SóProvas


ID
2265223
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Análise a seguir, o conjunto de características de uma determinada organização

I. Processo decisorial: As decisões são totalmente delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas controla os resultados, deixando as decisões totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos. Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões assumem decisivamente, porém sujeitando-se à ratificação explícita dos grupos envolvidos.

II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em sistemas de informação, pois são básicos para sua flexibilidade e eficiência.

III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos espontâneos permite maior relacionamento entre as pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas formais (como descrições de cargos ou relações formais previstas no organograma).

IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase nas recompensas simbólicas e sociais, embora não sejam omitidas as recompensas materiais e salariais. Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre são decididas e definidas pelos grupos envolvidos. Likert, um expoente da Teoria Comportamental, considera que a Administração nunca é igual em todas as organizações, e que pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas existentes.

Diante das características delineadas e considerando a classificação de Likert, a organização supracitada apresenta um sistema:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

     

    Líder participativo:

     

    - O processo decicional é totalmente delegado e descentralizado. A cúpula apenas define políticas e controla os resultados.

     

    - As comunicações são consideradas como vitais para o sucesso da empresa. A informação é totalmente partilhada.

     

    - O trabalho é geralmente realizado em equipe. A formação de grupos informais torna-se imprescindível. Existe confiança mútua, participação e envolvimento grupal intenso.

     

    - Ênfase nas recompensas sociais. Recompensas materiais e salariais frequentes. Punições são raras e, quando ocorrem, são definidas pelo grupo.

     

    Fonte: http://knoow.net/cienceconempr/gestao/estilos-de-lideranca-de-likert/

     

  • Sistema I – Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização, são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. As principais consequências negativas deste tipo de liderança são a submissão, a dependência, a inibição e a desmotivação. Pode ter algumas consequências positivas principalmente ao nível da rapidez na tomada de decisões. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.

    Sistema II – Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às dos Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.

    Sistema III – Consultivo: mais participativo e menor arbitrariedade organizacional; os objectivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança colectiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.

    Sistema IV – Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança colectiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem actividades complexas.

  • Complementando...

     

    Líder Participativo

     

    As comunicações são consideradas vitais para o sucesso da empresa. A informação é totalmente partilhada.

     

    O trabalho é geralmente realizado em equipe. A formação de grupos informais torna-se imprescindível. Existe confiança mútua, participação e envolvimento grupal intenso.

     

    Ênfase nas recompensas sociais. Recompensas materiais e salariais frequentes. Punições são raras e, quando ocorrem, são definidas pelo grupo.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.256

     

    bons estudos

  • Sinônimos de Despótico

    Despótico é sinônimo de: prepotente, opressor, tirano, tirânico

    Definição de Despótico

    Classe gramatical: adjetivo
    Separação silábica: des-pó-ti-co
    Plural: despóticos 
     Feminino: despótica 

  • Lendo as afirmativas concluímos que não se trata de um sistema autoritário. Eliminamos duas alternativas.

     

    Conhecendo o básico sobre os sistemas de administração de Likert dá pra saber que ele não define o sistema "participativo despótico". Eliminamos mais uma.

     

    Ficamos com duas alternativas (50% de chance de acertar a questão). Na minha visão, já que conheço o básico dos sistemas de administração de Likert, a questão joga mais pro lado do participativo do que pro consultivo, logo, marquei a letra E e acertei.

     

     

    Isto é só uma técnica que pode ajudar na hora de resolver questões, ja que quem passa em concursos é quem acerta mais questões e não quem sabe mais.

     

     

    ad astra et ultra.

  • A questão abordou o tema "sistema de administração" e quer saber qual alternativa abaixo refere-se ao texto trazido no anexo da questão.

    De acordo com Idalberto Chiavenato (2014) os quatro sistemas de Likert são: autoritário- coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo.

    Sistema 1 – Autoritário-coercitivo: "é um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização".  (CHIAVENATO, 2014)

    • Processo decisório: centralizado. 
    • Sistema de comunicações: precário, vertical, descendente.
    • Relacionamento interpessoal: o relacionamento são prejudiciais, vedação à organização informal.
    • Sistema de recompensas e punições: punições, medidas disciplinares, medo, desconfiança e temor.

    Sistema 2 – Autoritário-benevolente: "é um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1." (CHIAVENATO, 2014)

    • Processo decisório: centralizado, mas com poucas delegações. 
    • Sistema de comunicações: ainda precário, prevalecem o tipo vertical, descendente. Há poucas comunicação ascendentes permitidas.
    • Relacionamento interpessoal: há certa tolerância aos relacionamentos. A organização informal não é vedada, mas é representa uma ameaça.
    • Sistema de recompensas e punições: punições, medidas disciplinares de forma menos arbitrária e há recompensas simbólicas/sociais.

    Sistema 3 – Consultivo: "trata-se de um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo, como nos dois sistemas anteriores." (CHIAVENATO, 2014)

    • Processo decisório: descentralizado, há participação de níveis inferiores; 
    • Comunicação: em vários sentidos. 
    • Relações interpessoais: relação de confiança; 
    • Sistema de recompensas e punições: há punições; há recompensas materiais e simbólicas.

    Sistema 4 – Participativo: "é o sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas." (CHIAVENATO, 2014)

    • Processo decisório: totalmente delegáveis.
    • Sistema de comunicações: correm em todos os sentidos.
    • Relacionamento interpessoal: os relacionamentos são espontâneos, confiança, trabalho em equipe.
    • Sistema de recompensas e punições: raras punições; recompensas simbólicas e sociais.

    Analisando as alternativas, verificamos que, as características citadas no texto da questão refere-se ao sistema participativo, consequentemente ao líder participativo.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014. (pág. 331 a 334)

    GABARITO: E