a) Gêmeos univitelinos têm impressões digitais distintas.
b) Gabarito. Não são hereditárias.
c) Luminol é para revelação de vestígios de sangue.
d) As moldadas são em alto relevo, visíveis mesmo sem emprego de reagentes.
e) Impressões plantares servem para investigação criminal.
A título de curiosidade. SIM, não é hereditário. O gabarito é letra B. Peguei esta curiosidade na Revista Super Interessante:
A impressão digital é composta de inúmeras particularidades. Cada pessoa possui um desenho específico, composto pelas elevações da pele. A formação da digital é resultado da influência genética e também dos movimentos do feto na barriga da mãe. Isso aí, os primeiros rolezinhos do bebê produzem marcas características nos dedos.
Além dos movimentos na barriga, os sentimentos da mãe e o que ela come interferem na formação das impressões digitais. Nem as digitais de gêmeos univitelinos, que têm o DNA idêntico, são iguais. Elas são muito parecidas, mas os efeitos externos fazem com que apresentem diferenças.
Antônio Maciel Aguiar Filho, presidente da Federação Nacional de Papiloscopia, afirma que atualmente as análises são muito precisas. “Mesmo que a impressão fosse extremamente parecida, eu ainda poderia verificar a posição dos poros, orifícios por onde saem o suor”, explica.