SóProvas


ID
2254219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de macroeconomia, julgue o item subsequente.

Produto agregado consiste na soma de todos os bens e serviços finais produzidos na economia durante determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Produto é a mensuração de bens e serviços produzidos num determinado período de tempo, seja dentro de um determinado território (Produto Interno), seja por residentes deste território em todo o planeta (Produto Nacional).

    bons estudos

  • Vou montar uma mesa:

    Madeira: 100,00

    Tinta: 25,00

    Cola: 10,00

    Lixa: 5,00

    Total: 140,00 (este é o produto)

    Produto consiste na soma de todos os bens e serviços finais produzidos na economia durante determinado período de tempo.

  • Lembrando que o produto é mensurado em valor de mercado, ou seja, em valores monetários.

    E por mostrar um determinado período (normalmente 1 ano), é uma variável fluxo!

    Bons estudos!

  • O conceito de produto agregado ou de produto interno bruto consiste exatamente na soma de todos os bens e serviços produzidos na economia durante determinado período de tempo.

    E essas delimitações (geográfica e temporal) são fundamentais.

    Primeiro, note que estamos tratando de determinada economia específica, ou seja, estamos fazendo uma limitação territorial, pois apenas consideramos um país específico.

    Segundo: esta medida deve ser em determinado período de tempo (um ano, por exemplo) porque é uma variável de fluxo (geração de riqueza) e precisa ser comparável.

    Por fim, mede-se apenas os bens e serviços finais, já que incorreríamos em dupla contagem se computássemos ao mesmo tempo o bem final e o insumo utilizado para gerá-lo. Seria como se computássemos tanto o valor final do carro quanto suas rodas, o que seria uma dupla contagem.

    Resposta: C

  • Destrinchando para entender melhor:

    Produto agregado consiste na soma = conjunto da economia

    de todos os bens e serviços = bens tangíveis (automóvel, roupa) e intangíveis (corte de cabelo, faxina)

    finais = só o valor do bem final, não dos bens intermediários (porque estes já estão contidos nos bens finais)

    produzidos = só bens novos (venda de carro usado não entra no PIB, por exemplo)

    na economia durante determinado período de tempo = durante período de um ano.

    Lembrando que os serviços precisam ser remunerados para entrar no PIB - serviço da dona de casa não é contabilizado

  • Lembrando que os estoques são considerados bens e produtos finais, apenas ainda não foram comercializados. Por isso, em um conceito mais detalhado, também estaria correto afirmar que o produto final é igual a soma dos bens e produtos finais mais a variação dos estoques.

  • Certo

    O conceito de produto agregado ou de produto interno bruto consiste exatamente na soma de todos os bens e serviços produzidos na economia durante determinado período de tempo.

    E essas delimitações (geográfica e temporal) são fundamentais.

    Primeiro, note que estamos tratando de determinada economia específica, ou seja, estamos fazendo uma limitação territorial.

    Segundo: esta medida deve ser em determinado período de tempo (um ano, por exemplo) porque é uma variável de fluxo (geração de riqueza) e precisa ser comparável.

    Por fim, mede-se apenas bens e serviços finais, já que incorreríamos em dupla contagem se computássemos ao mesmo tempo o bem final e o insumo utilizado para gerá-lo. Seria como se o valor do carro produzido fosse computado e após computássemos também as suas rodas (mas as rodas já compõem o valor do carro, ora).

    Jetro Coutinho