SóProvas


ID
2259802
Banca
ASSCONPP
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As compras públicas são normatizadas por Leis. Estas Leis servem para promover igualdade, economicidade, transparência entre outros pontos. Uma delas é a Lei 10.520 de 17 de junho de 2002, que institui a modalidade de licitação Pregão. Qual a Lei que serve para regulamentar o Art. 37, Inciso XXI da Constituição Federal?

Alternativas
Comentários
  • Art. 37, XXI, da CF - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

     

    Preâmbulo da Lei 8.666/93: Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

     

     

  • Uma banca que faz uma questão porca dessa, só pode estar de sacanagem. MEU DEUS, COMO EXISTEM BANCAS IMUNDAS!

     

    ASSCONPP

    Concurso de Prefeitura é assim: o prefeito pega a família de um conhecido dele e monta uma banca. O nome da banca é composto pelas iniciais dos familiares... aí, sai estas questões imundas.

  • Lei 10.520/2002

    "Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências."

    Isso não tornaria a letra C também correta ?

     

  • Concurso certo para certos candidatos

  • Com absoluta certeza é carta marcada, uma vergonha!!!

  • A letra C está errada, pois a lei 10520 foi publicada em 17 de JULHO de 2002.Agora mais essa até a data de publicação da lei dever ser memorizada, não tenho mais neurônios pra isso.

  • Ai ai

    Lei 8.666 de 21 de junho de 1993;

  • Concursos como esse deveriam ser investigados pelo MP.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da origem das leis 8.666/93 (licitações e contratos da Administração Pública) e 10.520/2002 (pregão).

    Ambas as leis regulamentam o art. 37, XXI da Constituição Federal, a saber:

    Art. 37, XXI da CF/88 – “ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.”

    A) INCORRETO. Essa lei instituiu o Plano Plurianual da União para o período de 2016 a 2019 e em nada se relaciona com o enunciado da questão.

    B) INCORRETO. Essa é a lei de improbidade administrativa e em nada se relaciona com o enunciado da questão.

    C) CORRETO. É A RESPOSTA. A lei 10.520/2002 “Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.”

    D) CORRETO. É A RESPOSTA. A lei 8.666/93 “regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.”

    E) INCORRETO. Essa é a lei de violência doméstica e familiar contra a mulher (apelidada de “Lei Maria da Penha”) e em nada se relaciona com o enunciado da questão.

    GABARITO OFICIAL: “D”

    GABARITO DA MONITORA: “C” e “D”

    JUSTIFICATIVA: Apesar de a lei 8.666/93 ser mais antiga (1993) do que a lei 10.520/02 (2002), ambas possuem amparo no dispositivo constitucional mencionado pelo examinador (art. 37, XXI da Constituição Federal), conforme dicção expressa de ambas as legislações. Outrossim, a menção ao vocábulo "regulamenta" apenas na lei 8.666/93 não significa que a lei 10.520/02 também não regulamente tal dispositivo, pois igualmente possui amparo neste. Como o enunciado é bastante dúbio, seria mais adequado considerar corretas as duas alternativas ("C" e "D") ou anular a questão.