SóProvas


ID
2254207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de macroeconomia, julgue o item subsequente.

Considerando-se a perspectiva da renda, o produto interno bruto a preços de mercado pode ser decomposto em renda pessoal disponível, renda bruta disponível das empresas, renda líquida do governo e renda líquida enviada ao exterior.

Alternativas
Comentários
  • Galera, segue comentário:

    Note que o produto interno bruto pode ser identificado como o gasto total com bens e serviços realizado na economia.

    Pois bem: necessariamente este gasto remunera pessoas, empresas, governo ou é remetido ao exterior.

    A renda pessoal disponível é a renda das famílias já descontados os tributos diretos, que compõem a renda líquida do governo. É difícil uma questão de prova falar em “renda bruta disponível das empresas”, mas ela nada mais seria do que lucros retidos, já que o restante não está disponível, uma vez que os salários pagos compõem a renda pessoal disponível e os tributos pagos compõem a renda do governo.

    Por fim: há ainda a renda líquida enviada ao exterior, a remuneração líquida dos fatores de produção estrangeiros utilizados dentro da economia.

    Profs. Jetro Coutinho e Paulo Ferreira/ Curso de Economia para ACE-TCDF

  • Esta composição está perfeita!

    Note que o produto interno bruto pode ser identificado como o gasto total com bens e serviços realizado na economia.

    Pois bem: necessariamente este gasto ou remunera pessoas, empresas, governo ou é remetido ao exterior.

    A renda pessoal disponível é a renda das famílias já descontados os tributos diretos, que compõem a renda líquida do governo.

    É difícil uma questão de prova falar em “renda bruta disponível das empresas”, mas ela nada mais seria do que lucros retidos, já que o restante não está disponível, uma vez que os salários pagos compõem a renda pessoal disponível e os tributos pagos compõem a renda do governo.

    Por fim: há ainda a renda líquida enviada ao exterior, a remuneração líquida dos fatores de produção estrangeiros utilizados dentro da economia.

    Ou seja, como despesa = renda, todo gasto é igual a renda. E esse gasto será utilizado para remunerar as famílias (renda pessoal disponível), as empresas (renda bruta das empresas), o governo (renda líquida do governo) ou o resto do mundo (renda líquida enviada ao exterior).

    Resposta: C

  • Gab. C

    Questão foi praticamente uma transcrição literal do livro Macroeconomia Mario Henrique Simonsen Rubens Penha Cysne:

    "Sob a ótica da renda, o Produto Interno Bruto a Preços de Mercado pode ser decomposto em quatro parcelas: renda pessoal disponível, renda bruta disponível das empresas, renda líquida do Governo e renda líquida enviada ao exterior."

    1. A renda pessoal disponível, que se destina ou ao consumo ou à poupança pessoal, trata do total dos itens a crédito da conta menos os impostos diretos pagos pelos indivíduos.
    2. A renda bruta disponível das empresas é soma das depreciações e lucros retidos
    3. A renda líquida do Governo são os impostos (diretos e indiretos) menos subsídios e transferências mais outras receitas correntes do Governo.
    4. A renda líquida enviada ao exterior é o valor adicionado no país que é transferido para fora do país.

    Fonte adaptada: Macroeconomia. Mario Henrique Simonsen, Rubens Penha Cysne. – 4. ed. – São Paulo; p. 164