SóProvas


ID
2259745
Banca
ASSCONPP
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe as frases abaixo:

I. As mangas doces eram colhidas pelas crianças.

II. Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Na I, doces é o adjtivo do substantivo mangas.

    Na II, doces é o substantivo (objeto direto) que complementa o sentido do verbo comer.

  • Com relação a palavra doce na frase I ela está caracterizando a manga afirmando que e uma fruta doce e já na frase II agi como um substantivo, pois afirma que o doce que as criaças estão consumindo são guloseimas.

    Bons estudos e muita fé em Deus!

  • Resposta: letra A

     

    Substantivação

     

    Substantivação é recurso de que se valem os falantes da língua para formar novas palavras pelo processo denominado pelos gramáticos de “derivação imprópria”. Por ele, unidades lexicais mudam de sentido – isto é, de emprego no texto – quando, diferentemente do usual, passam a ser determinadas por artigo, numeral, possessivo, etc.

    Trata-se de nova palavra porque a forma fônica (seqüência de fonemas), apesar de mantida, associa-se a outro significado. Há também mudança de classe de palavras: o que era adjetivo ou verbo, por exemplo, torna-se substantivo. Nesta condição, o vocábulo substantivado pode, de modo geral, flexionar-se normalmente.

    Em princípio, palavra de qualquer classe pode assumir a função substantiva, ou seja, pode-se substantivar e a maneira mais comum de isso ocorrer é a junção a ela do artigo definido “o”. Vejamos alguns exemplos de substantivação de:

    Adjetivo – “Belo”, “estudioso” e “rico” são adjetivos em “belo espetáculo”, “aluno estudioso” e “homem rico”. Acompanhados de artigo, porém, transformam-se em substantivos, como em “A estética estuda o belo”, “Os estudiososnão tiveram do que reclamar” e “Os ricos moram ali”. Note que no grau superlativo relativo também aparece o artigo definido, mas isso não configura substantivação. É simplesmente o modo de construção dessa estrutura comparativa: “Carlos foi o melhor do grupo”.

     

    [ Fonte: http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica150.html ]

  • I. As mangas doces eram colhidas pelas crianças.                          OBS.  "Doces" caracterizando um substantivo, logo é um adjetivo e adjunto adnominal.

     

    II. Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.               OBS.   "Doces" nesse caso é o complemento verbal do verbo "COMER", logo é objeto direto, OD.

     

    Gabarito: A

  • Gab (A) Pois "deces" estar caracterizado o substantivo "mangas"