-
Quando o governo deseja diminuir a taxa de câmbio, ele oferta mais dólares, ou seja, coloca mais moeda estrangeira em disponibilidade no mercado de divisas (na prática, vende dólares), tendendo a reduzir o preço da moeda estrangeira em termos da moeda local, o que é o mesmo que diminuir a taxa de câmbio.
Quando o governo deseja aumentar a taxa de câmbio, ele entra como demandante (compra dólares), aumentando o preço da moeda estrangeira em termos da moeda local, o que significa aumentar a taxa de câmbio.
-
Ao intervir no mercado de câmbio comprando divisas, o Banco Central do Brasil favorece a indústria importadora, já que o valor dos produtos importados é reduzido quando convertido em reais.
Comprar divisas significa comprar moeda estrangeira. Quando o BCB compra essa moeda, diminui a quantidade dela em circulação. Logo, aumenta a taxa de câmbio, ou seja, o valor do dólar em relação ao real (o real se desvaloriza).
Se o real está mais desvalorizado, significa que o importador passa a ter o seu poder de compra diminuído. Portanto, questão errada.
-
Ao intervir no mercado de câmbio comprando divisas, o Banco Central do Brasil favorece a indústria EXPORTADORA, já que o valor dos produtos exportados é aumentado quando convertido em reais.
Comprar divisas = comprar dólar.
(Menos circulação do dólar = dólar fica caro, favorece as exportações).
-
Comprar divisas = Diminui quantidade de dólar em circulação
Diminuição da oferta = Aumenta o preço
Dólar + caro = Desfavorece importações