SóProvas


ID
2256991
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Há características diferentes sobre Administração Pública e Administração Privada. Relacione as letras e números abaixo, de acordo com sua compatibilidade.

A) O cidadão.

B) Controle pelo Mercado.

C) Receitas derivadas de tributos.

D) Através de contrato.

I. Forma de obtenção de recursos para o funcionamento da organização pública.

II. Destinatário das ações empreendidas pela organização pública.

III. Mecanismo de controle do desempenho dos dirigentes de organizações privadas.

IV. Modo de criação, alteração ou extinção de uma organização privada.

Alternativas
Comentários
  • A) O cidadão -> II. Destinatário das ações empreendidas pela organização pública

    B) Controle pelo Mercado -> III. Mecanismo de controle do desempenho dos dirigentes de organizações privadas.

    C) Receitas derivadas de tributos -> I. Forma de obtenção de recursos para o funcionamento da organização pública.

    D) Através de contrato -> IV. Modo de criação, alteração ou extinção de uma organização privada.

    LETRA A

     

     

     

  • A questão nem se quer repetiu as alternativas, bastava saber uma que matava todo o resto.

    Questão para ganhar tempo!

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da nova administração pública, sendo mais especificamente cobrada as convergências e divergências entre Administração Pública e Privada.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Nova Administração Pública (Gerencialismo) ou “New Public Management" foi um conjunto de teorias surgidas nos anos 70, que orientavam reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.

    Entretanto, ao se tentar imitar os princípios das empresas privadas ocorreram algumas divergências pela natureza pública de algumas atividades, bem como pela própria finalidade e objetivo da atividade pública.

    Para Paludo (2013), nas comparações entre a administração pública e a administração privada certamente existem mais convergências do que diferenças. Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle, assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados. (PALUDO, 2013, pág. 55.)

    Nesta esteira, destacamos as divergências abaixo:

    A administração pública busca o bem da sociedade, o interesse público. Já as empresas privadas concentram seus esforços na lucratividade e a maximização das riquezas de seus acionistas.

    Nesse sentido, a receita privada depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente, dado que há liberdade na escolha de compra ou adesão de serviço pelo cliente. Entretanto, a receita do Estado deriva de tributos, que não tem contrapartida direta, ou seja, o cidadão é obrigado a pagar, mesmo que não utilize serviços públicos.

    Outra diferença crucial entre as duas instituições a administração pública rege-se pela supremacia do interesse público e pela obrigação da continuidade da prestação de serviço público, tratando todos com igualdade e fornecendo serviços com qualidade. Contudo, as empresas do setor privado são conduzidas pelo mercado e podem atuar de maneiras diversas, podendo fazer tudo o que não estiver proibido em lei.

    Diante disso, vamos analisar as alternativas!

    A) O Cidadão / II - Destinatário das ações empreendidas pela organização pública.

    Na administração o fim é público e todas suas ações visam o bem social. Já as empresas privadas concentram seus esforços na lucratividade e a maximização das riquezas de seus acionistas.

    B) Controle pelo Mercado. / III. Mecanismo de controle do desempenho dos dirigentes de organizações privadas.

    O controle da Administração Pública, amparado na lei e exercido pelos órgãos de controle, também se dá mediante os políticos eleitos e, em alguns casos, pelos cidadãos – enquanto que nas empresas privadas, além dos órgãos de controle, o mercado é quem dita as regras do jogo.

    C) Receitas derivadas de tributos. / I. Forma de obtenção de recursos para o funcionamento da organização pública.

    Na administração pública, os recursos são obtidos por impostos; já na privada, os recursos são obtidos pela atividade empresarial.

    D) Através de contrato. / IV. Modo de criação, alteração ou extinção de uma organização privada.

    Uma organização privada é criada por um contrato social; já na administração pública, a criação, no caso de órgãos, é dada pela desconcentração. É necessária uma lei para criação de entidades da administração indireta ou lei que autorize a criação, em outros casos.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra A.