Características dos resíduos sólidos
Características físicas
Geração per capita - relaciona a quantidade de resíduos urbanos gerada diariamente e o número de habitantes de determinada região. Muitos técnicos consideram de 0,5 a 0,8kg/hab./dia comoa faixa de variação média para o Brasil.
Composição gravimétrica: determina a porcentagem de cada constituinte de massa de resíduos sólidos proporcionalmente a seu peso. A composição gravimetrica trazuz o percentual de cada componente em relação ao peso total da amostra de lixo analisada.
Peso específico aparente - É o peso do lixo solto em função do volume ocupado livremente, sem qualquer compactação,expresso em kg/m3 . Sua determinação é fundamental para o dimensionamento de equipamentos e instalações. Na ausência de dados mais precisos, podem-se utilizar os valores de 230kg/m3 para o peso específico do lixo domiciliar, de 280kg/m 3 para o peso específico dos resíduos de serviços de saúde e de 1.300kg/m3 para o peso específico de entulho de obras.
Teor de umidade - representa a quantidade de água presente no lixo, medida em percentual do seu peso. Este parâmetro se altera em função das estações do ano e da incidência de chuvas, podendo-se estimar um teor de umidade variando em torno de 40 a 60%.
Compressividade - É o grau de compactação ou a redução do volume que uma massa de lixo pode sofrer quando compactada. Submetido a uma pressão de 4kg/cm², o volume do lixo pode ser reduzido de um terço (1/3) a um quarto (1/4) do seu volume original.
Características químicas
Poder Calorífico - Esta característica química indica a capacidade potencial de um material desprender determinada quantidade de calor quando submetido à queima. O poder calorífico médio do lixo domiciliar se situa na faixa de 5.000kcal/kg.
Potencial hidrogeniônico (pH) - indica o teor de acidez ou alcalinidadedos resíduos. Em geral, situa-se na faixa de 5 a 7.
Composição química - consiste na determinação dos teores de cinzas, matéria orgânica, carbono, nitrogênio, potássio, cálcio, fósforo, resíduo mineral total, resíduo mineral solúvel e gorduras.
Relação carbono/nitrogênio - indica o grau de decomposição da matéria orgânica do lixo nos processos de tratamento/disposição final. Em geral, essa relação encontra-se na ordem de 35/1 a 20/1.
Características biológicas
As características biológicas do lixo são aquelas determina das pelapopulação microbiana e dos agentes patogênicos presentes no lixo que, ao lado das suas características químicas, permitem que sejam selecionados os métodos de tratamento e disposição final mais adequados.