- ID
- 2255986
- Banca
- Gestão Concurso
- Órgão
- Prefeitura de Belo Horizonte - MG
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- História
- Assuntos
“A expressão ‘Milagre Econômico’ foi usada pela primeira vez em relação à Alemanha Ocidental. A rapidez da recuperação desse país na década de 1950 foi tão inesperada que muitos analistas passaram a chamar o fenômeno de ‘Milagre Alemão’. A expressão foi posteriormente repetida para o crescimento japonês na década de 1960. Finalmente, na década de 1970, a expressão ‘Milagre Brasileiro’ passou a ser usado como sinônimo do boom econômico observado desde 1968 - e também como instrumento de propaganda do governo.”
EARP, Fabio Sá; PRADO, Luiz Carlos. O “Milagre” Brasileiro: Crescimento acelerado, Integração Internacional e Distribuição de renda (1967-1973). IN: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília A. N. (orgs), O Brasil Republicano, volume 4, O tempo da ditadura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
Em relação ao Milagre Econômico Brasileiro, analise as seguintes afirmativas:
I. Teve seu início com o lançamento do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) sob a responsabilidade dos ministros Roberto Campos e Otávio Gouveia de Bulhões durante o governo do General Castelo Branco.
II. Caracterizou-se pela abertura do país ao capital estrangeiro e pela diminuição da atuação e tamanho do Estado.
III. Durante o período, houve a elevação do crédito à disposição dos consumidores em geral para a aquisição dos bens de consumo duráveis de elevado valor unitário, como automóveis e eletrodomésticos.
IV. Durante o período de vigência do chamado “Milagre Brasileiro”, havia um ambiente externo favorável, devido à grande expansão da economia internacional, melhoria dos termos de troca e crédito externo farto e barato.
É CORRETO apenas o que se afirma em