SóProvas


ID
2264707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   A fauna das ilhas de pequeno porte é, em geral, pouco diversificada. A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é uma das poucas espécies de vertebrados de Queimada Grande, uma ilha na costa sul de São Paulo. No continente, a espécie com parentesco mais próximo à jararaca-ilhoa é a jararaca comum (Bothrops jararaca), cujos adultos se alimentam principalmente de roedores, em contraste com a dieta de adultos da jararaca-ilhoa, que é baseada em aves migratórias. O modo como a jararaca-ilhoa lida com aves também é diferente do modo como a jararaca continental lida com roedores. Ao picar um roedor, a jararaca comum o solta de imediato para evitar a mordida do animal, que poderia feri-la gravemente. Em seguida, ela acompanha a trilha de cheiro até encontrar a presa que está imobilizada pelo veneno. A jararaca-ilhoa, por outro lado, retém na boca a ave capturada até o veneno matá-la. Se fosse solta, a ave voaria até que o veneno fizesse efeito, sem, contudo, deixar trilha de cheiro no chão. Em decorrência da especialização alimentar, a jararaca-ilhoa possui veneno cinco vezes mais potente que o da jararaca continental.

Fonte: Ciência Hoje, setembro de 2002 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item, acerca da diversidade biológica e sua evolução.

É provável que o último ancestral comum entre as jararacas-ilhoas e as cotinentais tenha vivido há mais tempo que o último ancestral comum entre as serpentes e os lagartos.

Alternativas
Comentários
  • É possível, mas não é provável.

  • Os lagartos, cobras e anfisbenas (cobra-de-duas-cabeças) possuem o mesmo ancestral. Foi descoberto na Itália em 2018 o mais antigo ancestral comum de cobras e lagartos.

  • é óbivio que sim, se não haveriam lagartos na ilha