-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE MATRIZ:
A Departamentalização de matriz é semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz.
A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente às mudanças em tecnologia. Por isso, é tipicamente encontrada em organização de orientação técnica, como a Boeing, General Dynamics, NASA e GE onde os cientistas, engenheiros, ou especialistas técnicos trabalham em projetos ou programas sofisticados. Também é usada por empresas com projetos de construção complexos.
Vantagens: Permitem comunicação aberta e coordenação de atividades entre os especialistas funcionais relevantes. Capacita a organização a responder rapidamente à mudança. São abordagens orientadas para a tecnologia.
Desvantagens: Pode haver choques resultantes das prioridades.
-
A estrutura organizacional matricial combina a estrutura funcional (divisão por funções nas organizações, por exemplo departamentos comerciais, financeiros, jurídicos, dentre outros) com a estrutura por projetos, serviços ou produtos. Assim uma unidade organizacional temporária (por exemplo, unidade de desenvolvimento de um novo remédio para dor de cabeça) relaciona-se com departamentos permanentes (por exemplo, departamento comercial, financeiro, jurídico).
-
LETRA C
Estrutura Matricial – Também chamada matriz, é a gestão em grade ou gestão por projeto, embora seja diferente da departamentalização por projeto, pois esta não implica uma grade ou matriz.
A essência da organização matricial é combinar as duas formas de departamentalização, departamentalização funcional e de produtos e/ou projetos – na mesma estrutura organizacional.
Trata-se de uma estrutura híbrida. Nela há DUALIDADE DE COMANDO, ou seja a pessoa se reporta a dois superiores (ao chefe de linha e ao gerente de projeto, por exemplo).
-
Características da estrutura matricial:
Þ Multidimensional, por se utilizar de características de estruturas permanentes, por função, por produto e por projeto.
Þ É permanente, sendo temporários apenas os grupos de cada projeto;
Þ É adaptativa, portanto, flexível, permitindo atentar-se para a máxima segundo a qual quanto mais complexa a ambiência organizacional tanto mais complexa deve ser a estrutura da empresa;
Þ Tenta dar ênfase às vantagens e superar as desvantagens das estruturas por função, por produto ou por projeto;
Þ Combina a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos/produtos.
-
Questão idêntica à de código Q66982 cobrada para analista.
-
questão 2007 - Uma estrutura de organização na qual existem dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se estrutura organizacional MATRICIAL.
______________
questão 2010 - A estrutura organizacional na qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se matricial.
-
FUNCIONAL + PROJETOS (ou seja: estrutura híbrida) = MATRICIAL!
GABARITO ''C''
-
ESTRUTURA Matricial → Mistura , HIBRÍDA → FUNCIONAL + PROJETOS
- Utilização simultânea de duas ou + formas de estrutura sobre os mesmos membros de uma organização.
- Dupla ou múltipla subordinação.
- Aconselhável em organizações complexas ou orientadas por projetos como é o caso das organizações aeroespaciais (NASA) ou nas empresas de construção civil de empreitadas de grande dimensão (auto-estradas, pontes, etc).
-
Letra C.
Estrutura matricial.
-
LETRA C