SóProvas


ID
2261623
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Figueiredo (1992), os serviços de referências da biblioteca precisam ser avaliados periodicamente. Para isso, cita alguns métodos de avaliação para esse fim. Relacione a segunda coluna à primeira.

 COLUNA I 

1- Observações e análise dos procedimentos de referência
2- Aplicação discreta de questões de teste
3- Levantamentos (surveys)
4- Questionários
5- Entrevistas

COLUNA II

( ) Há muitas vantagens nesse método, mas a dificuldade fica com as possíveis variáveis intervenientes, como problemas pessoais entre entrevistador e entrevistado.
( ) Pode ser feita de duas maneiras: observando-se o bibliotecário em ação, e pela análise retrospectiva de registros acumulados nas atividades de referência.
( ) É realizado, usualmente, para se descrever uma situação e se fazerem recomendações de como essa situação pode ser aperfeiçoada.
( ) Criam-se questões para se provar uma hipótese, colocadas sem que houvesse conhecimento do teste na biblioteca.
( ) É um método através do qual se pode obter informação quantitativa e qualitativa sobre bibliotecas e bibliotecários.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta A - 5, 1, 3, 2, 4

    1 - Observações e análise dos procedimentos de referência - Pode ser feita de duas maneiras: observando-se o bibliotecário em ação, e pela análise retrospectiva de registros acumulados nas atividades de referência.

     

    2- Aplicação discreta de questões de teste - Criam-se questões para se provar uma hipótese, colocadas sem que houvesse conhecimento do teste na biblioteca.

     

    3 - Levantamentos (surveys) - É realizado, usualmente, para se descrever uma situação e se fazerem recomendações de como essa situação pode ser aperfeiçoada.

     

    4 - Questionários - É um método através do qual se pode obter informação quantitativa e qualitativa sobre bibliotecas e bibliotecários.

     

    5 - Entrevistas - Há muitas vantagens nesse método, mas a dificuldade fica com as possíveis variáveis intervenientes, como problemas pessoais entre entrevistador e entrevistado.

  • Há muitas vantagens neste mé­todo, particularmente quando o entrevistador tem treinamento e é capaz de diferenciar, claramente, simulação, opinião, preconceitos, etc. A dificuldade fica com as possíveis variáveis intervenientes, p. ex., o entrevistador e o entrevistado podem não se dar bem, o en­trevistado pode ficar inibido com as questões, o entrevistado pode querer dar boa impressão, etc. Ainda assim, se bem conduzidas, as entrevistas revelam informações que não poderiam ser obtidas de outra forma.

    É um método através do qual se pode obter informação quan­titativa e qualitativa sobre bibliotecas e bibliotecários. Existem mui­tas fontes e estudos que os bibliotecários podem consultar para apli­cá-los de maneira correta.

    Segundo Katz, um levantamento é rea­lizado, usualmente, para se descrever uma situação e se fazer reco­mentações de como esta situação pode ser aperfeiçoada. O levan­ tamento pode ser de caráter informal e ser limitado a uma biblioteca. Depende, principalmente, de reuniões e discussões entre os biblio­ tecários envolvidos. 'Os tipos de dados e como serão manipulados e comparados dependem dos objetivos do survey.

    A observação e a análise de como o bibliotecário trabalha estão relacionadas de perto com a avaliação de referência. Isto pode ser feito de duas maneiras.

    l. Observando-se o bibliotecário de referência em ação, de maneira aberta ou discreta. 2. Pela análise retrospectiva de registros acumulados durante as atividades de referência.

    FIGUEIREDO, Nice Menezes. Serviço de referencia e informação. São Paulo: Editora Polis, 1992.