímetro a dois centímetros.


ID
2102398
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que diz respeito ao cajueiro, analise as afirmações abaixo.
I. O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África, comum na região Nordeste do Brasil.
II. Seu fruto é macio, piriforme, comestível, de cor alaranjada ou avermelhada, muito apreciado na culinária nordestina.
III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.
IV. A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede do fruto por um só ponto.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O cajueiro é uma fruta típica brasileira, muito comum no nordeste brasileiro. Porém, o fruto do cajueiro, é a castanha de caju, diferentemente do que imaginam, sendo a parte macia e avermelhada e piriforme, o pedúnculo formado a partir do fruto.
    Portanto, as afirmativas corretas são a III e IV.

    Alternativa correta: A

  • Se liguem, galera!

    O verdadeiro fruto da espécie é a parte conhecida como a castanha-do-caju, e o que é considerado popularmente como fruto é na verdade uma haste carnosa, o pseudofruto.

  •  I. O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África (falso), (o cajueiro é originário do Brasil), comum na região Nordeste do Brasil.

    II. Seu fruto é macio, piriforme, comestível, (de cor amarela ou avermelhada ou ainda de cor intermediária) de cor alaranjada (falso) ou avermelhada, muito apreciado na culinária nordestina.

    III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.

    IV. A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede do fruto por um só ponto. 

    ALTERNATIVA: A.


ID
2103133
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"O pequizeiro é uma árvore de médio porte, sendo um símbolo do cerrado. Seus frutos são preparados com arroz e muito apreciados, apesar da dificuldade devido aos espinhos dentro da polpa. Faz-se também um licor. É uma espécie de crescimento muitíssimo lento.”
http://www.arvores.brasil.nom.br/ (Adaptado).

Sobre a origem biológica do fruto destacado no texto e suas estruturas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: O pequi é oriundo do desenvolvimento do ovário do pequi.

  • Essa questão foi pela interpretação, devido no final da alternanativa dizer que  o crescimento é muitíssimo lento. 

    ovário desenvolvimento é lento.

  • Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes. O fruto que apresenta uma parede chamada de pericarpo é formado por três regiões – epicarpo, mesocarpo (parte comestível, acúmulo de reserva nutritiva) e endocarpo.

    fonte: http://educacao.globo.com/biologia/assunto/microbiologia/angiospermas.html


ID
2116591
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atente ao que se diz sobre flores, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Flores que apresentam órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, são chamadas dioicas.
( ) Flores hermafroditas são denominadas completas quando constituídas por quatro conjuntos de verticilos florais.
( ) Nas espermatófitas, o ovário, que fica na base do gineceu, corresponde ao fruto desenvolvido a partir da fecundação.
( ) As sépalas são geralmente verdes e sua função é cobrir e proteger o botão floral antes de ele se abrir.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • As plantas fanerógamas são vasculares e possuem sementes. As gimnospermas são plantas sem flor, com pólen e sementes, e as angiospermas são plantas com flores, frutos e sementes. Elas possuem duas características importantes que as tornam melhores adaptadas para a vida em ambientes secos: o pólen e a semente. As plantas são chamadas de dioicas quando apresentam sexos separados e monoicas quando apresentam flores masculinas e femininas na mesma planta. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    (F) Flores que apresentam órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, são chamadas dioicas.
    São monoicas as que apresentam órgãos de ambos os sexos. 
    (V) Flores hermafroditas são denominadas completas quando constituídas por quatro conjuntos de verticilos florais.
    (F) Nas espermatófitas, o ovário, que fica na base do gineceu, corresponde ao fruto desenvolvido a partir da fecundação.
    O ovário não corresponde ao fruto, ele abriga óvulos para serem fecundados.
    (V) As sépalas são geralmente verdes e sua função é cobrir e proteger o botão floral antes de ele se abrir.

    A sequência correta é F, V, F, V.
    a) F, F, V, V. Incorreta.
    b) V, F, V, F. Incorreta.
    c) V, V, F, F. Incorreta.
    d) F, V, F, V. Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
2124124
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas, protegendo as sementes e auxiliando na sua disseminação. A parte desenvolvida do ovário denomina-se pericarpo.
Assinale a alternativa que mostra como pode ser classificado o pericarpo, quando ele é suculento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra B

  • Gab. B

    O pericarpo compõe-se de três camadas: epicarpo (camada mais externa), mesocarpo(camada intermediária) e endocarpo (camada mais interna).

    Baga: Exemplo - laranja, que tem várias sementes  (lembra do bagaço desse fruto).

    Drupa: Exemplo - Abacate, que apresenta só uma semente.


ID
2149561
Banca
UNEMAT
Órgão
CBM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A professora Celice Alexandre, da UNEMAT de Tangará da Serra, publicou recentemente, em parceria com Ana Kelly Koch, um livro sobre as orquídeas de Mato Grosso. Esse exuberante grupo de monocotiledôneas é um dos mais diversificados entre os vegetais.

Sobre as orquídeas, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Nem toda orquídea é epífita, mas o fato de algumas serem está explicado por conta da luminosidade. Ao viver sobre outras espécies ( árvores ), as orquídeas tem um maior acesso a luz e , consequentemente, fotossíntese mais eficaz.

    LETRA E

    APMBB


ID
2182720
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Correlacione os tipos de plantas aos exemplos apresentados.
Classificação
I. Pteridófitas
II. Briófitas
III. Angiospermas
IV. Gimnospermas
Exemplos de plantas
A. Cipreste
B. Musgo
C. Laranjeira
D. Samambaia
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.

Alternativas
Comentários
  • b) I-D, II-B, III-C, IV-A.

     

     

    I. Pteridófitas: São plantas vasculares. Podem atingir vários metros de altura. Costumam apresentar raiz, caule e folhas. Necessitam da água para sua reprodução, que é feita através dos gametas que se encontram no interior dos soros. Gostam de ambientes úmidos e sombrios. Exemplos: samambaias e avencas.

     

    II. Briófitas: São plantas avasculares. Podem atingir até 2 cm de altura. Apresentam cauloide, que lembra o caule das plantas vasculares; filoides, que lembram folhas; e rizoides que têm a mesma função das raízes das plantas vasculares, fixar a planta no solo. Para que essas plantas consigam se reproduzir, elas precisam de água, por esse motivo são encontradas somente em locais úmidos. Exemplos: musgos e hepáticas.

     

     

    III. Angiospermas: São plantas vasculares. Apresentam raiz, caule, folhas, flores e frutos. Os frutos são resultantes do desenvolvimento do ovário da flor. Não necessitam de água para que ocorra a fecundação de seus gametas. Exemplos : mangueira, figueira e laranjeira.

     

     

    IV. Gimnospermas: São plantas vasculares. Possuem raiz, caule e folhas. São as primeiras plantas a apresentarem sementes, e por esse motivo não necessitam de água para que ocorra a fecundação de seus gametas. Não possuem frutos. Exemplos: pinheiro-do-paraná e Cipreste.


ID
2193118
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à produção dos frutos pelas angiospermas, considere as afirmativas a seguir.
I. O pimentão e o milho são chamados de frutos indeiscentes, uma vez que não se abrem.
II. O caju é um pseudofruto derivado do pedúnculo da flor e não do ovário da flor.
III. A amora é um exemplo de infrutescência, ou seja, é um conjunto de frutos derivados de inflorescência.
IV. Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do grão de pólen.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2244388
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O mesófilo foliar é um tecido parenquimático, comumente rico em cloroplastos. Quando esse mesofilo é assimétrico e os estômatos encontram-se na epiderme inferior, provavelmente estamos falando de uma planta

Alternativas
Comentários
  • Mesófilo assimétrico – os estômatos na epiderme inferior – Dicotiledôneas.

