SóProvas


ID
2264719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    A origem dos vírus não é inteiramente clara. De acordo com algumas explicações aceitas atualmente, os vírus são derivados dos seus próprios hospedeiros, representam micróbios extremamente reduzidos ou que apareceram separadamente no caldo primordial que deu origem às primeiras células. Acredita-se, ainda, que diferentes variedades de vírus teriam origens diversas e independentes. Quando não estão se reproduzindo, os vírus não manifestam atividades vitais, ou seja, não crescem, não degradam e não produzem substâncias. No entanto, sua capacidade reprodutiva é assombrosa, pois um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos.

Internet: <virologiaemdemasia.blogspot.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima apresentado, julgue o item subsequente.

Fora da célula hospedeira, os vírus não apresentam capacidade de reprodução, anabolismo, catabolismo ou resposta a estímulos.

Alternativas
Comentários
  • OS VÍRUS não têm a capacidade de se reproduzir sozinhos, dependendo de alguma célula viva de animais, de plantas ou de bactérias. 

    Anabolismo é o processo metabólico que sintetiza moléculas complexas por meio de substâncias simples. Catabolismo é o processo metabólico que decompõe moléculas complexas, transformando-as em moléculas menores.

  • Dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios, uma vez que só conseguem reproduzir-se no interior de uma célula. Eles não possuem ribossomos ou outras estruturas capazes de produzir suas próprias proteínas. Dessa forma, não realizam nenhuma atividade metabólica (catabolismo e anabolismo) fora de células.