Sobre Plano, Programa e Projeto, conforme Nogueira e Mioto (2006) é correto afirmar:
I - O PLANO expressa as intenções mais amplas, as diretrizes e as perspectivas gerais da mudança pretendida; é a proposição histórica do devir.
IV - O PROGRAMA caracteriza-se pela agregação de atividades ou parcialização do plano em relação ao tempo, espaço e natureza do objeto.
V - O PROJETO concretiza as decisões, sinaliza para ações que operacionalizam as intenções e objetivos contidos nos planos e programas.
Gabarito B
Em conformidade com Nogueira; Mioto (2006, p. 18-19), O plano como instrumento normativo que é, expressa as intenções mais amplas, as diretrizes e as perspectivas gerais da mudança pretendida; é a proposição histórica do devir. [...] O Programa caracteriza-se pela agregação de atividades ou parcialização do plano em relação ao tempo, espaço e natureza do objeto. [...] O projeto é o instrumento mais utilizado pelos assistentes sociais em sua prática, pois inúmeras vezes o processo de planejamento está implícito no cotidiano institucional, sem uma expressão formal, que pode ser o plano ou o programa. Deve-se recordar que o projeto concretiza as decisões, sinaliza para ações que operacionalizam as intenções e objetivos contidos nos planos e programas. Por essa razão se pode afirmar que o projeto concretiza o planejamento.
A título de complementação para os estudos, Teixeira ( 2009, p. 4) afirma que:
PLANO – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.
PROGRAMA – É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
PROJETO - É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
Referências: TEIXEIRA, Joaquina Barata. Formulação, administração e execução de políticas públicas. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
NOGUEIRA, Maria Ribeiro & MIOTOR, egina Célia Tamaso. Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde. Disponível em < http://www.sbfa.org.br/fnepas/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf>