SóProvas


ID
2256103
Banca
FUNCAB
Órgão
SSP-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

A ninhidrina é um reagente químico muito utilizado em laboratório visando revelar impressões papiloscópicas. Quais são as substâncias químicas envolvidas nessa reação de revelação?

Alternativas
Comentários
  • ninidrina (2,2-diidroxi-hidrindeno-1,3-diona) é um produto químico utilizado para a detecção de aminas primárias, particularmente de aminoácidos. Ao reagir com essas aminas livres, uma cor azul escura ou roxa, conhecida como púrpura de Ruhemann é produzida.

    A ninidrina é comumente usada para detectar impressões digitais, já que, graças a sua reação com os aminogrupos terminais das moléculas de lisina incorporadas nas proteínas ou peptídeos, é suficientemente sensível para revelar resíduos de pele. 

  • Ninidrina (hidrato de tricetohidrindeno)

    Reage com aminoácidos e proteinas presentes nos compostos nos suor de impressões papilares.

    Superfícies porosas.

  • Grupo de substâncias com a mesma base química: proteínas, amino ácidos e peptídeos. Todas elas possuem AA. São da cadeia que forma a proteína desde o mRna e DNA. A ninidrina é usada para cromatografia (saber as cores das substâncias) de compostos genéticos (DNA,rna, proteína, aa).

    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2006dez_forense1.pdf&ved=2ahUKEwiY_YPk_I7hAhVtK7kGHVZ9C4sQFjABegQIBRAB&usg=AOvVaw08amS9LP7Q4Nr2Dlp05XVr

  • Gab. A

    A Ninidrina é um reagente para diversos propósitos desenvolvido para revelar impressões latentes sobre papel e outras superfícies porosas. Ela reage com aminoácidos e outros compostos presentes nas impressões digitais, os quais produzem aminoácidos quando decompostos. A ninidrina produz uma imagem colorida que pode variar do laranja ao roxo dependendo dos componentes da impressão e das condições de revelação. A revelação completa pode demorar várias semanas apesar da reação poder ser acelerada através do calor e da umidificação.

    Use-a sobre: Impressões latentes e impressões digitais contaminadas por sangue sobre superfícies porosa como papel, cartolina, caixas de papelão, papel-moeda, madeira bruta, gesso, etc.

    Não é adequada para: Superfícies não-porosas e artigos molhados