SóProvas


ID
2265253
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Grande número de pesquisas indica que os tomadores de decisões permitem que erros e vieses sistemáticos atrapalhem seus julgamentos. O viés definido como o apego a uma decisão anterior, mesmo quando fica claro que ela foi um erro é:

Alternativas
Comentários
  • GAB:A



     

  • Escalada do Comprometimento
    É quando a pessoa aumenta o investimento (tempo, esforços, dinheiro, etc) em algo baseado no tanto que ela já investiu naquilo, mesmo que a decisão não se mostre mais vantajosa.

    http://www.nicholasgimenes.com.br/2012/06/vieses-e-heuristicas-no-comportamento.html

     

  • a) Gabarito. Postado pelo Colega.


    b) Viés da Aversão ao risco: Aversão a perda foi popularizado pelos psicólogos Daniel Kahneman e Amos Tversky que descobriram que mais
    provavelmente evitaremos perdas do que nos focaremos em ganhos potenciais. De fato, provavelmente evitaremos as perdas numa proporcão 2x maior.


    C) Viés de Disponibilidade. um processo de autorreforço no qual uma crença coletiva ganha mais e mais plausibilidade por meio da crescente  repetição no discurso público (ou "repita algo mil vezes e ele torna-se verdadeiro").

     

    D) Viés da conformidade. Escolhas em massas influenciam diretamente como pensamos mesmo que a escolha do grupo vá contra nosso próprio juízo.

     

    E) Viés da Ancoragem: É nossa tendência a fortemente confiar em nossas impressões ao tomar uma decisão. Uma vez que a âncora tenha sido atirada, outros juízos são feitos ajustando nossa distância da âncora sem levar outros pontos de vista em  consideração.

    Fontes:

    https://papodehomem.com.br/os-vieses-cognitivos-que-estao-acabando-com-seu-poder-de-decisao/

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vieses_cognitivos

  • A título de conhecimento, são 8 vieses, a saber:

     

    1 Excesso de confiança: não duvidar ou analisar as alternativas

    2 Ancoragem: fixar numa informação como ponto de partida e ignorar todo o resto.

    3 Evidência confirmadora: busca informação em escolhas anteriores e ignora questões que a contrariem.

    4 Viés de Disponibilidade: Julgar as coisas com base nas informações disponíveis.

    5 Escalada de comprometimento: escolha com base em decisões anteriores, mesmo que errôneas.

    6 Erro de aleatoriedade: acreditar que pode prever acontecimentos de eventos aleatórios

    7 Aversão ao risco: preferência de um ganho certo a um resultado mais moderado com maior risco.

    8 Compreensão tardia: acreditar que tinha previsto o resultado antecipadamente após ter

  • Nossa estuda Administração, Gestão de Pessoas é tão complicado...

    Não tem tal informação na apostila do Estratégia, nem no livro do Chiavenato e nem do Maximiano.

    Já cansei de comprar material.

    DESCULPA DESABAFO...

  • Nunca tinha ouvido falar.

    Como é maravilhoso resolver questões.

  • Gente nunca vou aprender administração por completo. Já li milhões de vezes diversos assuntos em vários livros diferentes e sempre aparece algo que nunca ouvi falar. Jesus, Maria e José.

  • Allesson resumiu meu sentimento rsrsrs...Olha que sou graduada, mestre e doutoranda em ADM rsrsrs

    Se bem que ADM para concurso é um universo a parte!

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: No processo de tomada de decisão, frequentemente são usadas técnicas para agilizar e simplificar a escolha, conhecidas como heurísticas. Porém, apesar de serem úteis e garantirem na maioria dos casos resultados satisfatórios, essas técnicas podem ser prejudicadas pelas denominadas armadilhas psicológicas. Luiz Fernando, diretor de marketing de uma multinacional, foi questionado pelo diretor de produção sobre a estimativa de vendas de certo produto na China, país no qual eles estavam iniciando suas operações comerciais. Ao refletir sobre o cenário para elaborar uma estimativa, Luiz Fernando, que acabara de analisar o relatório de vendas no mercado japonês, respondeu um número semelhante ao observado, sem perceber que o contexto de atuação da empresa na China era completamente distinto do Japão. Baseando-se nos tipos de armadilhas psicológicas definidas na literatura e que impactam no processo decisório, a falha incorrida por Luiz Fernando foi relacionada à seguinte armadilha: ancoragem.