    Pense comigo: Se é Assimétrico os estômatos estão de um lado só ou de ambos? Assimétrico só de um lado - inferior.

    Mesófilo simétrico – estômatos nas duas epidermes – Monocotiledôneas.

    Mesófilo indiferenciado – não há distinção nos arranjos celulares do parênquima.

    A) Incorreta. As monocotiledôneas normalmente possuem folhas com mesófilo simétrico. Monocotiledôneas são as plantas angiospermas que possuem apenas um cotilédone na semente. Os cotilédones são as folhas embrionárias modificadas que a planta apresenta.

    B) Incorreta. Gimnospermas possuem mesófilo indiferenciado.

    C) Incorreta. Pteridófitas possuem mesófilo indiferenciado.

    D) Correta. O mesófilo assimétrico é típico de plantas dicotiledêneas.

    E) Incorreta. Briófitas não possuem folhas.

    Resumo:

    Falou em simetria de Mesófilo só pode ser Angiosperma.

    Simétrico - Mono (um "s" - mono).

    Assimétrico - Di (dois "ss" - di).

    Gimnosperma e Pteridófitas tem mesófilo indiferenciado.

    Briófita nem folha tem!

  • Rick gênio.

ID
2254063
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O xilema secundário (madeira) é composto por várias camadas de crescimento (anéis de crescimento). As células que compõem o lenho são originadas pelo câmbio vascular, que é um merisma lateral responsável pelo crescimento em diâmetro do tronco. O câmbio vascular é constituído por:

Alternativas
Comentários
  • e as derivadas recentes?

  • Gabarito: letra B.

    .

    Os meristemas secundários, quanto a origem, se formam a partir de tecidos primários já diferenciados e produzem os tecidos secundários. Neste sentido, o felogênio e o câmbio vascular são considerados meristemas secundários.

    Fonte: http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/exercicios-html/Meristema.htm

    .

    O câmbio vascular ou, simplesmente, câmbio se instala entre o xilema e floema primário (Fig. 5 e 14) e produz os tecidos vasculares secundários. As células cambiais, ao contrário células dos meristemas apicais são intensamente vacuoladas, possuem paredes levemente espessadas e o núcleo da célula não é tão grande, como o visto nas células dos meristemas apicais. Além dessas diferenças, existem ainda, dois tipos de iniciais cambiais quanto ao seu formato: as iniciais fusiformes (Fig. 14), geralmente alongadas, cujas derivadas darão origem o sistema axial de células dos tecidos vasculares secundários, e as iniciais radiais (Fig. 14), aproximadamente, isodiamétricas, cujas derivadas originarão as células do sistema radial (raios parenquimáticos) dos tecidos vasculares secundários.

    Fonte: http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/exercicios-html/Meristema.htm


ID
2254066
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São tipos de parênquima axial encontrado em angiospermas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Aliforme - o parênquima envolve completamente os vasos mas a aréola . Ex.: angelim-vermelho (Dinizia excelsa).

    Vasicêntrico - o parênquima circunda completamente os vasos formando uma aréola ao redor dos vasos. Ex.: tamboril (Enterolobium contortisiliquum).

    Paratraqueal unilateral - as células de parênquima estão em contato com os vasos, mas concentradas sempre em uma direção dos vasos. Geralmente o parênquima esta todo voltado para a direção da casca da árvore. Ex.: araracanga (Aspidosperma desmanthum).

  • o termo foraminado está relacionado com as placas de perfuração, portanto, nada a ver com os parênquimas axiais.


ID
2254072
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o xilema secundário das gimnospermas, assinale a alterativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2254078
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cerne e o alburno compõem o xilema secundário. Em relação a essas duas regiões da madeira, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O ALBURNO, ou borne, é a porção viva do xilema ao longo da qual se processa a circulação de água e de nutrientes entre a raiz e a os tecidos ativos da planta. Sendo células vivas e com funções essencialmente de condução, quase sempre o exame do corte de um tronco revela o alburno como uma zona de coloração mais clara rodeando a porção interior de cor mais escura (o cerne).
    O borne é formado por madeira comparativamente nova, compreendendo as células vivas da árvore em crescimento. Toda a madeira é primeiro formada como borne e só depois evolui para cerne. Na planta viva, as principais funções do borne são conduzir a água da raiz até às folhas, armazená-la e devolvê-la de acordo com a estação do ano e as necessidades hídricas da planta.

    O CERNE (palavra que tem a mesma origem etimológica que núcleo) é a designação dada à parte do xilema do tronco que já não participa activamente na condução de água, assumindo uma função essencialmente de suporte mecânico da estrutura da planta.
    O cerne é constituído por células mortas, formando uma estrutura mais ou menos enrijecida de suporte, em torno da qual o alburno se vai progressivamente formando. À medida que as células do alburno decaem e morrem, vão sendo incorporadas no cerne, o qual vai assim crescendo radialmente, acompanhado a expansão do xilema.
     

    Fonte(s): http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira


ID
2254087
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As propriedades organolépticas são aquelas que são percebidas pelos órgãos sensoriais, influenciando positiva ou negativamente na utilização das madeiras. Com base nas propriedades organolépticas da madeira, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A textura é uma característica relacionada à dimensão e organização dos elementos celulares que compõem a madeira. Ela pode ser sentida visualmente, mas a delimitação precisa é feita com microscópio. As opções de textura são:

    textura fina - madeiras com vasos e parênquima axial não visíveis a olho nu; vasos com diâmetro inferior a 100 µm (micrometro);

    textura média - madeiras com vasos visíveis a olho nu, parênquima axial variável; vasos com diâmetro entre 100 e 300 µm;

    textura grossa - madeiras com vasos visíveis a olho nu, com diâmetro maior que 300 µm, ou parênquima muito abundante, ou raios parenquimáticos de grandes dimensões;

    textura fibrosa - madeiras de textura grossa e parênquima abundante nas quais existe um contraste de coloração em que as fibras são escuras e o parênquima axial é claro.

  • GABARITO C

     

    Sobre a letra "e"

     

    O que é Grã? 

     

    A Grãn refere-se à orientação e ao paralelismo dos elementos celulares verticais em relação ao eixo longitudinal do tronco da árvore.

    É o estilo como a madeira se parte  quando a madeira é cortada no sentido radial. Esse estilo será conforme a direção em que as fibras cresceram.

    A grã pode variar como:

     

    direita: os elementos celulares são bem paralelos ao eixo do tronco; 

    cruzada ou revessa: os elementos celulares assumem orientações variadas, não paralelas ao tronco, chegando mesmo a ser perpendiculares à face longitudinal da madeira;

    inclinada: os elementos celulares estão em disposição oblíqua em relação ao eixo longitudinal do tronco;

    helicoidal: os elementos celulares apresentam-se espiraladamente ao longo do tronco;

    ondulada: os elementos celulares alternam a sua orientação formando desenhos na forma de ondas ao longo do eixo longitudinal.


ID
2254093
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Antes de processar o corpo de prova em um micrótomo de deslize para a obtenção de cortes com espessura entre 6 e 20 µm, é necessário

Alternativas

ID
2254096
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Obtidos os cortes da madeira é necessário movimentá-los com cuidado, sempre usando pincéis de cerdas macias para transportá-los.

A esse respeito, considere os passos para obtenção de lâminas permanentes, listados a seguir.

