SóProvas


ID
2259721
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A criação de novas empresas muitas vezes é atribuída ao “acaso”, contudo, uma análise mais aprofundada demonstra um somatório de fatores muitas vezes não identificados conscientemente pelos empreendedores, conhecido na literatura como “processo empreendedor”. Considerando a natureza do processo empreendedor, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D - Assertiva perfeita. Comenta desde o início do processo empreendedor, que começa no sonho (a ideia) até as fases da criação do modelo de negócio (análise do ambiente, objetivos, missão, visão, definicao do negóicio, valores, estratégias.,..) e captação de recursos e estima de tempo e risco.

     

    A) Está errada, pois não leva em consideração que empreendedorismo também pode ser aprendido e treinado, e nascer em uma família empreendedora, reforça esse aprendizado.

     

    B) Está errada, Oportunidade > necessidade, apesar que muitas vezes a necessidade faz a oportunidade.

     

    C) Está errada, o processo se inicia com a ideia, e os empreendedores ANALISAM os ricos, para ver se a relação risco-benefício compensa, além de trabalharem EM EQUIPE.

     

    E) Está errada, nada se tem a ver com ser econômico ou não. Pode custar muito caro, como pode ser extremamente barato, depende do objeto a ser trabalhado.

  • esta errada é a letra E

  • gabarito correto letra D

  • Quanto a C: "O processo empreendedor se inicia com a identificação de oportunidades e termina com a confecção e avaliação de um Plano de Negócio, reforçando a ideia de que os empreendedores tomam altos riscos e tendem a trabalhar sozinhos." Errada porque segundo José Carlos Assis Dornelas, em seu livro “Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios”, o processo empreendedor composto por fases: identificar e avaliar a oportunidade; desenvolver o plano de negócios; determinar e captar os recursos necessários, e gerenciar a empresa criada. Logo: não, não termina no plano de negócios, termina com o empreendedor efetivamente gerenciado a sua empresa. Além, claro, da ultima parte da questão que é obtusa demais "tendem a trabalhar sozinhos".