     

    Fonte: QConcursos. 

     

    Resposta: Letra  A

     

     

  • Complicado... Tinha estudado como "custo irrecuperável".
  • Podem ficar tranquilos, gente. Eu já vi questões com esse assunto algumas vezes. Ou seja, quanto mais questões a gente faz, mais de boas vai ficando.

    Vamos, gente??????? Próxima!

  • 5 Escalada de comprometimento: escolha com base em decisões anteriores, mesmo que errôneas.

  • 5 Escalada de comprometimento: escolha com base em decisões anteriores, mesmo que errôneas.

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 171-175),

    Erros e vieses mais comuns na tomada de decisão

    • Excesso de confiança

    • Ancoragem: tendência de ancorar o julgamento em uma informação inicial, o que dificulta o ajuste diante de informações posteriores.

    • Evidência confirmadora: tendência a buscar informações que corroborem escolhas anteriores e descartar as que contestem julgamentos prévios.

    • Viés de disponibilidade: tendência de julgar as coisas com base nas informações mais facilmente disponíveis.

    • Escalada do comprometimento: apego a uma decisão anterior, a despeito de informações negativas.

    • Erro de aleatoriedade: tendência individual de acreditar que se pode prever o resultado de eventos aleatórios.

    • Aversão ao risco: tendência a preferir um ganho certo de uma quantidade moderada a um resultado mais arriscado, mesmo que este tenha uma compensação mais alta.

    • Viés da compreensão tardia: tendência a achar que sabíamos antecipadamente o resultado de um evento depois de ele ter ocorrido.

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

     

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os vieses que podem atrapalhar a tomada racional de decisões nas organizações. Nesta caso, assinalemos a alternativa que contempla o viés definido como o apego a uma decisão anterior

    De acordo com a lição de Robbins (2005, p.116 e 117), existem uma série de vieses que podem atrapalhar o julgamento dos tomadores de decisão. Os principais são:

    • Viés de Excesso de Confiança: ocorre quando o tomador de decisão superestima sua capacidade de julgamento.

    • Viés de Ancoragem: é a tendência de nos fixarmos em uma informação como ponto de partida e a dificuldade de nos ajustarmos diante de informações posteriores. Isso ocorre porque nossa mente tende a dar uma ênfase desproporcional à primeira informação que recebe.

    • Viés de Confirmação: ocorre quando buscamos informações que corroborem nossas escolhas anteriores e desprezamos aquelas que as contestam. Também tendemos a aceitar prontamente as informações que confirmam nossos pontos de vista preconcebidos e somos críticos ou céticos com relação àquelas que os contrariam.

    • Viés da Disponibilidade: é a tendência de as pessoas julgarem as coisas com base nas informações mais disponíveis. Os eventos que despertam nossas emoções, que são particularmente vívidos ou que ocorreram há pouco tempo tendem a estar mais disponíveis em nossa memória, levando-nos a superestimar eventos improváveis.

    • Viés da Representatividade: Avaliam a chance de um acontecimento tentando ajustá-la a uma categoria pré-existente

    • Escalada do Comprometimento: pode ser definida como o apego a uma decisão anterior, mesmo quando fica claro que ela foi um erro.

    • Erro de Aleatoriedade: processo de tomada de decisões fica prejudicado quando tentamos criar um sentido para eventos aleatórios, principalmente quando transformamos padrões imaginários em superstições. Estas podem ser totalmente inventadas ou decorrentes de algum padrão de comportamento reforçado previamente. Os comportamentos supersticiosos podem ser nocivos quando atrapalham nosso julgamento cotidiano ou distorcem uma decisão importante.

    • Viés da Compreensão Tardia: reduz nossa capacidade de aprender com o passado. Ele permite que acreditemos que somos melhores do que na verdade somos em fazer previsões e nos torna falsamente confiantes.

    Tendo visto os principais vieses, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.