-
Conhecimento Tácito é aquele disponível nas pessoas não está formalizado em meios concretos, voltado para as habilidades, intuição, conhecimento adquirido dia-a-dia, know hall.
Conhecimento Explícito é formal e sistemático pode ser facilmente comunicado, encontrado nas práticas, rotinas, processos, normas, documentos etc.
Socialização (experiências) = de tácito para tácito
Externalização (diálogo, escrita) = de tácito para explícito
Internalização (o conhecimento passa a fazer parte de você) = de explícito para tácito
Combinação (junta dois conhecimentos formais) = de explícito para explícito
-
Náo concordo que reflexáo coletiva seja explicito! Pra mim os dois sáo tacitos! Dialogo e reflexao nao podem ser em nenhum momento explicito, os dois sao tacitos, isso nao e escrito em nenhum lugar. No maximo e uma reflexao conjunta, de um determinado grupo.
-
Apenas para complementar o comentário do Xavier:
"No tocante à conversão de conhecimento, o modelo proposto por NONAKA & TAKEUCHI parte do princípio que o conhecimento tácito e explícito existem no interior da organização. A conversão do conhecimento ocorre quando o conhecimento tácito e o explicito interagem entre si e isso se dá por meio de quatro modos:
Socialização: a transferência de conhecimento tácito para tácito por meio do compartilhamento de experiências, da observação ou de habilidades que resultam na criação do conhecimento tácito;
Externalização: processo de conversão de conhecimento tácito em explícito através do uso de palavras e/ou imagens, diálogo, reflexão coletiva, metáforas, analogias e hipóteses, além da dedução, indução e abdução. Para NONAKA & TAKEUCHI, esta fase é a mais importante, pois cria conceitos novos e explícitos para as organizações;
Combinação: é a ligação e sistematização de conhecimentos explícitos e está fundamentada na codificação em documentos, memorandos, banco de dados - são diferentes conjuntos de conhecimento explícitos sendo trocados;
Internalização: é a conversão de conhecimento explícito em conhecimento tácito sob a forma de modelos mentais, compartilhado com os outros integrantes da rede, iniciando assim uma nova espiral de criação de conhecimento."
fonte: http://www.web123.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=37&limitstart=7
-
CONHECIMENTO TÁCITO CONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁCITO SOCIALIZAÇÃO
Conhecimento
Compartilhado EXTERNALIZAÇÃO
Conhecimento
Conceitual CONHECIMENTO EXPLÍCITO INTERNALIZAÇÃO
Conhecimento
Operacional COMBINAÇÃO
Conhecimento
Sistêmico
-
Acredito que digitaram de forma errada a questão, pois eu não entendi o que ela estava querendo."O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado:" Acho que a questão queria dizer "O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito em explícito denominado". Nesse caso a resposta é Externalização.
-
A questão fala ao final: O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado
Ela quer saber qual o tipo de conversão que resulta da interação TÁCITO para EXPLÍCITO que é a EXTERNALIZAÇÃO
Para Nonaka, a conversão de conhecimento tácito em explícito por meio do uso de palavras e/ou imagens,diálogo, reflexão coletiva, metáforas, analogias e hipóteses, além da dedução, indução e abdução É o processo de externalização.
-
Espiral do Conhecimento - Conversão do Conhecimento
-> Socialização: tácito -> tácito
-> Combinação: explícito -> explícito
-> Externalização: tácito -> explícito
-> Internalização: explícito -> tácito
Sobre a questão: na minha visão, reflexão coletiva seria um processo de socialização, envolvendo conhecimentos tácitos. Mas como o enunciado deixa claro que se trata de interação entre conhecimentos tácito e explícito, só nos restam duas opções, externalização e internalização. Já que está havendo um diálogo, descartamos internalização, e sobra o gabarito: externalização. Mas não concordo. rs
-
Segundo Nanaka e Takeuchi, o processo de criação de conhecimento nas organizações se relaciona com a interação dos conhecimentos tácitos (pessoais, relacionados a contextos específicos, a experiência de vida = know how ou saber fazer) e explícitos (ou codificados, passíveis de transmissão sistêmica através de linguagem formal), conhecidos como conversão de conhecimento:
Socialização: conhecimento tácito ---> conhecimento tácito (através da própria interação das pessoas no ambiente de trabalho, por meio da linguagem, observação, imitação, dentre outros. A chave desse processo é a experiência compartilhada.)
Combinação: conhecimento explícito ---> conhecimento explícito (quando mudamos o contexto, recategorizamos ou aumentamos um conhecimento explícito já existente.)
Externalização: conhecimento tácito ---> conhecimento explícito
Internalização: conhecimento explícito ---> conhecimento tácito (ou seja, o conceito de comum de "aprender algo")
"Os conceitos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica = espiral do conhecimento"
-
Tá eu bem sei o que tácito e explicito e nome da conversão desses. Só não compreendi a pergunta. Afff
-
Tudo começou assim:
TáTá era um cara SOCIALIZAÇÃO: Tácito para Tácito
Tátá pisou na bola ao EXTERNALIZAR um sexo Explícito: Tácito para Explícito
Dois Explícitos COMBINARAM pegar o Tatá: Explícito para Explícito
Um EXPLÍCITO INTERNALIZOU no TáTá: Explícito para Tácito
Podem copiar essa porcaria de mnemônico, desde que não citem que foi o Piraneto quem o criou!
Avante!
-
-
b-
externalizar é passar de conhecimento tacito -> explicito. INternalizacao é adquirir para si, o que ocorre quando alguem aprende lendo algo ou (conhecimento explicito -> tacito)