1. Lavá-los em solução de água sanitária e água, para retirar a coloração natural da madeira.

2. Lavagem dos cortes para retirar possíveis vestígios de água sanitária e glicerina.

3. Os cortes deverão passar por concentrações de acetato de butila com álcool até uma solução de acetato de butila absoluto.

4. Passam-se os cortes em uma série de imersões em álcool hidratado da menor concentração até álcool etílico absoluto.

5. Aplica-se o corante (safranina).

6. Aparam-se as bordas dos cortes e então estes são depositados em uma lâmina contendo bálsamo do Canadá ou Entellan.

7. Uma lamínula é colocada sobre os cortes com uma leve pressão para retirada das possíveis bolhas de ar; após a secagem é realizada a raspagem do excesso do bálsamo do Canadá ou Entellan.

Assinale a alternativa que apresenta os passos na ordem correta.

Alternativas

ID
2254105
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito das diferenças entre lenho inicial e tardio dos anéis de crescimento das gimnospermas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lenho inicial - lenho formado durante a primeira fase do período vegetativo (Primavera) em que as suas células são caracterizadas por apresentarem paredes finas e lúmens grandes.Este tipo de lenho é facilmente identificável macroscopicamente, na secção transversal da madeira, correspondendo à zona clara do anel de crescimento.

     

    Lenho final -  lenho formado durante a segunda fase do período vegetativo (Verão/Outono) e é constituído por células com paredes espessas e lúmens reduzidos. Macroscopicamente é identificado pela zona mais escura do anel de crescimento.


ID
2254108
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao raio das angiospermas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nas Angisospermas

    Quanto à composição, plano radial, os raios podem ser:

    Raios homogêneos: quando formados por células parenquimáticas de um único formato;

    Raios heterogêneos: quando formados por células de mais de um formato. 


    http://www.madeira.ufpr.br/disciplinassilvana/APOSTILA-ANATOMIA-2P-2016.pdf


ID
2254111
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para confecção de lâminas, os cortes anatômicos passam por uma bateria para desidratação. Essa bateria pode ser montada em placas de Petri. Quais são os cuidados necessários com a vidraria antes de utilizá-la?

Alternativas

ID
2254117
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A parede celular pode apresentar algumas modificações como espessamentos espiralados (helicoidais). Em relação a essa característica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2254147
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para formação dos anéis de crescimento que compõem o xilema secundário, é necessário que as células meristemáticas realizem divisões periclinais. Contudo o câmbio também precisa realizar divisões anticlinais (retas ou inclinadas).


A respeito das divisões periclinais e anticlinais assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D


ID
2254162
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao cerne e o alburno de gimnospermas e angiospermas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
2335246
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cannabis sativa é a droga ilícita mais consumida no mundo. Estas plantas são dioicas e seus frutos apresentam uma semente. Dessa forma, é possível prever que se trata de uma:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E


ID
2423194
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas plantas vasculares, a condução da água e de sais minerais e a translocação de substâncias sintetizadas são realizadas, majoritariamente, por meio de células especializadas. Sobre o sistema vascular, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

  • O erro da letra B está em afirmar que ocorre pela transpiração. O transporte de seiva bruta ocorre primeiramente pela pressão positiva da raíz, que pode ser simplástica (por dentro do citoplasma) ou apoplástica (por entre as paredes celulares). Em seguinda, quando a seiva bruta chega nos tubos de vaso, a pressão de coesão criada pela abertura dos estômatos é que impulsiona o transporte.


ID
2424091
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O fato de, em algumas flores, os órgãos reprodutores masculino e feminino amadurecerem em épocas diferentes:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B


ID
2424094
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As Angiospermas se diferenciam dos demais grupos vegetais por apresentarem quais características morfológicas abaixo?

Alternativas
Comentários
  • A dupla fecundação é uma característica típica das angiospermas.

    Resposta: A


ID
2427805
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir:

                   Identificados genes que podem salvar araucária do risco de extinção

Formação embrionária do pinhão, semente do pinheiro-brasileiro, é alvo de abordagem molecular inédita capaz de auxiliar na preservação da espécie

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram 24.181 genes ligados à formação do embrião da araucária (Araucaria angustifolia) – árvore nativa do Brasil também chamada de pinheiro-brasileiro – e de sua semente, o pinhão. A descoberta poderá auxiliar no estabelecimento de um sistema para a propagação in vitro da espécie, que está sob risco crítico de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), e cuja madeira tem alto valor de mercado. Com a identificação dos genes, será possível um maior controle sobre o processo de embriogênese somática, ou seja, a formação de um embrião sem que haja fecundação e a partir de células não reprodutivas.

Trata-se de uma das mais promissoras técnicas biotecnológicas de produção de embriões vegetais, que permite a criopreservação (conservação por meio de congelamento) e a clonagem em massa. No caso da araucária, ela é dificultada porque as sementes perdem viabilidade e não sobrevivem por longos períodos de armazenamento.

Disponível em: < http://viajeaqui.abril.com.br/materias/identificados-genes-que-podem-ajudar-a-salvar-araucaria-do-risco-de-extincao>. Acesso em: 03.07.2015. 

Sobre o organismo descrito no texto, marque a alternativa CORRETA.  

Alternativas

ID
2428402
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na reprodução de angiospermas, cada óvulo desenvolve uma semente após a fecundação, e o ovário forma um _________ que encerra as sementes. A semente armazena vários nutrientes, como proteínas, óleos e amido, enquanto o embrião se desenvolve a partir do _________. Inicialmente, esses nutrientes são estocados no _________ da semente.


Alternativas
Comentários
  • Fruto - ovário desenvolvido

    O zigoto 2n - forma o Embrião

    A Endosperma , célula triplóide, armazena os nutrientes e fornece nutrição, normalmente , em forma de amido

    Letra A

    APMBB


ID
2429317
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O município de Paranavaí, localizado no noroeste do Paraná, se destaca na agricultura pelo plantio da mandioca (Manihot esculenta), laranjeira (Citrus sinensis) e cana-de-açúcar (Saccharum officinarum).

Sobre essas culturas agrícolas, assinale o que for correto.

Alternativas
Comentários
  • a) errado, colmo! essa poderia confundir... (Estipes são caules geralmente não ramificados, que apresentam em seu ápice um tufo de folhas. ... Colmos são caules não-ramificados que se distinguem dos estipes por apresentarem, em toda a sua extensão, divisão nítida em gomos.); créditos: site sobiologia

    b) exato! lembre-se que baga tem muitas sementes, ja a drupa uma somente

    c)errado, a coifa protege a extremidade da raiz (as celulas meristematicas)

    d) errado, mandioca é uma raiz tuberosa; tuberculo é caule, ex: batata inglesa

    e) errado, laranja é um citrico, e, na maioria das vezes, se autopoliniza, mas, eventualmente, abelhas podem polinizar, o que, consequentemente, aumentaria a producao de sementes; alem disso, morcegos gostam de flores "cheirosas", e, por ter acao noturna, as flores nao precisaria ser muito vistosa, ja que o cheiro que chamara o morcego para poliniza-la


ID
2468473
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O equilíbrio ecológico depende das relações existentes entre os seres vivos. Em geral, essas relações visam atender as necessidades básicas de nutrição, abrigo e reprodução, tendo como propósito final a sobrevivência e perpetuação das espécies. Uma interação facilmente observada em diversos ambientes é a que ocorre entre os insetos e as plantas com flores e que resulta na polinização. Desse modo, essa interação representa um papel importante na natureza, pois ocorre na base da cadeia alimentar (MÂCEDO, M.; FLINTE, V.; GRENHAS, V. Insetos na Educação. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005). Sobre os processos que envolvem a polinização, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Polinização, sinteticamente, é o processo de transferência do pólen de uma planta para a outra. O agente polinizador carrega os grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma de outra flor, é só assim que o gameta masculino consegue chegar até o gameta feminino e então fecundá-lo. Sendo assim, a polinização é também denominado de processo reprodutivo.

