SóProvas


ID
2257153
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Quando uma criança de 11 anos de idade, com audiometria tonal dentro da normalidade bilateralmente, apresenta uma alteração de decodificação na prova de processamento auditivo, a habilidade auditiva que está afetada é a de:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação do processamento auditivo permite classificar cinco subperfis, sendo três primários e dois secundários. Os subperfis primários são: decodificação auditiva, prosódia ou função não verbal e integração. Os secundários são: associação auditiva e organização de saída.

    O subperfil de decodificação é considerado o subperfil mais específico à modalidade auditiva, sendo considerado por alguns como o verdadeiro TPA. Crianças com alteração neste subperfil apresentam dificuldades para discriminar os sons ouvidos, analisar os sons da fala, dificuldade para ouvir em ambientes ruidosos, vocabulário restrito e substituições de grafemas na escrita. As habilidades auditivas mais alteradas no déficit decodificação são fechamento auditivo, discriminação auditiva, separação e integração binaural e processamento temporal.

    FONTE: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/H6bYJYd3m56Jp8qB6sGcWNM/?lang=pt