SóProvas


ID
2258389
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A autora Maria do Carmo Brant de Carvalho, no texto “Avaliação de projetos sociais”, publicado em 2001, coloca-nos que podemos fazer uma avaliação de projeto social considerando sua eficácia, eficiência ou efetividade. Partindo do disposto por Carvalho (2001), analise as afirmativas abaixo:

I. A avaliação de efetividade é mensurada por meio da relação estabelecida entre meios e fins.

II. A avaliação de eficácia é medida pela quantidade de mudanças significativas e duradouras processadas na qualidade de vida dos beneficiários.

III. A avaliação de eficiência verifica e analisa a relação entre a aplicação de recursos e os benefícios derivados de seus resultados.

IV. A avaliação de eficácia é orientada para analisar a obtenção de um custo mínimo para o maior número e qualidade de benefícios.

V. A avaliação de eficácia de um projeto está relacionada ao alcance de seus objetivos.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o professor  Adriel Sá:

    eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.

    eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.

    efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.

     

     

    Resumindo:

    Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.

    Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.

    Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).

     

     

    Exemplificando:

    João e Maria são vendedores externos e, individualmente, alcançaram as metas de vendas determinada para certo período. No entanto, Maria gastou 30% menos combustível.

    Resultado: ambos foram eficazes (atingiram o resultado esperado, independentemente dos custos envolvidos), mas Maria foi mais eficiente (considerando os custos envolvidos).

     

     

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/eficiencia-eficacia-e-efetividade-material-teorico

  • Gabarito  B

     

     

    Segundo Carvalho (2001, p. 71-72),

     

    A avaliação da eficiência de um projeto verifica e analisa a relação entre a aplicação de recursos (financeiros,mate- riais, humanos) e os benefícios derivados de seus resultados. Ou seja, a obtenção de “custo” mínimo (menor número de insumos de pessoal, de moeda) para o maior número e qualidade de benefícios. A gestão de um projeto será tão mais eficiente quanto menor for o seu custo e maior o benefício introduzido pelo projeto[...]

     

    A eficácia de um projeto está relacionada ao alcance de seus objetivos. A sua gestão será eficaz à medida que suas metas sejam iguais ou supe- riores às propostas. A eficácia deve ser medida na relação estabelecida entre meios e fins, isto é, o quanto o projeto – em sua execução – foi capaz de alcançar os objetivos e as metas propostas e o quanto ele foi capaz de cumprir os resultados previstos.

     

    A efetividade de um projeto está relacionada ao atendimento das reais demandas sociais, ou seja, à relevância de sua ação, à sua capacidade de alte- rar as situações encontradas. A efetividade é medida, portanto, pela quantidade de mudanças significativas e duradouras na qualidade de vida ou desenvolvimento do público beneficiário da ação que o projeto ou política foi capaz de produzir.

     

    Obs.: Sempe que pedem a distinção entre eficácia, eficiência e efetividade "mato" as questões com as seguintes correlações:

    Eficiência = Atinge um objetivo reduzindo custos

    Eficácia = Atinge um objetivo independente de redução de custos

    Efetividade = São os impactos que o objetivo produz na vida dos sujeitos envolvidos

     

     

    Referência: CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. In Gestão de projetos sociais. – 3ª ed. rev. – São Paulo : AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. – (Coleção gestores sociais)