SóProvas


ID
2259397
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A parede celular bacteriana confere forma e rigidez às células. Durante a biossíntese da mesma, ocorre a reação de transpeptidação, que consiste na ligação cruzada entre os aminoácidos das cadeias laterais dos polissacarídeos N-acetilglicosamina (NAG) e ácido N-acetilmurâmico (NAM), adjacentes ao peptideoglicano. Qual substância age especificamente sobre essa ligação?

Alternativas
Comentários
  • O mecanismo de ação das penicilinas não é totalmente conhecido, embora sua analogia com a D-alanil-D-alanina terminal, localizada na cadeia lateral peptídica da subunidade do  (o principal constituinte da ) sugere que o seu caracter  deriva da sua intervenção como  do processo de  durante a sua síntese. Desta forma, a penicilina actua debilitando a parede bacteriana e favorecendo a   da bactéria durante o processo de multiplicação.

    A eritromicina é um antimicrobiano da classe dos macrolídeos. Seu espectro de ação é muito semelhante ao da penicilina, sendo uma alternativa segura e eficaz em pacientes sensíveis à penicilina. O mecanismo de ação dos macrolídeos é a inibição da síntese proteica bacteriana por meio de translocação. Sua ação pode ser bactericida ou bacteriostática, na dependência da concentração e do tipo de microrganismo. As drogas ligam-se à subunidade 50S do ribossomo bacteriano. 

    Lisozima  é uma proteína encontrada nas lágrimas e no muco dos seres humanos, é também produzida pelas bactérias e por outros organismos. Ela digere certos carboidratos de alto peso molecular; assim as bactérias que contém esses carboidratos na estrutura de sua parede celular desintegram-se ou partem-se sob a ação da lisozima. A lisozima destrói o esqueleto glicosídico do peptidioglicano, ou seja, destrói a camada protetora de muitas bactérias.

    Tetraciclina é um grupo de antibióticos naturais ou semi-sintéticos usados no tratamento de um amplo espectro de bactérias tanto Gram-negativas quanto gram-positivas e alguns protozoários e até alguns fungos. As tetraciclinas são inibidores específicos do ribossoma procariótico (bacteriano). Elas bloqueiam o receptor na subunidade 30S que se liga ao t-RNA durante a tradução gênica

    ácido nalidíxico é um  antibacteriano, utilizado no tratamento de infecções do trato urinário por bactérias . O Ácido Nalidíxico (substância ativa), inibindo a síntese do DNA pelas bactérias, tem elevada atividade antibacteriana nas infecções causadas por organismos Gram-negativos.