SóProvas


ID
2255365
Banca
FAPEC - AL
Órgão
Prefeitura de Ouro Branco - AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Câmara aprova cirurgia plástica no SUS para mulheres

                                             vítimas de violência

      Nesta quinta (18), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania) aprovou um projeto de lei que determina que mulheres vítimas de violência de gênero tenham acesso garantido a cirurgia plástica reparadora no SUS. Agora, salvo recurso, o projeto seguirá para sanção da presidente Dilma.

      "A maioria dos casos de agressão às mulheres acontece com mulheres cujas condições socioeconômicas não suportam os custos de uma cirurgia plástica reparadora. Ficam, dessa forma, estigmatizadas pelo restante de suas vidas", diz a justificativa do projeto.

      O texto, de autoria do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), determina que vítimas de violência sejam informadas sobre o acesso gratuito à cirurgia perante apresentação de boletim de ocorrência que registre agressões.

Ele também prevê que o governo crie equipes de especialistas em cirurgia plástica e distribua gratuitamente os medicamentos de pré e pós-operatório.

Fonte:AGUIAR, Ione. http://www.brasilpost.com.br/2015/11/18/

Sobre o texto, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: 

    D) Tomando a justificativa do projeto para uma análise do quadro social brasileiro, é possível afirmar que a violência contra a mulher é um problema não somente de saúde, mas também socioeconômico. 

  • Sobre o texto...Pelo pouco que sei, estamos diante de uma questão de compreensão de texto, ou seja, a resposta está no texto. O cabarito diz ser letra d)Tomando a justificativa do projeto para uma análise do quadro social brasileiro, é possível afirmar que a violência contra a mulher é um problema não somente de saúde, mas também socioeconômico. O trecho em destaque remete a uma possibilidade de conclusão que vai além do texto, sendo caracterizado como interpretação de texto.

    Bom, se estiver errado, ajudem aí!