    A questão apresenta erro por colococar que a transferência do grão de pólen é do estigma para  o estame.

    letra D

  • e também está errada porque o grão de pólen é o gametófito masculino IMATURO, o maduro é o TUBO POLÍNICO


ID
2572501
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As folhas apresentam formas variadas resultantes das adaptações necessárias para que as plantas habitem ambientes diversos. Considerando a anatomia foliar das angiospermas, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Plantas xerófilas

    Adaptadas a climas com pouca água

    Apresentam mais estômatos, com o intuito de controlarem melhor a transpiração, evitando assim a perda de água de forma considerável

    Algumas possuem folhas adaptadas, como espinhos

  • A questão aborda as adaptações de plantas que podem ocorrer em ambientes variados, e pede a alternativa correta em relação a anatomia foliar das angiospermas. A folha é um órgão das plantas que é especializado em realizar a fotossíntese, facilitando a absorção de gás carbônico e permitindo que os cloroplastos fiquem expostos à luz. Em uma folha completa, encontramos o limbo, o pecíolo e a bainha (algumas folhas apresentam estípulas). O limbo está na região laminar, enquanto o pecíolo e a bainha estão presos ao caule. As nervuras presentes na região laminar são as ramificações do sistema vascular e podem ser paralelas, com feixes no sentido longitudinal da folha; e reticuladas, com ramificações surgindo de outras maiores. Essas nervuras da folha apresentam o xilema voltado para a região superior e o floema para a região inferior. Na estrutura interna da folha encontramos a epiderme superior, com muita presença de cutina, células unidas e um mínimo espaço intercelular para evitar a perda de água; o mesófilo, tecido que está localizado entre as duas camadas de epiderme e que apresenta os parênquimas clorofiliano paliçádico e lacunoso, com cloroplastos e espaços intercelulares; e epiderme inferior, com uma quantidade menor de cutina e muitos estômatos que realizam as trocas gasosas. As plantas podem ser classificadas de acordo com a disponibilidade de água em xerófitas, mesófitas e hidrófitas. As xerófitas são plantas adaptadas em ambientes mais secos, que dispõem de pouca quantidade de água, possuindo atributos que evitam a perda de água; as mesófitas são plantas que necessitam de determinada quantidade de água no solo e umidade no ar; e as hidrófitas necessitam de muita quantidade de água, com crescimento submerso em sua grande maioria.
    (Fatores que influenciam a Fotossíntese: Temperatura e CO2. Biologia no Enem. Disponível em Blog do Enem. Acesso em janeiro de 2022; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)




    Gabarito do Professor: C.
  •  As xerófitas são plantas adaptadas em ambientes mais secos, que dispõem de pouca quantidade de água, possuindo atributos que evitam a perda de água; as mesófitas são plantas que necessitam de determinada quantidade de água no solo e umidade no ar; e as hidrófitas necessitam de muita quantidade de água, com crescimento submerso em sua grande maioria.


ID
2574145
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marimbondo

Sá e Guarabyra

Compositor: Marlui miranda / Xico chaves


Marimbondo vem fazer sua casa

Em minh'oza za za za za za

Sai azar

Marimbondo

Vem fazer no teto

O que é correto

Eu já sou torto e solto e louco

E não posso te morar

Ou vai curtira bananeira

Que tem eira, eira, eira, eira, eira

E eu

Não tenho eira nem beira

Não tenho eira nem beira

Disponível em https://www.vagalume.com.br/sa-e-guarabyra/ marimbondo.html. Acesso em 25 set. 2016.


A bananeira é uma angiosperma que apresenta um caule:

Alternativas
Comentários
  • Na bananeira, o caule é um rizoma e a parte aérea é constituída exclusivamente por folhas. Um única vez na vida de uma bananeira um ramo caulinar cresce para fora do solo, dentro do conjunto de folhas, e forma em seu ápice uma inflorescência que se transforma em um cacho com várias pencas de bananas.

    letra C


ID
2585677
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Plantas podem ser divididas entre aquelas que protegem suas sementes em fruto e aquelas que produzem sementes não protegidas por fruto. Estas últimas são produzidas em estruturas denominadas estróbilos ou cones. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste segundo grupo de vegetais.

Alternativas
Comentários
  • As plantas são divididas em vários grupos, dente eles, temos as que protegem suas sementes com frutos e as que não fazer essa proteção. As primeiras são chamadas de gimnospermas, e as outras de angiospermas. Já as briófitas são as plantas pequenas, que vivem em locais umidos, conhecidas como musgos enquanto que as pteridófitas são as plantas vasculares que não apresentam sementes, se reproduzem por brotamento, como as samambaias. 

    Altnativa correta: Letra C

  • GMINOspermas - Letra C

  • Gabarito: letra C.

    As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes.

    Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php


ID
2654014
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A flor é a estrutura reprodutora das angiospermas de grande importância para a formação de progênie e para a evolução da espécie. Em relação à estrutura básica da flor, sabe-se que o

Alternativas
Comentários
  • No grupo das angiospermas, nós temos as plantas que apresentam as flores. A flor tem uma estrutura que é composta por:
    - cálice: folha modificada
    - corola: pétalas
    - androceu: órgão reprodutor masculino
    - gineceu: órgão reprodutor feminino.

    No interior do ovário, são encontrados os óvulos. Quando a célula-mãe sore meiose, surgem os sacos embrionários que contem a oosfera e os dois núcleos polares.

    Alternativa correta: Letra D

  • O androceu ou estame é formado pela antera e o filete.
    Grão de pólen é o gametófito masculino.
    Gineceu ou pistilo é o orgão reprodutor feminino. 

  • Saco embrionario contém a oosfera e dois núcleos polares. Letra D

  • Saco embrionario contém a oosfera e dois núcleos polares. Letra D


ID
2654044
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As plantas vasculares apresentam um sistema vascular, que é formado pelo tecido floemático e xilemático. Com relação a esses tecidos,

Alternativas
Comentários
  • O xilema e o floema são tecidos condutores que constituem o sistema vascular de uma planta. O xilema é responsável pela condução de água e sais minerais, das raízes ate o ápice da planta. Há dois tipos, traqueides ou vasos fechados e os elementos de vasos que são os vasos abertos, permitindo a passagem de água com maior facilidade. Já o floema é responsável pela condução da seiva elaborada. Nele , encontramos os tubos crivados.

    Alternativa correta: Letra D

     
  • Complementando o "Comentários do professor" que de nada serve para esclarecer a resposta.

    Os elementos de vaso são células com perfurações em suas paredes terminais e/ou laterais. Estas células comunicam entre si através dessas perfurações, que são regiões completamente abertas, desprovidas de paredes primárias e secundárias, por onde a água flui livremente. Estas perfurações, comumente, ocorrem nas paredes terminais dos elementos de vaso, mas podem estar presentes também nas suas paredes laterais.

    A parte perfurada da parede é chamada placa de perfuração ou placa perfurada. Uma placa de perfuração pode apresentar uma única perfuração, constituindo uma placa perfurada simples, ou pode apresentar várias perfurações, formando uma placa perfurada múltipla.

