SóProvas


ID
2265217
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os diferentes pensadores, escolas ou teorias que influenciaram as abordagens administrativas, considere as seguintes afirmativas:

I. Taylor realizou extensos estudos de todos os componentes da produção. Utilizou a observação e medição mediante experimentos controlados. Sua teoria consistiu em aplicar o método científico à administração.

II. A Teoria Clássica da Administração, a partir dos estudos de Henry Fayol, tinha como maior preocupação a atuação do administrador e cuidou, na sua essência, de organizar as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Por ter dirigido seu foco de estudo para a função do administrador, é conhecida como a Escola de Chefes.

III. Maslow realizou experiências com os trabalhadores da fábrica de Hawthorne e utilizou seus resultados para defender a influência de fatores motivacionais sobre a produtividade no trabalho. Em seguida, propôs a divisão hierárquica em que as necessidades de níveis mais altos devem ser satisfeitas antes das necessidades de níveis mais baixos.

IV. A Teoria Geral de Sistemas, cujo maior expoente foi Ludwig Von Bertalanffy, ressalta a importância da organização ser vista como um sistema, ou seja, um conjunto de partes interagentes e dependentes, que fazem sentido se tratadas isoladamente.

V. A Teoria das Relações Humanas, a Teoria Comportamental e do Desenvolvimento Organizacional têm ênfase nas pessoas. Enquanto a Teoria contingencial tem ênfase na estrutura 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A (bem forçado)

     

    I. Taylor realizou extensos estudos de todos os componentes da produção. Utilizou a observação e medição mediante experimentos controlados. Sua teoria consistiu em aplicar o método científico à administração. Certo, estudo dos tempos e movimentos.

     

    II. A Teoria Clássica da Administração, a partir dos estudos de Henry Fayol, tinha como maior preocupação a atuação do administrador e cuidou, na sua essência, de organizar as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Por ter dirigido seu foco de estudo para a função do administrador, é conhecida como a Escola de Chefes. Contestável, nunca li nem ouvi falar nessa escola de chefes.

     

    III. Maslow realizou experiências com os trabalhadores da fábrica de Hawthorne e utilizou seus resultados para defender a influência de fatores motivacionais sobre a produtividade no trabalho. Em seguida, propôs a divisão hierárquica em que as necessidades de níveis mais altos devem ser satisfeitas antes das necessidades de níveis mais baixos. Errado, Elton Mayo

     

    IV. A Teoria Geral de Sistemas, cujo maior expoente foi Ludwig Von Bertalanffy, ressalta a importância da organização ser vista como um sistema, ou seja, um conjunto de partes interagentes e dependentes, que fazem sentido se tratadas isoladamente. Errado, é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo, são interdependentes

     

    V. A Teoria das Relações Humanas, a Teoria Comportamental e do Desenvolvimento Organizacional têm ênfase nas pessoas. Enquanto a Teoria contingencial tem ênfase na estrutura. Errado. Para a Teoria Contingencial, não existe uma “fórmula mágica” para se resolver os problemas das organizações. Cada situação pede uma resposta diferente. Assim, tudo é relativo. Tudo depende

     

    Fonte: Rodrigo Rennó.

  • Não aceito esse gabarito porque dói menos. Constesto anulação e ponto final.

  • Escola de Chefes??????

  • Escola de chefes?

  • Acho que se forçar um possível entendimento do nível estratégico até sai alguma coisa...

    Como a TEORIA CLÁSSICA tem foco na estrutura, nivél estratégico --->> marcado por DIREÇÃO/diretor. Forçando, da pra ter uma noção de chefia/chefes...

    Viajei muito?? enfim...

  • A partir da Primeira Guerra Mundial, o Fayolismo adquiriu impulso e
    popularidade, tornando-se conhecido como "uma escola de chefes". Os
    outros trabalhos do autor são pouco conhecidos e seus maiores
    divulgadores são Lyndall Urwick e Luther Gulick.

  • massa essa questão....

