SóProvas


ID
2265865
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal de Caruaru - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o JGD – Jornalismo Guiado por Dados, analise as afirmativas a seguir.
I. Entre os fatores que impulsionaram o JGD estão a informatização das redações, a disponibilidade de ferramentas analíticas acessíveis ao público leigo e a adesão de instituições e governos a políticas de acesso à informação
II. As técnicas de JGD permitem ao jornalista encontrar informação com valor noticioso em bases de dados com milhares ou milhões de registros, dificilmente manejáveis sem a ajuda do computador.
III. O JGD, ao contrário do Jornalismo de Precisão, pretende utilizar as técnicas de RAC para afastar as práticas profissionais do rigor científico, aproximando-as do conhecimento acessível ao senso comum.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O Jornalismo Guiado por Dados (Data-Driven Journalism) é o processo de obtenção, construção, filtragem, análise e apresentação de bases de dados, com o objetivo de gerar notícias. Trata-se de uma prática derivada do Jornalismo de Precisão, proposto por Philip Meyer na década de 1970[1], e da Reportagem Assistida por Computador (RAC) ou Computer-Assisted Reporting (CAR). Através da coleta de dados, usando técnicas das ciências sociais, e da análise de bases de dados, essa especialidade do jornalismo busca introduzir elementos do método científico na rotina produtiva das notícias, o que, argumenta-se, resultaria em maior objetividade e exatidão no noticiário.

    Trata-se principalmente de uma rotina produtiva, definida pelas seguintes etapas: obtenção de dados, filtragem, visualização e narração[2].

    A primeira referência a Data Journalism (Jornalismo de Dados), termo que derivou em Data-Driven Journalism (Jornalismo Guiado por Dados), foi realizada pelo programador Adrian Holovaty (2006), num artigo publicado em seu website pessoal e intitulado A fundamental way newspapers sites need to change[3]. Na proposta, Holovaty recomenda a incorporação de técnicas de gerenciamento de bases de dados ao cotidiano das redações, como forma de facilitar o reaproveitamento das informações coletadas no trabalho diário de reportagem.

    wikipedia