     

    Fonte: http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/exercicios-html/Xilema.htm

  • A "pegadinha" nessa questão (ao menos pra mim), foi a assertiva A :"os elementos de tubo crivado das angiospermas estão acompanhadas por células guardas.". Na verdade, os elementos de tubo estão acompanhadas por células companheiras, que "cuidam" dos elementos de tubo crivado, realizando o metabolismo por elas.

    De qualquer forma, a alternativa D está correta: "os elementos de vasos do xilema possuem placas de perfuração.", tb chamados de placas crivadas.

    Fonte: Biologia de Campbell, 10ª ed., página 759.

  • Atenção --> Perfurações areoladas (células xilemáticas ou lenho)

    --> Placa crivada (células floemáticas ou líber)


ID
2726230
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.

CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).

Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?

Alternativas
Comentários
  • oque mais chamaria a atenção seria a letra D

  • Questão simples, requer apenas atenção na leitura:


    "Diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos"

  • OBS: Os seres humanos não possuem enzimas capazes de digerir a glicose beta-que é presente em celulose no caso na semente.Logo as sementes são excretadas para fora sem sofrer absorção.

    Já em vacas,cupins por exemplo, possuem em seu intestino protozoários em que o código genético desses é capaz de produzir uma enzima que metabolize a glicose beta.

    Além disso,o amido é uma reserva energética das plantas,mas podem ser digeridas pelos humanos sim, pela enzima amilase presente na saliva.Uma vez que esse é constituído por glicose alfa.

  • A questão fala sobre o sucesso reprodutivo das angiospermas, conquistando novos territórios por dispersão através de animais que são atraídos por frutos e pelas sementes fixadoras. O texto afirma que os animais possuem importante contribuição na manutenção da diversidade da flora através da dispersão das sementes. 
    As angiospermas são as plantas que possuem flores e frutos, com estruturas que desenvolvem os grãos de pólen, que são as células reprodutoras masculinas. A polinização é a transferência dessas células masculinas para o receptor feminino (estigma) de outra flor da mesma espécie ou para o próprio estigma. A polinização pode ocorrer de forma direta, pela autopolinização, ou de forma indireta ou cruzada, através de agentes polinizadores que podem ser: o vento, chamada anemofilia, as aves, chamada ornitofilia, os insetos, chamada entomofilia, os animais, chamada zoofilia. Esse processo permite que um grão de pólen seja levado para outras plantas, aumentando a variabilidade genética e diversidade da espécie. Os animais que realizam a polinização (zoofilia) são atraídos por especializações florais ou por recompensas, como o alimento. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    Quais são as características de frutos e sementes apresentadas, que estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?
    a) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas. Essa característica está associada aos animais que buscam o alimento em flores e o grão de pólen se prende, não sendo uma atração para os polinizadores. Incorreta.
    b) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.
    Essa característica ajuda no transporte das sementes, mas não é um atrativo para os polinizadores. Incorreta. 
    c) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
    Essas estruturas se fixam nas asas sem que os animais percebam, não sendo considerada característica atrativa para polinizadores. Incorreta.
    d) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
    A presença de alimento com polpa suculenta é um importante atrativo para aves e mamíferos, pois a preferência será por esses alimentos, facilitando a dispersão das sementes e garantindo a diversidade. CORRETA.
    e) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.
    Essa característica facilita o transporte das sementes, principalmente quando aderidas aos pelos e penas dos animais, não sendo um mecanismo atrativo para polinizadores. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Letra D

    A bem sucedida dispersão feita por aves e mamíferos depende de frutos suculentos e de cheiro característico que provem energia a essas espécies de animais.


ID
2769883
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na maioria das monocotiledôneas e em algumas eudicotiledôneas herbáceas só ocorre crescimento primário. Nas eudicotiledôneas lenhosas (arbustos e árvores), a raiz e o caule apresentam, além do crescimento primário, o crescimento secundário. De acordo com LOPES & ROSSO (2014), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Os meristemas apicais originam a protoderme, o meristema fundamental e o câmbio. Os tecidos derivados destes meristemas são chamados de tecidos primários.
( ) A protoderme origina a epiderme, tecido primário que reveste o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite as trocas de gases necessários a respiração e a fotossíntese. A epiderme geralmente é uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, clorofiladas e com grande vacúolo. Na epiderme diferenciam-se estruturas anexas, como estômatos, tricomas e acúleos.
( ) O meristema fundamental origina o parênquima, tecido que é formado por células vivas, com parede celular espessa, que se comunicam através dos plasmodesmos. O parênquima desempenha diversas funções, como preenchimento, assimilação e reserva.
( ) O meristema fundamental origina o colênquima e o esclerênquima, tecidos que têm a função de realizar a sustentação das plantas. O colênquima é formado por células mortas e o esclerênquima por células vivas.
( ) Os tecidos vasculares são formados pelo xilema e floema, em que as células podem ser originadas de meristemas primários ou secundários. As células que fazem o transporte da seiva no xilema são os elementos de vaso e os traqueídes. As células responsáveis pelo transporte de seiva no floema são os elementos de tubo crivado e as células crivadas.

Alternativas
Comentários
  • Os erros que encontrei nas alternativas estão destacados abaixo. Qualquer erro ou complementação, por favor, me avisem!

     

    Os meristemas apicais originam a protoderme, o meristema fundamental e o câmbio. Os tecidos derivados destes meristemas são chamados de tecidos primários. FALSO! Os meristemas apicais originam a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio

     

    A protoderme origina a epiderme, tecido primário que reveste o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite as trocas de gases necessários a respiração e a fotossíntese. A epiderme geralmente é uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, clorofiladas e com grande vacúolo. Na epiderme diferenciam-se estruturas anexas, como estômatos, tricomas e acúleos. FALSO!  A protoderme origina a epiderme, tecido primário que reveste o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite as trocas de gases necessários a respiração e a fotossíntese. A epiderme geralmente é uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, ACLOROFILADAS e com grande vacúolo. Na epiderme diferenciam-se estruturas anexas, como estômatos, tricomas e acúleos. 

     

    O meristema fundamental origina o parênquima, tecido que é formado por células vivas, com parede celular espessa, que se comunicam através dos plasmodesmos. O parênquima desempenha diversas funções, como preenchimento, assimilação e reserva. FALSO!  O meristema fundamental origina o parênquima, tecido que é formado por células vivas, de paredes primárias delgadas.

     

    O meristema fundamental origina o colênquima e o esclerênquima, tecidos que têm a função de realizar a sustentação das plantas. O colênquima é formado por células mortas e o esclerênquima por células vivas. FALSO! O colêmquima é formado por céluas vivas e o esclerênquima, por células mortas.

     

    Os tecidos vasculares são formados pelo xilema e floema, em que as células podem ser originadas de meristemas primários ou secundários. As células que fazem o transporte da seiva no xilema são os elementos de vaso e os traqueídes. As células responsáveis pelo transporte de seiva no floema são os elementos de tubo crivado e as células crivadas. VERDADEIRO!


ID
2773126
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os frutos são classificados em vários tipos, dependendo de sua origem no desenvolvimento. Na sua maioria, os frutos são derivados de um único carpelo ou de vários carpelos fusionados, denominados frutos simples. O fruto agregado resulta de uma única flor que tem mais de um carpelo separado, cada qual formando um pequeno fruto. Um fruto múltiplo desenvolve-se de uma inflorescência, um grupo de flores fortemente agrupadas.


Em relação às informações acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, um representante de fruto simples, de fruto agregado e de fruto múltiplo.

