Dica para essa banca: as questões são basicamente a literalidade dos livros que ela indica no edital do respectivo concurso. Se você vai fazer um concurso dela, dê um jeito de arranjar os livros.
Não confundir com "etapas da pesquisa bibliográfica" + "Fases do processo de documentação" + outros.
O Manual da Secretária deixa claro a diferença entre documento e arquivo, assim como as classificações dentro de cada um.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na pesquisa documental, os documentos são todos os materiais escritos que irão integrar o conjunto de informações necessárias à pesquisa.
Existem três tipos de documentos:
Primários: livros, jornais, periódicos, artigos, relatórios etc.
Secundários: bibliografias, resumos, traduções, reproduções de documentos primários, produzidos pelos serviços de documentação.
Terciários: estudos recapitulativos.
Os documentos podem ser encontrados em arquivos públicos, arquivos de em- presas, arquivos de entidades educacionais e/ou científicas, arquivos das instituições religiosas e arquivos particulares.
Gabarito D
Estágios de Evolução:
Arquivo Corrente (1ª idade):
- Documento em curso, consultados frequentemente.
- Fase Ativa e descentralizado.
Arquivo Intermediário (2ª fase):
- Deixaram de ser consultados com frequência, mas seus órgãos criadores ou relacionados com sua criação e tramitação ainda podem requisitá-los, ou seja, aguardam o prazo de prescrição administrativo e jurídica.
- Fase Semiativa.
Arquivos Permanentes (3ª fase):
- Perderam seu valor primário (valor administrativo), mas devem ser conservados em função de seus valores secundários (valor histórico, cultural ou mesmo documental).
- Fase Inativa, inalienáveis e imprescritíveis.
obs.: a 1ª idade (corrente) e a 2ª idade (intermediária) são valores primários: valor administrativo, funcional, temporário. Já a 3ª idade (permanente) tem valor secundário: valor informativo, cultural, histórico e probatório.