  • até o nome do camarada ta errado :Henri Fayol ,com "i". O Henry com y é Henry Ford

  • O que achei sobre a Escola de Chefes:

    "2. De outro lado, a corrente dos anatomistas e fisiologistas da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol. Essa escola, também chamada de "Escola dos Chefes", teve como expoentes: Henri Fayol (1841-1925), James D. Mooney, Lyndall F. Urwick (1891-1979), Luther Gulick e outros. A essa corrente chamaremos Teoria Clássica."

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/teorias-administrativas-resumo-bizu

  • A Escola Clássica era "formada principalmente por executivos de empresas da época."

    "Foi a partir da primeira grande guerra que o Fayolismo adquiriu impulso e ficou conhecido como "Escola de chefes", defendendo o método científico, a unidade de comando e a autoridade linear, base da estrutura linear, com forma piramidal, oposta à ideia de Taylor - que adotava a estrutura funcional."

     

    Fonte: Administração Geral e Pública para Concursos, Elisabete de Abreu e Lima Moreira, Editora Juspodivm, 2016, págs. 229 e 231.

  • MARQUEI A II COMO ERRADO PELO "PLANEJAR", JA QUE O CORRETO É PREVER. 

  • I. Taylor realizou extensos estudos de todos os componentes da produção. Utilizou a observação e medição mediante experimentos controlados. Sua teoria consistiu em aplicar o método científico à administração.

    II. A Teoria Clássica da Administração, a partir dos estudos de Henry Fayol, tinha como maior preocupação a atuação do administrador e cuidou, na sua essência, de organizar as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Por ter dirigido seu foco de estudo para a função do administrador, é conhecida como a Escola de Chefes.

    III. Maslow (MAYO) realizou experiências com os trabalhadores da fábrica de Hawthorne e utilizou seus resultados para defender a influência de fatores motivacionais sobre a produtividade no trabalho. Em seguida, propôs a divisão hierárquica em que as necessidades de níveis mais altos devem ser satisfeitas antes das necessidades de níveis mais baixos.

    IV. A  Teoria Sistemas( meio ambiente), cujo maior expoente foi Ludwig Von Bertalanffy, ressalta a importância da organização ser vista como um sistema, ou seja, um conjunto de partes interagentes e dependentes, que fazem sentido se tratadas isoladamente.

    V. A Teoria das Relações Humanas, a Teoria Comportamental e do Desenvolvimento Organizacional têm ênfase nas pessoas. Enquanto a Teoria contingencial tem ênfase na estrutura AMBINTE X ORGANIZAÇAO

  • fiz por eliminação. A alternativa I sabia que estava correta e a terceira alternativa também já sabia sua resposta, incorreta. Daí só fui eliminando.

     

    A única dúvida foi nessa alternativa II. O termo escola dos chefes é realmente verdadeiro, já ouvi falar em alguns materiais de adm. Mas esse parte que diz que a preocupação básica foi o administrador me deixou um pouco confuso, pois um dos maiores focos foi a estrutura organizacional. A neoclássica teve um foco bem grande no administrador. Mas enfim, questão relativamente fácil, fazendo por elimanação.

     

    rumo à eear porra!

  • Essa só faz sentido se respondida por eliminação.

    Sabendo que a

    I está CERTA e

    III está ERRADA,

    vc já vai na alternativa A,

    EMBORA, se formos ao pé da letra, a II estaria ERRADA: POCCC de Fayol é Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Dependendo da banca, se for muito mimizenta, não seria aceita a equivalência Prever = Planejar.

    Mas ok, segue o baile...

     

    Bons estudos!

  • Fiquei com dúvida nessa tal "Escola de Chefes". Mas era a única cabível, pois não tinha apenas alternativa I.

  • Escola de Chefes como sendo a Teoria Clássica de Fayol foi minha aprendizagem deste dia 13.06.2021. Por isso adoro fazer muitas questões, a aprendizagem é garantida. Bons estudos a todos.