Alternativas

ID
2788594
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São dois tecidos vegetais responsáveis pela sustentação das angiospermas arbóreas:

Alternativas
Comentários
  • As angiospermas são as plantas dominantes no mundo com flores e frutos, com uma semente que protege e alimenta o embrião. Os vegetais possuem um corpo formado por tecidos divididos em: meristema primário (protoderme, meristema fundamental e procâmbio), responsáveis pelo crescimento longitudinal, meristema secundário (câmbio e felogênio) responsáveis pelo crescimento em espessura, e tecidos adultos de revestimento (proteção), de preenchimento (parênquimas), de sustentação (colênquima e esclerênquima) e de condução (xilema e floema). (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    São responsáveis pela sustentação de angiospermas:
    a) meristema primário (epiderme) e esclerênquima (sustentação). Incorreta. 
    b) colênquima e esclerênquima (sustentação). Correta. 
    c) meristema secundário (crescimento) e colênquima (sustentação). Incorreta.
    d) esclerênquima (sustentação) e meristema primário (epiderme). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Sustentação : Esclerênquima e Colênquima

    Preenchimento = Os Parênquimas

    Condutores = Floema e Xilema

    Revestimento : Epiderme

    Primários/ originários : Meristemas

    LETRA B

    APMBB


ID
2817148
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas estruturas das angiospermas desenvolveram modificações ao longo da evolução, que permitiram adaptações ambientais importantes.


Considere as seguintes afirmações sobre essas estruturas.

I - Cenoura é um caule modificado subterrâneo que acumula nutrientes.

II - Plantas de ambientes desérticos, tais como cactus, têm folhas modificadas em espinhos e caules fotossintetizantes.

III- Plantas com flores de pétalas pequenas ou inexistentes podem apresentar folhas modificadas na base do receptáculo floral, com função de atrair polinizadores.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • D. Apenas II e III


  • A cenoura é raiz tuberosa ou tuberculosa (raiz principal muito espessa).


ID
2836147
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O reino Vegetal é composto por milhares de espécies, distribuídas em boa parte das terras emersas, principalmente nas regiões tropicais. Costumamos estudar esse reino dividindo-o em grupos, as Criptógamas (briófitas e pteridófitas) e as Fanerógamas (gimnospermas e angiospermas).


Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As Pteridófitas, onde as representantes mais comuns são as Samambaias (Polypodium vulgare), são plantas vasculares, ou seja, são providas de vasos condutores de seiva. Elas estão no mesmo grupo das Briófitas pois apresentam, também, estruturas reprodutoras pouco visíveis.

  • Gabarito B.


    Comentario sobre Fanerógamas: Fanerógamas é um termo usado para se referir aos vegetais superiores que secaracterizam pela presença de flores, como órgãos de reprodução nitidamente visíveis,destacando-se de outras traqueófitas, como as pteridófitas. As Fanerógamas também sãoconhecidas como espermatófitas, pois são plantas que produzem sementes. A maioria dasplantas bem sucedidas tem na semente seu modo primário de reprodução e dispersão. Dividem-se em Gimonospermas e Angiospermas.


    Fonte: http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_1/3_unidade/material_apoio/texto_fanerogamas.pdf

  • CRIPTÓGAMAS

    Cripto(escondido)

    Gama( gametas)

    As diferenciações entre Criptógamas e Fanerógamas são a presença de fruto e de semente , e ainda o seus órgãos reprodutores pouco visíveis

    LETRA B

    APMVB


ID
2836150
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A diversidade vegetal é de tal ordem que somente Angiospermas são mais de 230.000 espécies conhecidas e identificadas. Portanto, o estudo da anatomia vegetal é feito, principalmente, com base nas angiospermas. Estudamos as estruturas, das raízes até as sementes, detalhando suas funções e adaptações especiais em cada caso. Assinale a alternativa CORRETA sobre a estrutura de um vegetal.

Alternativas
Comentários
  • a) As raízes têm como única função a absorção de água e sais minerais do solo. FALSO! Além disso, as raízes são responsáveis também pela fixação da planta ao solo.

     

     b) O transporte de substâncias entre as raízes e as folhas e das folhas para as raízes é feito pelo sistema xilemático. FALSO! De maneira geral, o xilema faz o transporte da seiva bruta (água e sais minerais provenientes do solo) da raiz até as folhas,  já o caminho oposto - das folhas à raiz -  é feito pelo floema, que transporta os produtos da fontossíntese. 

     

     c) As folhas são estruturas, em geral, laminares, clorofiladas e, portanto, responsáveis pela fotossíntese. Verdadeiro!

     

     d)  As raízes das angiospermas monocotiledôneas são do tipo axial ou pivotante, enquanto nas dicotiledôneas são raízes fasciculadas. FALSO! As monocotiledôneas têm sistema radicular fasciculado (ou em cabeleira), enquanto nas dicotiledôneas o sistema é pivotante (ou axial). 

     

     e) As angiospermas possuem as sementes livres, isto é, ficam expostas em estruturas denominadas estróbilos. FALSO! Os estróbilos são estruturas presentes nas gimnospermas, eles são ramos modificados com estruturas relacionadas à reprodução sexuada.

     

    Se alguma coisa estiver errada, comente, por favor!


ID
2844148
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho do poema a seguir.

— Trabalhando nessa terra,
tu sozinho tudo empreitas:
serás semente, adubo, colheita.
— Não levas semente na mão:
és agora o próprio grão.

(MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Universidade da Amazônia, NEAD – Núcleo de Educação à Distância. p.21-13.
Disponível em: <www.nead.unama.br>. Acesso em: 28 ago. 2017).

A semente é considerada uma estrutura reprodutiva originada a partir do desenvolvimento do óvulo. Com base nos conhecimentos sobre sementes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução:

    a) Incorreta. A semente é simplesmente um óvulo maduro contendo um embrião. O óvulo imaturo apresenta uma ou duas camadas de tecidos (tegumentos) e em termos de desenvolvimento é um estágio anterior à semente propriamente dita.

    b) Incorreta. Uma importante novidade evolutiva das plantas vasculares com semente foi a conquista da independência da água para a fecundação, o que possibilitou o surgimento da polinização dessas espécies vegetais e, portanto, uma maior eficiência nos seus processos reprodutivos.

    c) Correta. A semente possui as seguintes funções: conferir ao embrião proteção, além de alimento armazenado que lhe estará disponível nos estágios críticos da germinação e estabelecimento.

    d) Incorreta. As sementes nas gimnospermas ficam expostas sobre o esporófilo. O evento apontado na afirmativa é encontrado nas angiospermas e essa proteção da semente pelo carpelo dará origem ao fruto.

    e) Incorreta. A germinação na forma hipógea ocorre somente nas angiospermas. Além do mais, a definição apresentada na afirmativa em relação ao tipo de germinação diz respeito à forma epígea. As gimnospermas não apresentam cotilédones.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2018/08/uel-2018-semente-e-considerada-uma-estrutura-reprodutiva-originada-a-partir-do-desenvolvimento.html


ID
2847925
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às espermatófitas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As espermatófitas (Spermatophyta, antigamente chamadas de Fanerógamas) são as  com sementes e constituem uma linhagem muito diversificada, com cerca de 270.000 espécies. Esse grupo de plantas inclui as gimnospermas e as angiospermas. As principais características das espermatófitas são a heterosporia e o crescimento secundário. A heterosporia é a produção de dois tipos de esporos, os micrósporos (esporos masculinos) e os megásporos (esporos femininos), que originarão os microgametófitos (gametófitos masculinos) e os megagametófitos (gametófitos femininos), respectivamente. Essa condição foi um passo importante para o surgimento das sementes. O crescimento secundário é o crescimento do caule em espessura, sendo os meristemas laterais, chamados de câmbio vascular e , os tecidos responsáveis por este crescimento.

    https://www.infoescola.com/plantas/espermatofitas/#:~:text=As%20espermat%C3%B3fitas%20(Spermatophyta%2C%20antigamente%20chamadas,as%20gimnospermas%20e%20as%20angiospermas.

