SóProvas


ID
225568
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As competências de uma organização devem ser do conhecimento de seus profissionais, para que estes possam defini-las e descrevê-las, bem como identificar as habilidades a elas incorporadas. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo.

III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade.

V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A competência básica é formada por todas as capacidades necessárias à existência da organização, mas que não são suficientes para manter a sua posição competitiva no mercado.

    Baldicero e Figueiredo (2003, p.10) propõem a seguinte definição para competência essencial: “uma competência essencial é uma combinação de habilidades complementares e conhecimentos embutida em um grupo ou time que resulta na habilidade de executar um ou mais processos críticos num padrão classe-mundial”. Fleury e Fleury (2001) afirmam que a definição das competências essenciais de uma organização está intimamente relacionada com a estratégia de negócio que a empresa adota, além do levantamento dos recursos que a empresa dispõe (capitais do conhecimento).

  • Competências organizacionais

    Básicas: são as capacidades indispensáveis à

    empresa para administrar com eficácia seu

    negócio.

    Essenciais: são as que garantem o diferencial,

    deixando a empresa à frente dos concorrentes e

    apresentam, três características:

    Têm valor percebido pelos clientes

    Contribuem para a diferenciação entre

    concorrentes

    Aumentam a capacidade de expansão

  • 6- A Dimensão Intermediária -  o conceito de Competência Funcional (nível grupos)
    O desdobramento das competências organizacionais no espaço intermediário das grandes funções ou macro-processos da empresa, projeta uma segunda dimensão da noção de competências no plano organizacional. Identificadas por Wood Jr & Picarelli Fo. (1999, p. 131) como competências dos grupos, aparecem como uma categoria intermediária de competências, entre as competências do negócio (organizacionais) e as competências individuais. Trata-se ainda de competências coletivas – mas, dependendo das circunstâncias, incorporam também competências individuais- as quais denominamos de Competências Funcionais.  São competências associadas ao exercício das principais funções coletivas da organização, como por exemplo: a) conceber e produzir produtos e serviços adequados às condições do mercado; b)  garantir a comercialização de produtos e serviços no médio prazo; c) obter insumos e/ou informações necessárias para a produção dos produtos e serviços; d) gerir a manutenção e logística dentro e fora da organização; e) gestão dos recursos tangíveis e intangíveis,  etc. Como essas competências são atribuições mais específicas à grupos, embora possa se relacionar com a empresa toda, estamos associando-as à responsabilidades funcionais.
    É justamente nessa dimensão funcional e intermediária da difusão do uso da noção de competência na organização que se concretiza o desdobramento,  para as áreas da empresa, das capacidades demandadas ao nível corporativo ou organizacional.  
  • Competências Funcionais: competências que são específicas pra cargos específicos. Todos os departamentps (operacionais ou de suporte) podem idenficar as habilidades que são fundamentais para as suas funções.

  • Gabarito: B
     

    I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo. ERRADO. As competências básicas não são suficientes para o diferencial competitivo no mercado. As competências que garantem esse diferencial a organização, são as Essenciais.

    II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo. CERTO. As competências essenciais (“core competenses”, como tbm são chamadas) são diretamente relacionadas a estratégia de negócio da organização.

    III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo. ERRADO. Não são as funcionais que são suficientes para o diferencial competitivo e sim as competências essenciais.

    IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade. ERRADO. As competências básicas são as capacidades indispensáveis para administrar com eficácia seu negócio. As que favorecem o desempenho das atividades são as competências de suporte/ funcionais.


    V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões. CERTO. Um funcionário desses seria “o cara” numa organização e de fato levaria adiante a missão organizacional.
     
    Bons estudos para nós!