SóProvas


ID
2261095
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à sondagem em solos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A sondagem a trado consiste em perfurações executadas com trados manuais, tipo cavadeira espiral ou helicoidal.
( ) O ensaio de cone consiste, basicamente, na cravação no solo, a uma velocidade rápida e constante, de uma haste com ponta cônica.
( ) As sondagens mistas são uma combinação de um equipamento de sondagem rotativa com um equipamento de sondagem a percussão.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B de berinjela.

  • O ensaio CPT consiste na cravação estática lenta de um cone mecânico ou elétrico que armazena em um computador os dados a cada 20 cm. O cone alocado nesta bomba hidráulica é penetrado no terreno a uma velocidade de 2 cm por segundo. O próprio equipamento, por ser hidráulico, crava o cone no terreno e funciona como uma prensa. Após cravado ele adquire os dados de forma automática e o próprio sistema captura os índices e faz o registro contínuo dos mesmos ao longo da profundidade.

  • Alguém poderia responder melhor essa questão !? Pois achava que sondagem a trado poderia ser manual ou mecanizada... Inclusive há fontes que falam isso! Porém, em outras não.

     

    Sondagem a Trado é uma perfuração manual de pequeno diâmetro e sua finalidade é a coleta de amostras deformadas para a execução de ensaios de laboratório. (http://sete.eng.br/506725-noticia-sondagem-a-trado)

     

    Sondagens à Trado: Os trados pode ser manuais ou mecanizados. Existem dois tipos de trado mais utilizados: concha ou cavadeira e helicoidal e com menor emprego, os trados torcidos e espiral. O trado mecanizado é o processo de fundação profunda mais barato em relação aos custos relacionados a perfuração e a quantidade de concreto. (https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-sondagem/)

  • Felipe Pereira a resposta está no texto que você apresentou.

    trado mecanizado é o processo de fundação profunda mais barato em relação aos custos relacionados a perfuração e a quantidade de concreto.

  • GABARITO B

     

    CRAVAÇÃO LENTA : 2 CM/S

  • De acordo com Hachich et al., página 131, o ensaio é realizado da seguinte maneira:

    Crava-se a uma velocidade de 1 cm/s, de forma alternada, apenas o cone ou todo o conjunto (hastes com o cone e os tubos). As cargas necessárias para a cravação são registradas; no primeiro equipamento apenas a resistência de ponta e no segundo também a resistência total (ponta somada ao atrito lateral).

    Fonte: Fundações teoria e prática, Hachich et al.

  • ENSAIOS DE PIEZOCONE (CPTU)

    O ensaio CPT-u consiste na cravação do piezocone a velocidade constante de 2 cm/s, por meio de penetrômetro hidráulico e hastes metálicas padronizadas.

    Durante a cravação, a cada centímetro são efetuadas três leituras por meio de sensores:

    ·        Resistência de ponta (qc)

    ·        Resistência ao atrito lateral (fs)

    ·        Pressões Neutras (u2)

    QÉS!

  • De acordo com a Norma NBR 12069 MB 3406, o objetivo desse método é a determinação da resistência do solo à penetração estática e contínua ou incremental de uma ponteira padronizada, caracterizada em componentes de resistência de ponta e de atrito lateral local. O método visa fornecer dados que permitam estimar propriedades dos solos. Esses dados são utilizados em projeto e construção de obras de terra e de fundações de estrutura. 

    O ensaio CPT consiste na cravação estática lenta de um cone mecânico ou elétrico que armazena em um computador os dados a cada 20 cm. O cone alocado nesta bomba hidráulica é penetrado no terreno a uma velocidade de 2 cm por segundo. O próprio equipamento, por ser hidráulico, crava o cone no terreno e funciona como uma prensa. Depois de cravado, ele obtém os dados de forma automática e o próprio sistema captura os índices e faz o registro contínuo desses dados ao longo da profundidade. Esse método de investigação do solo fornece:

    Resistência de ponta (qc);

    Resistência do atrito lateral (fs); e

    Correlação entre os dois (Fr, medida em %) - que permitem a identificação do tipo de solo.