  • parte masculina ===> pólen

  • A) Embrião Multicelular

    B) Nas plantas vasculares, o esporófito é dominante (pteridófita, gimnosp., angiosp.)

    C) Espermatófitas (plantas vasculares que tem sementes = gimnos, angios), só a angiosperma tem fruto.

    D) CERTO.

    E) Só gimnospermas e Angiospermas tem sementes.


ID
2863930
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A lista a seguir descreve algumas características de um determinado grupo de plantas que são comuns em regiões de climas frio e temperado:


I São terrestres e podem ser árvores ou arbustos.

II Possuem folhas férteis, além de caule, raiz e flores.

III As sementes são nuas e não são formadas em um ovário fechado.

IV A fecundação ocorre sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino.

V Produzem grãos de pólen para o processo reprodutivo.


O grupo das plantas com todas as características informadas é o das

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso há características que indicam ser uma gimnosperma e nesse caso a principal delas "sementes nuas".

  • Essa questão está errada.. não é possível .. as gimnospermas NÃO POSSUEM FLORES! .. todos os livros que li e todos os sites que entrei afirmam que não existem flores nas gimnospermas!

  • Qual gimnosperma tem flor? Essa questão está errada!

  • Os vegetais considerados "verdadeiros" apresentam uma característica que os diferencia das algas: eles se desenvolvem a partir de um embrião protegido por uma estrutura reprodutiva da planta mãe. Esses vegetais são classificados, por ordem evolutiva, em:
    • Briófitas - Avasculares, absorvem nutrientes, água e sais minerais do solo, passando de célula em célula, não atingindo tamanhos maiores. 
    • Pteridófitas - Possuem vasos condutores, além de caule e folhas maiores que proporcionam sustentação, podendo chegar a uma média de 20 metros de altura.
    • Gimnospermas - Produzem sementes e grão de pólen, com fecundação principalmente pelo vento.
    • Angiospermas - Apresentam flores e frutos, com sementes protegidas e fecundação principalmente por insetos polinizadores. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    De acordo com as opções:
    a) Angiospermas (as sementes são protegidas por um fruto). Incorreta.
    b) Gimnospermas (apresentam I, II, III, IV e V). Correta.
    c) Pteridófitas (necessita de água para fecundação, não produz grão de pólen, não tem sementes ou flores). Incorreta.
    d) Briófitas (necessita de água para fecundação, não tem raiz, caule, sementes, não produz grão de pólen e crescem pouco). Incorreta.

    Gabarito do professor: B.
  • A pinha seria o equivalente a uma ''flor'' dos pinheiros

  • Tbm não entendi, na hora que li a primeira afirmação, fui marcando logo as angiospermas, é a única que possui flores.

    Gimnospermas não possuem flores!


ID
2864077
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo a classificação de Engler para os vegetais, as árvores encontram-se na divisão das fanerógamas, plantas superiores que se subdividem em angiosperma e gimnosperma. Com base nessa afirmação marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Criptógamas e Fanerógamas Ordem

    1 espécie = Briofitas

    2 espécie =Pteridofitas

    3 espécie = Gimnosperme

    4 espécie = Angiosperme

    Letra B

    #Apmbb


ID
2865022
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere a plantas com sementes, julgue o próximo item.



São exemplos de plantas com sementes as gimnospermas, com sementes nuas, e as angiospermas, com sementes protegidas pelo fruto.

Alternativas
Comentários
  • GAB CORRETO

    As gimnospermas são plantas vasculares que produzem flores e sementes, mas são sementes nuas, ou seja, não são envolvidas pelo ovário desenvolvido, que são os frutos. São inseridas em escamas, que formam uma estrutura cônica.

    Há a independência da água para a reprodução, portanto a reprodução é por sifonogamia, ou seja, existe a presença de um tubo polínico,

    As angiospermas são plantas que tem as sementes protegidas pelos frutos. Angio, quer dizer vaso, e esperma, semente. É o grupo de plantas mais numeroso e comum na atualidade. São mais de 250.000 espécies que habitam em todos os tipos de ambientes, vão desde gramíneas à enormes árvores. Juntamente com as gimnospermas fazem parte do grupo das plantas fanerógamas. Nelas é possível ver seus órgãos reprodutores com facilidade.


ID
2865025
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere a plantas com sementes, julgue o próximo item.



A principal característica das gimnospermas é a presença de frutos, que protegem as sementes.

Alternativas
Comentários
  • R: ERRADO

    Quem possui fruto é angiosperma!

    O nome gimnosperma significasemente nua”, faz referência ao fato de não possuírem frutos envolvendo essas estruturas, que permanecem expostas.

    Além dessas características marcantes, as gimnospermas são independentes da água para a reprodução. Nesse grupo de plantas, ocorre o processo chamado de polinização, no qual o gametófito masculino parcialmente desenvolvido (grão de pólen) é levado até o gametófito feminino. Normalmente a polinização em gimnospermas ocorre pelo ar (anemofilia).

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/gimnospermas.htm


ID
2865028
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere a plantas com sementes, julgue o próximo item.



Por serem independentes da água para a fecundação, a polinização, nas angiospermas, ocorre na ausência de flor.

Alternativas
Comentários
  • R: ERRADO

    As angiospermas têm como característica principal a presença de flores completas, onde encontramos as estruturas reprodutivas das plantas.

    Por serem muitas vezes vistosas e dotadas de nectários, as flores das angiospermas atraem animais, como pequenos invertebrados, aves e morcegos. Tais seres vivos, ao entrarem em contato com várias flores de uma mesma espécie, propiciam o encontro de grão-de-pólen com estruturas reprodutivas femininas. Assim, a polinização das angiospermas não ocorre unicamente pela ação do vento, como nas gimnospermas.

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/angiospermas.htm


ID
2897827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.


Após a dessecação, as sementes de determinadas plantas entram em estado quiescente (de repouso), enquanto as de outras plantas tornam-se dormentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

    Semente dormente:

    “A semente incapaz de germinar, num determinado período de tempo, quando exposta a condições ambientais que normalmente permitiriam a germinação”. Há um bloqueio interno"

    Semente quiescente:

    “A semente que não germina porque é limitada pela ausência ou insuficiência de um ou mais fatores externos necessários para que esse processo ocorra ”. Há uma limitação externa"

    Fonte: https://www2.ib.unicamp.br/profs/fsantos/bt682/2012/Aula4-Germinacao-BancoSementes1.pdf

  • QIESCENCIA + LIMITACAO EXTERNA= PLANTA NAO GERMINA

    DORMENCIA+ SEM LIMITAÇÃO EXTERNA= MESMO ASSIM NAO OCORRE GERMINAÇÃO


ID
2983147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Plantas pteridófitas, angiospermas e gimnospermas possuem tecidos condutores de seiva, como xilema e floema. A respeito da estrutura e da função do xilema e do floema, julgue o ite subsequente.


A seiva bruta, composta por água e sais minerais absorvidos do solo pelas raízes, é transportada através do xilema por toda a planta, desde as raízes até as folhas.

