SóProvas


ID
2259367
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma lanchonete teve um episódio de contaminação por microrganismos desconhecidos. Para auxiliar na identificação do patógeno foi realizada a técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para amplificação do por DNA ribossomal. A análise dos resultados indicou a presença de DNA ribossomal referente aos RNAs 23S e 16S. Com base nesse resultado, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os ribossomas eucariotas apresentam 4 moléculas diferentes de rRNA: 5S, 5.8S, 18S e 28S. Estas moléculas de rRNA juntamente com as proteínas ribossomais, formam as duas subunidades ribossomais 40S e 60S.

    Os ribossomas procariotas apresentam três moléculas diferentes de rRNA: 23S, 16S e 5S. Juntamente com as proteínas ribossomais formam as subunidades 50S e 30S.

    RNA ribossomal 16s (ou 16S ) é um componente da pequena subunidade  dos  procarióticos. Devido as baixas taxas de evolução da região, o 16S rRNA é utilizado em reconstrução .

    "S" é uma unidade de sedimentação ou densidade, usada na descrição de resultados de ultracentrifugação e reflecte o tamanho e forma da molécula ou partícula. Quanto maior o valor de "S" maior é a partícula.