-
1 – NECESSIDADES FISIOLÓGICAS: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
2 – NECESSIDADES DE SEGURANÇA: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.
No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.
3 – NECESSIDADES SOCIAIS: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.
No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.
4 – NECESSIDADES DE ESTIMA: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
5 – NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.
-
Gabarito: B
- Teoria das Necessidades de Maslow:
A teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como a pirâmide de Maslow (nome de seu criador, o psicólogo Abraham Maslow), é uma das mais intuitivas teorias de motivação. De acordo com o autor, o comportamento do ser humano é motivado por diversos estímulos internos ou por necessidades. Essas necessidades seriam diversas, e ele as classificou em uma hierarquia, desde as mais básicas, como as fisiológicas e de segurança, às de nível superior (estima e autorrealização).
A teoria diz que as necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem, ou seja, seria necessário suprir as necessidades fisiológicas (as mais básicas) antes que deva existir um trabalho de atendimento das necessidades de segurança.
• Hierarquia das Necessidades: (Da mais importante até a menos importante)
1ª - Fisiológicas (Base da pirâmide - Mais importante): São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
2ª - Segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.
No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.
3ª - Sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.
No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.
4ª - Estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
5ª - Autoestima (Ápice da pirâmide - Menos importante)
Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.
Fonte: Administração Geral Para Concursos - Teoria e Mais de 800 Questões - Série Provas & Concursos - 2ª Ed. 2015 (Com adaptações)
& Comentário do colega Alex Sander.
-
AESSF:
Autorrealização
Estima
Social (sempre perto dos níveis mais altos)
Segurança (sempre perto do nível mais baixo)
Fisiológica
-
Essa questão é a prova de que quase nenhuma decoreba é inútil!
-
LETRA B CORRETA
TEORIA DA HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW OU PIRÂMIDE DE MASLOW
AUTORREALIZAÇÃO --> CRESCIMENTO PROFISSIONAL
ESTIMA----> RECONHECIMENTO, STATUS
SOCIAIS---> AMIGOS, BOM AMBIENTE DE TRABALHO
SEGURANÇA---> TRABALHO SEGURO, SEM POLUIÇÃO
FISIOLÓGICAS----> SALÁRIO BÁSICO, COMIDA, ÁGUA
-
GABARITO: LETRA B
A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow e se baseia na hierarquia das necessidades humanas. Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e recorrentes, enquanto no topo estão as mais sofisticadas e intelectualizadas.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012
-
Questão versa sobre o aspecto comportamental da administração e requer que o candidato assinale a alternativa que contemple corretamente a imagem que representa a hierarquia das necessidades de Maslow.
Para tal é necessário uma breve conceituação:
A pirâmide de Maslow, conhecida assim por representar graficamente em formato de pirâmide a teoria motivacional da hierarquia das necessidades foi criada pelo psicólogo Abraham Maslow.
De acordo com o autor da teoria, as necessidades seguem uma hierarquia, surgindo uma de cada vez, após a pessoa realizar a necessidade anterior. As necessidades da teoria de Maslow, em ordem decrescente, segundo Ribas (2015), são:
As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
A necessidade de estima (4º Necessidade) envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.
As necessidades sociais (3º Necessidade) incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
As necessidades de segurança (2º Necessidade) constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
As necessidades fisiológicas (1º Necessidade) constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
Diante das necessidades sociais em tela, bem como em cotejo com as alternativas oferecidas pela Banca, conclui-se que a única opção que contempla corretamente a hierarquia das necessidades de Maslow é a “B”. Todas as demais são automaticamente eliminadas por divergirem do estabelecido pelo autor.
GABARITO: B