Gabarito B
ARTICULAÇÕES DIARTRODIAIS (livremente móveis): Conhecidas como sinoviais e apresentam movimento livre. Suas extremidades ósseas são revestidas por uma cobertura de tecido ligamentar tipo manga conhecida como cápsula articular.
- Condiloidal (bola e soquete biaxial): os ossos permitem movimento em dois planos sem rotação. Ex: O punho entre o rádio e a fileira proximal de ossos carpais ou a segunda, terceira, quarta e quinta articulação metacarpofalangianas.
- Trocoidal (pivô): os ossos permitem movimento rotacional em torno de um eixo longo. Ex: Rotação do rádio na articulação radioulnar.
- Enatrodial (bola e soquete multiaxial): permite movimento todos os planos. Ex: Articulação do ombro(glenoumeral) e do quadril.
- Selar(em sela): Esse tipo de recepção recíproca é encontrada apenas no dedo polegar, na articulação carpometacarpal, e permite movimento de bola e soquete, com exceção da rotação.
ARTICULAÇÕES ANFIARTRODIAIS (ligeiramente móveis)
- Sincondroses: Tipo de articulação separada por uma fibricartilagem que permite muito pouco movimento entre os ossos. Ex: a sífise púbica e as articulações costocondrais das costelas com o esterno.
http://cleamaciel.blogspot.com.br/p/cinesiologia-estrutural_07.html