SóProvas


ID
2254177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos a custo de oportunidade e fronteiras de possibilidades de produção.

Situação hipotética: O estado de Goiás tem capacidade de produzir 6 milhões de toneladas de milho e 8 milhões de toneladas de soja ou uma combinação desses dois produtos, enquanto o estado de Mato Grosso pode produzir 11 milhões de toneladas de milho e 22 milhões de toneladas de soja ou uma combinação desses dois produtos. Assertiva: Nessa situação, caso haja maior demanda de milho, os custos de oportunidade para produzir o milho, em relação à soja, são maiores em Goiás do que em Mato Grosso.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    C.O. Goias: 8/6 = 1,25
    C.O. Mato grosso: 22/11 = 2

    ou seja, os custos de oportunidade para produzir o milho, em relação à soja, são maiores em MT do que em GO, porque este deixa de produzir 1,25 de soja a cada 1demilho, e aquele deixade produzir 2 de soja para produzir 1 de milho

    bons estudos

  • GABARITO ERRADO

    Visto que, queremos saber o custo de oportunidade para se produzir 1 tonelada de milho em relação a soja, executamos uma regra 3 simples  e vemos quem é maior.

    Goias

    soja         milho

    8                 6

    x                  1

    x = 8/6 = 1,33

    CUSTO DE OPORTUNIDADE DE GOIAS = 1,33

    MATO GROSSO

    S                M

    22               11

    x                   1

    x = 22/11 = 2

    CUSTO DE OPORTUNIDADE DE MT = 2

    LOGO,

    o C.O. DE GOIAS < C.O. DE MT

     

  • O custo de oportunidade aqui é quanto se deixa de produzir de um bem para que se produza uma unidade a mais do outro.

    Goiás tem capacidade para produzir 6 milhões de toneladas de milho e 8 milhões de soja, ou algo entre isso.

    Logo, para cada 1 milhão de toneladas de milho que produz, deixa de produzir 1,33 milhão de toneladas de soja (8 /6).

    Ou seja, seu custo de oportunidade de produzir milho e não soja é de 1,33.

    Em Mato Grosso, este custo de oportunidade é maior.

    Isso porque MS pode produzir até 11 milhões de toneladas de milho e até 22 milhões de toneladas de soja.

    Logo, para cada 1 milhão de toneladas de milho que produz, deixa de produzir 2 milhões de toneladas de soja (22/11). Isso significa que o custo de oportunidade de produzir milho e não soja é de 2.

     Repare que, enquanto Goiás tem um custo de oportunidade de 1,33, Mato Grosso tem um custo de oportunidade de 2, razão pela qual a questão está errada. 

    Resposta: E

  • Observando a capacidade de produção dos dois estados, observamos que o estado de GO consegue produzir mais igualmente os dois produtos. Para cada 1 tonelada de milho, na situação descrita, GO consegue produzir 1,33 tonelada de soja (8/6). O estado de MT, por outro lado, é diferente. Para cada 1 tonelada de milho, na situação descrita, MT consegue produzir 2 toneladas de soja (22/11).

    Caso haja demanda maior por milho, na situação descrita, GO deixará de produzir 1,33 toneladas de soja, enquanto MT deixará de produzir 2 toneladas. O custo de oportunidade de MT, portanto, será >.

  • Custo de oportunidade é o benefício perdido por causa da melhor alternativa abandonada quando se toma qualquer decisão. É quanto a empresa sacrificou em termos de remuneração por ter aplicado seus recursos numa alternativa em vez de outra. 

    Veja que se um estado produz milho, ele está deixando de produzir soja, e vice versa.  

    No caso do estado de Goiás, sua capacidade de produção é de 6 milhões de toneladas de milho para 8 milhões de toneladas de soja, ou seja, como a demanda exige que o estado produza MILHO, para cada tonelada de milho que o estado tem que produzir, ele deixa de produzir 

    86

     milhões de toneladas de soja, ou seja, 1,33 milhões de toneladas de soja. 

    Conclusão: em Goiás, o custo de oportunidade para produzir 1 tonelada de milho é igual a 1,33 toneladas de soja 

    No caso do estado de Mato Grosso, sua capacidade de produção é de 11 milhões de toneladas de milho para 22 milhões de toneladas de soja, ou seja, como a demanda exige que o estado produza MILHO, para cada tonelada de milho que o estado tem que produzir, ele deixa de produzir 

    2211

     milhões de toneladas de soja, ou seja, 2 milhões de toneladas de soja. 

    Conclusão: em Mato Grosso, o custo de oportunidade para produzir 1 tonelada de milho é igual a 2 toneladas de soja. 

    Assim, nessa situação, caso haja maior demanda de milho, os custos de oportunidade para produzir o milho, em relação à soja, são menores em Goiás do que em Mato Grosso. 

  • CESPE 2021 - codevasf

    O momento atual da economia brasileira é um ambiente de recursos restritos, que requer que a tomada de decisão das pessoas avalie as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Julgue o item seguinte, em relação aos conceitos de custo oportunidade e fronteiras de possibilidade de produção.

    Considere que o estado A tenha capacidade de produzir 10 milhões de toneladas de milho e 6 milhões de toneladas de soja, ou uma combinação desses dois produtos, e que o estado B seja capaz de produzir 11 milhões de toneladas de milho e 22 milhões de toneladas de soja, ou a combinação desses dois produtos. Nessa situação hipotética, caso haja maior demanda de milho, os custos de oportunidade para produzir esse produto em relação a soja serão maiores no estado A.

    FALSO!

    As questões se repetem!!!!