SóProvas


ID
2265709
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Antes da vigência da Lei nº 11.638/2007, a contrapartida credora da contabilização do prêmio da emissão de debêntures e das doações governamentais para investimento era classificada como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Quando as vantagens dadas às debêntures forem muito boas, a empresa pode colocá-las no mercado, por um valor superior ao seu valor nominal. Essa diferença entre o valor nominal das debêntures e o valor pelo qual foram colocadas no mercado, era registrada em conta específica de Reserva de Capital, intitulada "prêmio na emissão de debêntures".

    bons estudos

  • O Prêmio na emissão de debêntures era classificado como reserva de capital. Com o advento da Lei n° 11.638 e 11.941, ele passou a ser apropriado ao resultado como receita, conforme o regime de competência.

     

    Gabarito: A

  • Antes da Lei 11.638/07 tanto o prêmio recebido na emissão de debêntures como as doações e as subvenções para investimento eram classificadas como Reserva de Capital.

    Atualmente, o prêmio na emissão de debêntures fica contabilizado no Passivo Exigível, sendo amortizado paulatinamente ao resultado, de acordo com o regime de competência.

    A subvenção, por sua vez, deve ser apresentada no Balanço Patrimonial como receita diferida, no Passivo Exigível. Há ainda a hipótese de ser apresentada em conta retificadora do ativo, deduzindo o valor contábil do ativo relacionado (mas esta opção é raramente utilizada). O reconhecimento da receita com subvenção também será apropriada em base sistemática durante a vida útil do ativo.

    Assim, correta a alternativa A.

  • Antes da vigência da lei 11.638/2007, a contrapartida credora da contabilização do prêmio da emissão de debêntures e das doações governamentais para investimento era classificada como: reserva de capital.