SóProvas


ID
2256064
Banca
FUNCAB
Órgão
SSP-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quanto à evolução do Estado, tem-se que o Bem-Estar Social sofreu fortes transformações em seu conceito e elementos. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/fioribemestarsocial.pdf

  • GABARITO LETRA A.

     

    Bertrand Russel assim se manifestou: “ Enquanto alguns homens desejarem cometer violências contra os demais não poderá haver completa liberdade: ou a vontade de cometer a violência deverá ser coibida, ou a vítima terá de sofrê-la. Por esta razão, embora os indivíduos e as sociedades devam ter a máxima liberdade em seus próprios assuntos, não devem ter completa liberdade em relação aos assuntos dos outros. Dar liberdade para que o forte oprima o fraco não é um caminho para assegurar a maior quantidade possível de liberdade no mundo. Este é o fundamento da revolta socialista contra o tipo de liberdade que defendiam os economistas do laissez-faire.”

     

    Assim, percebe-se que uma das principais características do Estado do Bem-Estar Social é sua conotação tutelar da sociedade e dos indivíduos para que os mais fortes não venham a oprimir os mais fracos.

     

    FONTE: https://www.cidp.pt/publicacoes/revistas/ridb/2013/14/2013_14_16261_16290.pdf

  • Erro da E) O Estado de Bem-Estar Social é um modo de organização no qual o Estado se encarrega da promoção social e da economia.

  • LETRA A

    O Estado de Bem-Estar Social é um Estado assistencialista, em que o Governo deve prover as necessidades básicas da população mediante a prestação de serviços ou, até mesmo, mediante pagamento em dinheiro.

    No entanto, para configurar um Estado de Bem-Estar Social não basta a vontade política e algumas ações sociais desconexas a título de auxílio à população, é preciso mais que isso: é necessário que a população tenha direito reconhecido pelas normas legais a esses serviços sociais, e, ainda, que os benefícios sejam universalmente concedidos, independentemente de recolhimentos de impostos e contribuições.

    FONTE:aulas do prof. Rodrigo Janiques