Alternativas
Comentários
  • O transporte de seiva bruta, constituída por água e sais minerais, é realizado a partir da capacidade de absorção pelas raízes e distribuição para todo o restante da planta com destino essencial às folhas, através do xilema.

    Gab. Certo

  • A questão fala sobre os vegetais que apresentam tecidos condutores de seiva (xilema e floema) e pede que se julgue a afirmativa a respeito da estrutura e função desses tecidos. As plantas são seres do reino vegetal classificados como eucariontes fotossintetizantes e incluem as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As briófitas não apresentam vasos condutores, como os musgos. As pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e nutrientes, apresentando caule e folhas maiores, como as samambaias. As gimnospermas passam a apresentar as sementes e pólen, com plantas sem flor, como os pinheiros. As angiospermas apresentam, além das sementes e pólen, plantas com flores e frutos, como as tulipas. Os vegetais apresentam um sistema de transporte por onde circulam a água e os nutrientes: o xilema e o floema. O xilema (ou lenho) transporta a seiva bruta, com água e nutrientes inorgânicos, absorvidas do solo pelas raízes até as folhas, e esse tecido condutor é formado por lignina, com células mortas e rígidas, impedindo a junção das paredes. O floema (ou líber) realiza a distribuição da seiva elaborada, glicose resultante da fotossíntese em forma de sacarose, para todas as partes da planta através de difusão, pela diferença de concentração da solução de açúcar. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site coladaweb.com




    A seiva bruta, composta por água e sais minerais absorvidos do solo pelas raízes, é transportada através do xilema por toda a planta, desde as raízes até as folhas.
     

    O xilema é o tecido condutor que transporta água e sais minerais (seiva bruta) pelas raízes até as folhas, levando os nutrientes inorgânicos que foram absorvidos do solo.


    Gabarito do professor: CERTO

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
2983150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Plantas pteridófitas, angiospermas e gimnospermas possuem tecidos condutores de seiva, como xilema e floema. A respeito da estrutura e da função do xilema e do floema, julgue o item subsequente.


As substâncias orgânicas sintetizadas pelas plantas mediante fotossíntese são transportadas por toda a planta através do xilema secundário.

Alternativas
Comentários
  • Através do FLOEMA

  • No caule, o xilema realiza o crescimento em espessura (crescimento secundário).

    Já o floema, é utilizado para o transporte de seiva elaborada.

    Gab. ERRADO

  • As substâncias orgânicas sintetizadas pelas plantas mediante fotossíntese são transportadas por toda a planta através do xilema secundário.

    >> a condução do produto da fotossíntese é pelo floema. Xilema carrega água e sais minerais das raízes.

    Errado


ID
3041890
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.


Em angiospermas, os óvulos desenvolvem-se em ........, e a parede do ovário participa da formação do ........ .

Alternativas
Comentários
  • Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes,

  • As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma, que significa semente. Analisando seu nome, podemos concluir, portanto, que ele está relacionado a uma de suas características exclusivas: a presença de fruto envolvendo a semente.

    Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário das flores após o processo de fecundação. Eles são importantes para o sucesso desse grupo de plantas, uma vez que atuam protegendo a semente e auxiliam na dispersão dessas estruturas.

    Leia também: 

    Além dos frutos, as flores foram importantes para garantir que as angiospermas tornassem-se o grupo de plantas com maior número de representantes. Essa estrutura, que será discutida mais profundamente a seguir, está relacionada com o processo de polinização. Flores vistosas e que liberam odores são essenciais para garantir a atração de polinizadores.

    O ciclo de vida das angiospermas é complexo e envolve o processo de dupla fecundação.

    O ciclo de vida das angiospermas é complexo, quando comparado ao de outros grupos vegetais. Iniciaremos esse ciclo pelo processo de polinização, ou seja, o momento em que ocorre a transferência do pólen produzido na antera para o estigma.

    Quando grão de pólen é liberado na antera, ele possui uma célula vegetativa e uma célula geradora, a qual se divide e forma os dois gametas masculinos (núcleos espermáticos). A célula vegetativa será responsável pela formação do tubo polínico, que garantirá a transferência dos gametas até a parte feminina da flor.

    O gametófito feminino maduro de uma angiosperma é chamado saco embrionário. Nele, são encontradas geralmente sete células, as quais possuem oito núcleos. Essas sete células são a oosfera (gameta feminino), duas sinérgides, três antípodas e uma célula central com dois núcleos.

    O grão de pólen, ao chegar no estigma da flor, germina e produz o tubo polínico, que cresce pelo estilete até chegar no ovário, penetra no óvulo pela micrópila (abertura do óvulo) e encontra o saco embrionário.

    No momento da fecundação, os dois gametas masculinos atuarão (dupla fecundação). Um une-se à oosfera, produzindo o embrião, e o outro une-se aos dois núcleos polares, formando o endosperma, uma estrutura triploide. Esse endosperma fornecerá nutrientes ao embrião durante o desenvolvimento.

    Leia também: 

    O embrião desenvolve-se e os tegumentos do óvulo originam os envoltórios da semente. O ovário da flor, então, desenvolve-se em fruto. Caso a semente encontre um local adequado para a sua germinação, ela originará um novo indivíduo (esporófito).


ID
3044959
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A xenogamia (em plantas a xenogamia é possível pela polinização cruzada entre indivíduos da mesma espécie) tem importância crucial para todos os eucariontes. Não é de surpreender, portanto, que as angiospermas tenham desenvolvido os mais variados mecanismos para promover a transferência de pólen de uma planta para outra. As flores da maioria das angiospermas possuem estames e carpelos, mas se um destes verticílios está ausente na flor, a espécie é monoica ou dioica. Em plantas dioicas como o chorão, o pólen deve passar de um indivíduo a outro para garantir a fecundação. Em plantas monoicas, como carvalhos e bétulas, as flores carpeladas e estaminadas são distintas, mas ocorrem juntas no mesmo indivíduo. Desde que as flores estaminadas e carpeladas de um mesmo indivíduo não amadureçam ao mesmo tempo, sua separação pode levar à xenogamia.” (RAVEN, H. P.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 5ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, p.367, 1996.)


Uma maneira pela qual as angiospermas promovem a xenogamia é a dicogamia, uma condição na qual os estames e carpelos atingem a maturidade em tempos diferentes, embora ocorram juntos na mesma flor. Existem dois tipos de dicogamia: protandria e protoginia. Entende-se por protandria:

Alternativas
Comentários
  • Na biologia, chamam-se protândricas as espécies em que os órgãos sexuais masculinos são os primeiros a atingirem a maturidade e a tornarem-se activos[1]. No processo de crescimento, as gónadas convertem-se em femininas e tornam-se activas mais tarde
  • Pro(antes) + andro(masc)

    Antes+ estames

    B

  • No contexto da sexualidade vegetal das plantas com flores (angiospermas) a dicogamia descreve a existência de uma separação temporal na maturação dos sexos dentro da mesma flor ou da mesma planta. Há duas formas de dicogamia: a protoginia, na qual a maturação dos órgãos sexuais femininos precede a dos masculinos, e a protandria na qual, pelo contrário, os órgão sexuais masculinos maturam antes dos femininos.

    LETRA B

    FONTE: https://oquee.space/dicionario/dicogamia/


ID
3046216
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas angiospermas, ritidoma corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Ritidoma se refere a tecido morto do súber, também atua como isolante térmico, evita desidratação e protege a planta contra choques mecânicos. Formado por tecidos suberosos envolvendo felogênio e feloderme

    Resposta: A